Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
Advertisements

Grupo Espírita Allan Kardec
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Centro Espírita Allan Kardec ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita) aula do dia 12/05/2014 RETROSPECTIVA Módulo I – Introdução ao Estudo do Espiritismo:
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I - 26/5/2014 CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Estudo Sistematizado.
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 15 DE SETEMBRO DE 2014 MÓDULO VI - REENCARNAÇÃO Roteiro 1: Fundamentos.
E SPIRITISMO OU D OUTRINA E SPÍRITA : CONCEITO E OBJETO Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 2 1.
T RÍPLICE A SPECTO DA D OUTRINA E SPÍRITA Tomo: 1 Módulo: 1 Roteiro: 3 1.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
CURSO DE ESTUDO E PRÁTICA DA MEDIUNIDADE NO CENTRO ESPÍRITA Necessidade do Estudo da Mediunidade Federação Espírita Brasileira.
A PESQUISA O LIVRO DOS ESPÍRITOS O LIVRO DOS MÉDIUNS
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 1ª PARTE DAS CAUSAS PRIMÁRIAS.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Área de Comunicação Social Espírita
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC Programa Fundamental – Tomo I
CENTRO ESPÍRITA ALLAN KARDEC ESDE (ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA) AULA DO DIA 13 DE OUTUBRO DE 2014 MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS.
O LIVRO DOS ESPÍRITOS “ESTRUTURADO”
DAS LEIS MORAIS DA LEI DE LIBERDADE 3ª P Cap X.
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
CIÊNCIA E TECNOLOGIA: CONCEPÇÃO MODERNA
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 3
Introdução ao estudo da Psicologia
Tomo: 1 Módulo: 2 Roteiro: 1
Provas da Reencarnação
Perispírito: conceito
O LIVRO DOS ESPÍRITOS 2ª PARTE DO MUNDO DOS ESPÍRITOS.
Parte 1 O conhecimento científico
Tomo: 1 Módulo: 2 Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
O que é o Espiritismo? Gustavo Rocha.
O QUE É UMA SEITA?.
Tomo: 2 - Módulo:XIV Roteiro: 1
Tomo: 1 - Módulo:VII Roteiro: 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto
Tomo: 2 - Módulo:XI Roteiro: 1
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Tomo: 1 - Módulo:IX Roteiro: 3
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Justiça e direitos naturais
Tomo: 1 - Módulo:VIII Roteiro: 1
ESTUDO METÓDICO O LIVRO DOS MÉDIUNS
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 1
Penas e gozos terrestres
Elementos constitutivos do Universo
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
ESPIRITISMO.
Atributos da divindade
Tomo: 2 - Módulo:X Roteiro: 4
Atributos da divindade
Tomo: 1 - Módulo:VI Roteiro: 4
Programa Fundamental – Tomo I Módulo II – A Codificação Espírita
A MISERICÓDIA DIVINA e O SUICÍDIO Sandra Teixeira,28/10/15.
ESTUDO SISTEMATIZADO DA DOUTRINA ESPÍRITA Por: FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA.
SEITAS E RELIGIÕES. ESPIRITISMO Líder fundador : O fundador do Espiritismo é o francês Denisard Léon Hippolyte Rivail. Rivail nasceu em Lyon em 03/10/1804.
O Espiritismo.  DEUS, INTELIGÊNCIA SUPREMA, CAUSA PRIMEIRA DE TODAS AS COISAS JESUS, O GUIA E MODELO KARDEC, A BASE FUNDAMENTAL.
Descartes Os primórdios da Filosofia Moderna a Dúvida
Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado.
DEPARTAMENTO DE ENSINO DOUTRINÁRIO (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Augusto Rogger Moreira Mario A. S. dos Santos SAUDAÇÃO
PROGRAMA FUNDAMENTAL Módulo X: Lei de liberdade CEDECK Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
Depois de observar e analisar as mesas girantes, o professor Rivail ficou intrigado com o fato de que como poderia a mesa se mover se ela não possui músculos.
O homem é um ser tricótomo (1Ts 5.23; Hb 4.12). O termo tricotomia significa “aquilo que é dividido em três” ou “que se divide em três tomos”. Em.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
Transcrição da apresentação:

Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto. Federação Espírita Brasileira Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita Programa Fundamental – Tomo I Módulo I Introdução ao Estudo do Espiritismo. Roteiro 2 Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.

Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I Objetivo Geral Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

Conceituar Doutrina Espírita, destacando o seu objeto. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 Objetivo Específico Conceituar Doutrina Espírita, destacando o seu objeto.

O que significa doutrina? Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O que significa doutrina? O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.

Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Doutrina “Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião” O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo. Koogan/Houaiss. Enciclopédia e Dicionário Ilustrado.

O que é espiritualismo? Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O que é espiritualismo? O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo.

Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo.

Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Espiritualismo. “Crença na existência de uma alma espiritual, imaterial, que conserva sua individualidade após a morte (...); é o oposto de materialismo.” O Espiritualismo é uma doutrina filosófica que afirma a existência de uma alma imortal no homem, isto é, de um princípio substancial distinto da matéria e do corpo, razão absoluta de ser da vida e do pensamento. Em sentido mais lato, doutrina que, além da tese referida, reconhece a existência de Deus, a imortalidade da alma e da existência de valores espirituais ou morais que são o fim específico da atividade racional do homem. É o contrário de materialismo. Allan Kardec. Instrução Prática sobre as Manifestações Espíritas. p30-31

Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução Doutrina Espírita É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. http://www.febnet.org.br/apresentacao/content,0,0,29,0,0.html

Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Introdução A Doutrina Espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes princípios:  existência e unicidade de Deus;  existência e imortalidade do Espírito;  defesa da reencarnação;  criação igualitária dos Espíritos; A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.  comunicação com os Espíritos desencarnados;  lei de causa e efeito, entre outros.

Atividades dos participantes O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

Pontos relevantes deste estudo O termo doutrina pode ser definido como o conjunto de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros. A doutrina espírita, de modo geral, fundamenta-se nos seguintes pontos: a) na existência e unicidade de Deus, desconstruindo o dogma da Santíssima Trindade; b) na existência e imortalidade do Espírito, compreendido como individualidade inteligente da Criação Divina; c) na defesa da Reencarnação, como o mecanismo natural de aperfeiçoamento dos Espíritos; d) no conceito de criação igualitária para de todos os Espíritos, "simples e ignorantes" em sua origem, e destinados invariavelmente à perfeição; e) na possibilidade de comunicação entre os espíritos encarnados ("vivos") e os espíritos desencarnados ("mortos"), através da mediunidade; f) na lei de causa e efeito, compreendida como mecanismo de retribuição ética universal a todos os espíritos.

Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. Ciência moderna é todo o conjunto de conhecimentos precisos e metodicamente ordenada em relação a determinado domínio do saber. NUNES, R. P. . Métodos para a Pesquisa Agronômica. 1. ed. Fortaleza, CE, Brasil: ABC Fortaleza, 1998. v. 1. 561 p. (p.43) Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões “O Espiritismo tem por fim demonstrar e estudar a manifestação dos Espíritos, suas faculdades, sua situação feliz ou infeliz; em suma, o conhecimento do Mundo Espiritual.” Essas manifestações, sendo averiguadas, conduzem à prova irrecusável da existência da alma de sua sobrevivência ao corpo, de sua individualidade depois da morte, isto é, de sua vida futura; por isso ele é a negação das doutrinas materialistas, não tanto por meio de raciocínio, mas precisamente por fatos. Allan Kardec. O que é o espiritismo – Cap. II – Noções Preliminares de Espiritismo. Item 20

Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões Como ciência prática, o Espiritismo consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões Como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam das relações entre nós e os Espíritos. Allan Kardec. O que é o espiritismo - Preâmbulo.

O objeto da ciência é o estudo das leis do princípio material; Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões O objeto da ciência é o estudo das leis do princípio material; O objeto especial do Espiritismo é o conhecimento das leis do princípio espiritual. Desse modo como assevera Allan Kardec, a Ciência e o Espiritismo se completam reciprocamente. Isto porque o Espiritismo tem por “objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo” – o Espírito (o outro é a matéria) – e por isso “toca forçosamente na maior parte das ciências”. Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.

Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16. Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 - Conclusões “O Espiritismo e a Ciência se completam reciprocamente; a Ciência, sem o Espiritismo se acha na impossibilidade de explicar certos fenômenos só pelas leis da matéria; ao Espiritismo, sem a Ciência, faltariam apoio e comprovação.” Desse modo como assevera Allan Kardec, a Ciência e o Espiritismo se completam reciprocamente. Isto porque o Espiritismo tem por “objeto o estudo de um dos elementos constitutivos do Universo” – o Espírito (o outro é a matéria) – e por isso “toca forçosamente na maior parte das ciências”. Allan Kardec. A gênese. Cap. 1, item 16.

Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4) Programa Fundamental – Tomo I Módulo I – Roteiro 2 – Conclusões “O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança.” Allan Kardec (O Evangelho segundo o Espiritismo – cap. VI – 4)

Fim