Ar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ar invisível não tem gosto; nem cheiro!!.
Advertisements

2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
POLUIÇÃO Prof Edilson Soares
Palestrante: José Eustáquio Viola
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
Dinâmica da Atmosfera.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Dinâmica Climática.
Tecnologia em Agronegócio Airton Andrade de Oliveira James Robert Newell Tulio Maciel Rubens de Souza Rodrigues.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
O ar A Poluição do ar Os efeitos camada de ozônio Efeito estufa
EFEITO ESTUFA.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
COMBUSTÃO, EFEITO ESTUFA E ENERGIA ALTERNATIVA Prof.MSc. Arthur M.A.
O Efeito de Estufa. Índice Páginas: “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3 “Porque se diz que a Terra é uma grande Estufa?”…..Pág.3.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
IMPACTOS AMBIENTAIS EFEITO ESTUFA. O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre.
Transmissão de calor. Transmissão de Calor Definição de Calor: Calor é energia térmica em trânsito motivada por uma diferença de temperatura, sendo sempre.
ENERGIA QUÍMICA POR JONES CARLOS VIEGAS 3º SEM – GESTÃO AMBIENTAL / IFMT 2015.
Capítulo 11 A ATMOSFERA. Gases da atmosfera 1% inclui gás carbônico, argônio e outros gases.
COMPOSIÇÃO DO AR  O ar atmosférico é formado por uma mistura de gases, como:gás nitrogênio, gás oxigênio e outros gases( gás carbônico, metano e gases.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Poluição no Ar e Poluição do Solo
               CHUVAS ÁCIDAS.
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
Professor: Guilherme Vieira
Ciências da Natureza e suas
Estudante; Letícia Lina, Thaís Martins
Climatologia.
Ozônio.
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
Fatores de influência climática
1.3.6 Convecção térmica.
Substâncias mais comuns Nome : Nathália Khettellen e Eduarda Coelho
Professor: Guilherme Vieira
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Problemas Ambientais Urbanos
Fatores e elementos climáticos
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
AMONÍACO Joana Reis, nº 11 Margarida Mendonça, nº 15
Ciências da Natureza e suas
Efeito estufa.
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Camada de Ozônio é responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol que atingem a Terra.
Energias alternativas
O ar.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
TROCAS GASOSAS NAS PLANTAS
As reações químicas e a energia
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ATMOSFERAATMOSFERA A atmosfera, vital à vida terrestre, envolve a Terra em uma espessura de apenas 1% do raio do planeta. Prof. Elisangela.
Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.
A existência da atmosfera é extremamente importante para a vida na Terra. Para fins didáticos, ela foi dividida em algumas camadas. As camadas da atmosfera,
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Transmissão de Calor FÍSICA TERMOLOGIA. Condução Térmica Definição: Definição: Propagação de calor em que a energia térmica é transmitida de partícula.
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima. Atmosfera A atmosfera, entre outras funções protege a superfície da Terra: A- Impactos de corpos celestes.
Transcrição da apresentação:

Ar

AR O ar é uma mistura de vários gases, vapor de água e partículas sólidas. O nitrogênio, presente em maior quantidade, é constituinte das proteínas. O oxigênio é utilizado principalmente na respiração dos organismos.

Em terceiro lugar está o grupo dos gases nobres, elementos essenciais no metabolismo. O gás carbônico é utilizado principalmente na fotossíntese (produção do alimento pelos vegetais). Em outros estão agrupados vapor de água (que confere umidade ao ar) e partículas sólidas

A proporção dos gases no ar é constante. 

ATMOSFERA A atmosfera é uma camada de ar que recobre todo o planeta, cerca de 11 quilômetros a partir da superfície Todos estes componentes do ar formam uma "capa" que reveste o planeta. Esta capa permite a passagem dos raios solares que atingem a superfície, fornecendo luz e calor para todo o planeta.

Esta mesma camada impede que o calor escape durante a noite, caso contrário a diferença de temperatura seria muito grande entre o dia e a noite. Este mecanismo é semelhante ao que ocorre em estufas, e por isso conhecido como efeito estufa. https://pixabay.com/pt/planeta-terra-globo-espaço-mundo-1348079/

POLUIÇÃO DO AR Como o ar está presente em todos os locais, preenchendo os espaços vazios, torna-se facilmente alterado por quaisquer atividades. A poluição do ar tem sido discutida amplamente hoje em dia, uma vez que não está mais restrita a centros industriais. O crescimento das cidades gera conseqüências que afetam diretamente a qualidade do ar. 

Das indústrias, escapamentos de automóveis e através das queimadas de florestas e de lixo são lançados uma série de compostos químicos diretamente no ar. https://pixabay.com/pt/estação-de-poder-energia-374097/

Os combustíveis que fazem os veículos se movimentarem sofrem uma reação química no motor, sendo liberados, então, na forma de monóxido de carbono (CO), aldeídos, hidro- carbonetos e compôs- tos de nitrogênio e enxofre. https://pixabay.com/pt/rua-tráfego-estrada-carros-381239/

A concentração destas substâncias pode provocar desconforto (dores de cabeça, cansaço, vertigens, além de irritação dos olhos, nariz e garganta) ou mesmo contribuir para o agravamento de algumas doenças sérias como asma aguda e crônica, bronquite e enfisema. Estas doenças são decorrentes do entupimento das vias respiratórias pelas partículas que estão presentes no ar.

INVERSÃO TÉRMICA Em condições normais, o ar quente (mais leve) tende a subir e o ar frio, permanecer nas camadas inferiores (devido aos movimentos de convecção). https://pixabay.com/pt/manhattan-cidade-de-nova-york-336712/

Quando vem uma frente fria intensa o fenômeno pode se inverter: a camada de ar frio fica presa entre duas camadas de ar quente, dificultando a formação das correntes de convecção. O ar junto ao solo fica parado, não circula, acumulando então os poluentes.

CHUVA ÁCIDA Alguns gases (particularmente compostos de nitrogênio e enxofre) reagem com o vapor d'água presente na atmosfera. O produto desta reação é água acidificada que ao precipitar pode causar sérios danos. https://pixabay.com/pt/fumo-fumar-chamin%C3%A9-lareira-fumaça-258786/

EFEITO ESTUFA Com o aumento da poluição, gases como compostos de carbono e outros estão se acumulando na atmosfera, retendo mais calor do que normalmente.

CAMADA DE OZÔNIO O clorofluorcabono (CFC), que através de uma reação química "quebra" o ozônio (O3) formando então um buraco nesta capa e diminuindo portanto a proteção contra os raios. O CFC é proveniente de atividades industriais, particularmente a produção de sprays, aerossóis, estofados e revestimentos térmicos.