A Droga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adolescência e Afectos
Advertisements

PROGRAMA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS
DEPENDÊNCIA DE DROGAS É DOENÇA
UNIJUÍ – UNIVESIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS – DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PESQUISA EM CIÊNCIAS SOCIAIS.
Organização: Associação de Estudantes
Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos de 2º ano
As Raves e as drogas recreativas
“conflitos familiares” Rossano Figueiredo nº23 Maria Madalena nº26
Rebeldia/Rivalidades
Drogas Ilícitas É toda e qualquer substância (droga) proibida por lei. Note-se que algumas drogas, ilícitas em determinados países (como o álcool em determinados.
Drogas Lícitas e Ilícitas
Higiene e problemas sociais
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
USO, ABUSO E DEPENDÊNCIA DE DROGAS
Projeto De Bem com a Vida Depto. Recursos Humanos.
DROGA INDUTORA DE DEPENDÊNCIA
Instrutores: Ten. Jakson Aquiles Busnello Ten. Márcia Bobko Bilibio
ENTENDENDO A DROGADIÇÃO
Toxicodependência Drogas Praticas de acção social 2006/2007.
DROGAS, NOÇÕES BÁSICAS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO
DROGAS: TÔ FORA O QUE SÃO DROGAS? ONDE ELAS ESTÃO?
Isolamento Social.
Maria de Fátima Rato Padin
Elas afetam o SNC e podem causar dependência.
“a toxicomania é o resultado do encontro de um indivíduo com uma determinada substância psicoativa num dado contexto sócio cultural” Claude olievenstein.
Drogas na adolescência
ESCOLAS LIVRES DE TABACO
SAÚDE INDIVIDUAL E COMUNITÁRIA
Ciberdependência é uma doença
A Droga Droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"), narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam.
Toxicodependência Toxicodependência LIVRA-TE DESSA!!!
Álcool e Tabaco e Outras Drogas de Abuso
Alcoolismo.
Como eu trato DQ Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira
Escola Básica 2º e 3º ciclos Manuel de Figueiredo
proposta Veja quem tem razão...
Quais os tipos de drogas que existem e que efeitos elas provocam?
OS JOVENS E AS DROGAS.
OPÇÕES QUE INTERFEREM NO EQUILÍBRIO DO ORGANISMO
Drogas.
VC É AQUILO QUE VC FAZ CONTINUAMENTE.
Definição As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio.
CONTINUAÇÃO DROGAS ILÍCITAS.
Educação para a Saúde e Sexualidade
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Perigos relacionados com a internet
Motivações relacionadas com a dependência
O QUE PODEM TRAZER DE MAU PARA NOSSAS VIDAS NOS DIAS ATUAIS  um dos problemas que mais atormentam as empresas são os problemas relacionados aos trabalhadores.
Projeto saúde (Drogas).
Grupo: Tipicos da póvoa.
Saúde do Adolescente Adolescência e o consumo de drogas
Diga sim à vida Estiloja.com.
Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e outras Drogas
UM LOUCO AMOR Estiloja.com.
O QUE É CONSIDERADA DROGAS ?
Dica Geral: A juventude, ao contrário do que muitos pensam, não é eterna. Força, saúde e vida são coisas que a gente precisa poupar e saber investir,
Toxicofilias Conceito objetivos.
Controvérsia Pública Drogas
Drogas na sociedade e na família
Aconselhamento em Dependência Química Profª. Carla Eloá Ferraz
Saúde e consumo de drogas Trabalho realizado por: Maria e Sebastião.
Drogas na Adolescência
Transcrição da apresentação:

A Droga

O que é a droga? A droga é uma substância capaz ou não de aplicações médicas, que pode ser auto-administrada para fins explícitos que pode gerar uma alteração fisiológica ou psíquica, podendo ser agradável ou desagradável.

Motivos para o uso de drogas Os principais motivos para o uso de drogas pela parte dos jovens são: Curiosidade; Influência de amigos Estimulação; Sensação de calma; Fuga de problemas familiares e escolares; Sentir prazer; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; Força do hábito, dependência.

Consequências da droga Efeitos imediatos: Efeitos físicos: taquicardia, insónias, transpiração e cãibras. Efeitos psíquicos: euforia, despreocupação e autoconfiança. Efeitos tóxicos agudos: arritmias, hiper termia e acidente cérebro-vascular. Efeitos a médio e longo prazo (mais de 24 horas): Efeitos físicos: cansaço, sonolência e rigidez articular. Efeitos psíquicos: irritação e depressão.

Drogas Naturais Uma droga é considerada natural quando ela não contém produtos químicos, nem pode ser produzida em laboratórios. Exemplos de drogas naturais são o ópio, que é extraído da papoila, e a maconha, extraída da cannabis. Heroína Ópio Cannabis Maconha

Drogas Sintéticas Drogas sintéticas são substâncias ou misturas de substâncias exclusivamente psicoativas produzidas através de meios químicos cujos principais componentes activos não são encontrados na natureza. Cocaína Crack GHB Anabolizante Haxixe Ecstasy Anfetamina

Drogas legais e ilegais Drogas Legais Drogas Ilegais Tabaco Haxixe Álcool Cocaína Cafeína Crack Heroína

A Toxicodependência A toxicodependência define-se como uma dependência a um "tóxico" ou droga que provoca adicionalmente perturbações psicológicas no consumidor. Causas da toxicodependência As drogas não são todas iguais quanto ao seu perigo natural, sendo algumas drogas mais tóxicas . Os factores que levam ao perigo do consumo de drogas são: a droga, o consumidor e o ambiente social que o rodeia. Por vezes a sua família está desorganizada e os "amigos" vivem também no mundo da droga.

A toxicodependência pode prejudicar o trabalho (absentismo, acidentes, baixa de produtividade, conflituosidade, imagem...). O mundo do trabalho pode contribuir para a toxicodependência. O trabalho tem riscos para a saúde física e mental. A maioria das pessoas com problemas de consumo de álcool e drogas trabalha. O trabalho acaba por ser a única ponte com o mundo da vida sem drogas. Consequências da toxicodependência

Ambiente social do consumidor juvenil A família: Os pais são os primeiros modelos dos filhos. Se os pais são consumidores de drogas os filhos tendem a seguir. A escola: Os professores funcionam sempre como pais substitutos. O professor é um modelo pelo que não deverá ter comportamentos consumistas (ex.: fumar na escola) O grupo de amigos: O adolescente que não tenha família ou escola onde se corrija, procurará ansiosamente a aprovação do grupo de amigos que só o aceita se consumir. As actividades sociais: A falta de centros recreativos de desporto ou culturais faz com que para muitos jovens a droga seja a única diversão. O nível socio-económico: A falta de perspectivas de futuro para os jovens que vivem em bairros da lata é um poderoso incentivo à evasão através da droga. A comunicação social e a publicidade: O fascínio cultural, representado na comunicação social, pela droga, atrai jovens com interesse em experimentar o risco por novas experiências.

Tratamentos É preciso entender que o factor mais importante que condiciona o sucesso do tratamento é a própria motivação do toxicodependente para resolver o seu problema. Se este toxicodependente não desejar resolver o seu problema e deslocar-se a um CAT (Centro de Atendimento a Toxicodependentes), existem poucas possibilidades de sucesso. Os tratamentos nos CATs baseiam-se em três processos: Desintoxicação Reabilitação psicológica Reinserção social

Alguns comportamentos que a família pode ter para com o toxicodependente: Positivos Negativos Dar-lhe afecto e compreensão; Vigiar o toxicodependente Dialogar e reflectir em conjunto; Dramatizar os seus primeiros consumos Aplaudir pequenos sucessos Deixar-se desrespeitar pelo toxicodependente. Estar disponível para o ajudar a Fazer dele apenas uma vítima. tratar-se. Esconder a droga dele ou os seus utensílios.

As estatísticas da droga Jovens que já experimentaram drogam Sexo  Já experimentaram alguma droga Masculino  67,3% Feminino  32,7% Idade Já experimentaram alguma droga 11 anos 5,7% 13 anos 17,9% 15 anos 33,7% 16 anos ou mais  42,7% Os rapazes experimentaram mais vezes alguma droga do que as raparigas Os jovens com 16 anos ou mais são os que mais experimentaram alguma droga.

Provocações na escola Envolvimento em lutas Já experimentaram alguma droga Sim Não Provocador 7,7% 92,3%  4,9% 95,1%   Já experimentaram alguma droga Sim Não Lutas  Sim 8,3% 91,7%  3,6% 96,4% Dos jovens que admitiram ter experimentado alguma droga a maioria envolveu-se em provocações na escola. Dos jovens que experimentaram drogas a maioria envolveu-se em lutas

Prática de actividades físicas Tipo de família Prática de actividades físicas   Já experimentaram alguma droga Sim Não Família principal 4,9% 95,1% Família mono parental 5,3% 94,7% Família recomposta 8,8% 91,2%   Já experimentaram alguma droga Sim Não Actividade física  Sim 4,5% 95,5% 9,5% 90,5% Os jovens que vivem com os pais são os que menos experimentaram alguma droga. Os jovens que vivem com os pais são os que menos experimentaram alguma droga.

DIGA NÃO À DROGA FIM