Diversidade Cultural Cultura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIVERSIDADE.
Advertisements

Diversidade Cultural Cultura
DEFINIÇÕES.
Diversidade Cultural.
Trabalho realizado por:
Xintoísmo O Torii é o símbolo do Xintoísmo. É uma espécie de portal composto por duas barras verticais com uma barra horizontal no topo (chamada de kasagi),
escola E.B 2,3 de Alvarelhos
Trabalho elaborado por: Carolina Canteiro nº10 8ºA Maio, 2016/05/10.
Trabalho de Geografia ● Aluna: Priscila N:10 ● Tema: Diversidades étnicas do Brasil.(Miscigenação)
 Professora: Erinalva Maria do Nascimento  Núcleo: Foz do Iguaçu  Colégio: Colégio Estadual Castelo Branco  Conteúdo Estruturante:Texto Sagrado/Universo.
Oriente Médio. O Médio Oriente (português europeu) ou Oriente Médio (português brasileiro) (em árabe الشرق الأوسط, ash-sharq-al-awsat) é um termo que.
Religião Africana Embora as religiões tradicionais apresentem uma grande diversidade, põem adiante um só um Deus ou só uma uma entidade criadora e vários.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
Povos indígenas ANA BEATRIZ Nº1//DIANA Nº4//LARISSA Nº15.
António Gedeão – Lágrima de preta  Encontrei uma preta que estava a chorar pedi-lhe uma lágrima para a analisar. Recolhi a lágrima com todo o cuidado.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Arte e cultura Islâmica
Alta Idade Média (séculos V - XI).
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
FOLCLORE.
Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,
DPE – DIRETORIA DE PESQUISAS
Bernoulli – Pluralidade Cultural
Museologia Social e Dignidade Humana
Ensino Religioso As 10 maiores religiões do Mundo
MUITO MAIS MISSÕES! By Pr. Ricardo Guimarães.
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
A EXPANSÃO MUÇULMANA O IMPÉRIO MUÇULMANO
2º Ano – Prof. Ricardo Lima
Povos e culturas africanas.
Localização territorial da África
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
IMPERIALISMO.
Língua e Linguagem Professora: Marlene Pires Martins.
Estatística anual em Outubro 2017
ISLAMISMO.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
Instrução para uso do Guia 1
A estruturação da personalidade
Expansão e multiculturalidade
CEMA Profª Tatiane 6º ano
1 DIVERSIDADE CULTURAL OU CONVERSAS A PROPÓSITO DO BRASIL PLURAL Colaboradora: Profa. Ma. Karine Nascimento Silva.
Aula 2 – África e Oriente Médio
MODA TRANSGÊNICA – Vestuário Trans
OC2 – Indivíduo, Cultura e Identidade Nos grupos sociais – AGIR COMO ARTISTAS – formam a identidade cultural. Deixam registros de suas criações nas mais.
Randerson Cirqueira RELIGIÕES COMPARADAS. AULA 01 CONCEITO, OBJETIVO E ESCOPO.
 A ECONOMIA DA ÍNDIA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
Cultura e Turismo.
Diversidade Cultural Cultura
A COMUNICAÇÃO.
Alta Idade Média Islamismo.
NOÇÕES BÁSICAS DE HEREDITARIEDADE
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
A CULTURA MEDIEVAL PORTUGUESA
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
D que é CULTURA? Cultura inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano.
Diversidade Cultural Cultura
Cultura.
Diversidade Cultural Cultura
ALLAN TORRES CULTURA POPULAR CONCEITOS Definições objetivos.
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
Se todos viemos de Adão e Eva por quê existem várias raças ?
No Brasil. Muitas adaptações foram feitas, dando origem a uma arte afro-brasileira característica de um país rico em diversidade cultural e étnica.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Transcrição da apresentação:

Diversidade Cultural Cultura “… é tudo aquilo que recebemos do ambiente social em que nos criamos e desenvolvemos. Foi tudo o que aprendemos dos nossos pais e companheiros de folguedos, tudo o que fomos recebendo pela vida fora daqueles com quem convivemos.” Jorge Dias

Cultura Engloba as normas de conduta e de pensamento aprendidas e partilhadas que são características de uma sociedade. Etnia Grupo de indivíduos que apresenta um conjunto de características sociais comuns como: a língua, os costumes e a religião.

A cultura é formada por um conjunto de elementos: Não materiais: Língua; Religião; Arte; Crenças; Etc. Materiais: Formas de produção; Gastronomia; Técnicas de construção; Vestuário; Etc.

Factores de identidade: Características dos homens e das mulheres que permitem, por semelhança, integrá-los no mesmo grupo e simultaneamente distinguir cada grupo de todos os grupos. Essas características são muito diversas:

1. Físicas: A espécie humana distingue-se pela cor da pele, pelas feições e pela estatura. Assim temos: A espécie branca ou caucasiana, A espécie amarela ou mongolóide A espécie negra ou negróide.

2. Culturais: Hábitos e valores partilhados por um conjunto de pessoas. Há mulheres que exibem o corpo, Outras que nem os olhos mostram em público. Mulher afegã, com burka

3. Linguísticas: As pessoas comunicam usando línguas com origens muito diferentes, germânica, latina, árabe, etc. De referir que a língua é um dos principais factores de identidade cultural.

4. Religiosas: Há homens e mulheres que são cristãos, muçulmanos, hindus, etc. A religião é outro dos principais factores de identidade cultural.

5. Geográficas: Há homens e mulheres que vivem em regiões muito frias junto aos pólos, como o povo esquimó, Outros no Equador, onde o calor é constante, como o povo Masai.

6. Económicas: Há pessoas a quem nada falta, outros que morrem de fome. Há também povos que se especializam em determinadas actividades económicas, como a rizicultura na Ásia das Monções.

Principais factores de identidade das populações: 1. A língua É um princípio unificador dos povos. Há tendência para a diglosia: língua vernacular para a vida quotidiana e língua internacional (inglês) para actividades económicas (comunicação e turismo). As 7 línguas mais faladas são: mandarim, espanhol, inglês, árabe, bengali, hindi e português.

Principais factores de identidade das populações: 2. A religião Elemento essencial de organização das sociedades. Origina diferentes manifestações culturais condicionando a economia, as festividades, os hábitos alimentares, etc. As seis religiões mais emblemáticas são: cristianismo, islamismo, hinduísmo, budismo, sikhismo e judaísmo.

Símbolos das religiões A Cruz, do Cristianismo O selo de Salomão, do Judaísmo Símbolo Om associado a meditação, do Hinduísmo O Crescente, do Islamismo A Roda da Lei, do Budismo O Torrii, do Xintoísmo (Japão) O Khanda do Sikhismo A estrela de 9 pontas, da Fé Baha’í (Índia) Símbolo de Ahimsa, do Jainismo (Índia) (legenda na horizontal)

Diversidade cultural em Portugal Raça: branca; Língua: português; Religião: cristianismo; Festividades: festa dos Tabuleiros (Tomar), romarias, etc.; Gastronomia: ovos moles de Aveiro, leitão da Bairrada, tripas à moda do Porto, etc. Música: Fado, rancho folclórico, etc. Arte: galo de Barcelos, rendas de Bilros, etc. Habitações: casas de Santana (Madeira)

Culturas em Extinção Mulheres Jath, Índia Mulheres Mursi, Etiópia Padaung, as “Mulheres-Girafa”, Tailândia Mulheres Jath, Índia Mulheres Mursi, Etiópia Menina das tribos Triângulo Dourado, Tailândia Menina Yanomami, Brasil

FIM