Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Núcleo e Divisão Celular
Advertisements

O núcleo.
Núcleo Interfásico.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
NÚCLEO CELULAR.
NÚCLEO DA CÉLULA.
Núcleo Celular → Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas.
CITOLOGIA III.
Somos feitos de quê? ciências 8º anO
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 20. Citologia.
Divisão celular. Células somáticas: formam o corpo e são diplóides (2n), possuem os mesmos caracteres e são por isso, homólogos. Reprodutoras: perpetuam.
Citologia Prof. Marcelo.
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR O núcleo celular (descoberto por Robert Brown, 1833) é uma estrutura presente nas células eucarióticas, que contém o DNA da.
PROF. WILSON ROBERTO SANTANA Características Gerais dos Vírus.
CÂNCER E CICLO CELULAR Claudio Paris – Magrão facebok.com/profmagrao 31/05/2011 Módulo 12 – BIO II Apostila 2.
José Luís Alves Biologia e Geologia 10º Ano A Célula.
DIVISÃO CELULAR: MITOSE E MEIOSE A capacidade de duplicar-se é a característica mais extraordinária dos organismos vivos. Logo após a fecundação, se.
ÁCIDOS NUCLÉICOS DNA E RNA. LOCALIZAÇÃO DNA  núcleo, mitocôndrias e cloroplastos. RNA  nucléolo, ribossomos, citosol, mitocôndrias e cloroplastos.
A CÉLULA EUCARIÓTICA.
O ciclo celular Professora Elisa :D.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Biológicas (Bach & Lic) BIO Genética Tipos de Herança Dr. Cláudio C Silva.
Prof. Edi A célula.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
HISTÓRICO DA GENÉTICA.
Citoesqueleto Movimento celular.
Núcleo celular interfásico
BIOLOGIA AULA 05 NÚCLEO By 2012.
O que você deve saber sobre
ELETRICIDADE.
STEVE GSCHMEISSNER/ SPL/LATINSTOCK O núcleo celular X SAIR.
Ligação Gênica (“linkage”)
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Ciclo Celular Citologia Carlos Cesar.
Meiose Citologia Carlos Cesar.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Diversidade na Biodiversidade – célula
Leonardo Rodrigues EEEFM “Graça Aranha”
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Kytos (célula) + Logos (estudo)
Núcleo e divisões celulares
Divisão Celular: Mitose e Meiose
Professora: Luciana Ramalho 2018
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Biologia Nuclear Prof. Guilherme.
Características gerais dos seres vivos
Divisão Celular.
A genética e os genes Módulo 11 BioApoio
Citoplasma e Organelas
Núcleo Interfásico  Intérfase  período em que a célula não está se dividindo  Estrutura presente apenas em células eucarióticas  Centro de controle.
CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL por Kristian Wessman
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR
CICLO CELULAR.
TRANSMISSÃO DA VIDA.
Disciplina: Biologia Professor(a): Thayana Faskomy
Núcleo celular.
BIOLOGIA Professor João
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Ciências Níveis de organização
SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução
DIVISÃO CELULAR Prof. Élyka F. Pereira de Melo
Citoplasma.
Noções de Genética I:.
NÚCLEO DA CÉLULA
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA ANA KARINA.
Seminário de Biologia  Núcleo Celular  Cromossomos  Genoma e genes.
GENES.
Processos de eletrização
Transcrição da apresentação:

Núcleo Celular Portador dos fatores hereditários e controlador das atividades metabólicas. http://personal.tmlp.com/Jimr57/textbook/chapter3/nuc.htm

Uma célula em intérfase, isto é, que não está se dividindo, apresenta os seguintes componentes: ·1. Carioteca - envoltório nuclear, formada por duas membranas com poros, onde há intercâmbio de substâncias entre o núcleo e o citoplasma. ·2. Nucleoplasma, Cariolinfa ou Suco Nuclear- é uma massa incolor constituída principalmente de água e proteínas. ·3. Nucléolo - Trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contato direto com o suco nuclear, rico em RNA ribossômico. Núcleo Celular

Núcleo Celular · 4. Cromatina - representa o material genético, com proteínas e moléculas de DNA. Têm aspecto emaranhado de filamentos longos e finos, denominados cromonemas. Esses apresentam regiões condensadas chamadas de heterocromatinas, e regiões distendidas chamadas eucromatinas. Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos e passam a ser chamados de cromossomos.

Cromonema = Cromossomo Durante a divisão celular, os cromonemas espiralizam-se, tornando-se mais curtos e mais grossos. Podem, então, ser vistos individualmente e passam a ser chamados de cromossomos.

Cromatina = Cromossomos O material genético descondensado – cromatina - é ativo, pois pode ser transcrito mais facilmente nesse estado. Ao se tornar condensado – cromossomo – a transcrição é dificultada, mas por outro lado a divisão celular ocorre com maior precisão. 

Cromonema = Cromossomo http://www.universitario.com.br/celo/aulas/DNA.exe

Cromossomo é uma única molécula de DNA O DNA (do inglês DesoxirribuNucleic Acid) é como uma escada retorcida ou uma dupla hélice e é composta por inúmero genes, os quais tem a função de determinar as características de cada um de nós.

O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero O Cromossomo é formado por cromátides ligadas pelo centrômero. Quando a célula está prestes a se dividir, as cromátides se duplicam formando cromátides irmãs (que até que ocorra a separação final, ficam ligadas pelo centrômero).

Todas as células do nosso corpo (exceto as dos gametas) são diplóides, ou seja, possuem dois cromossomos de cada tipo (no caso, 23 pares de cromossomos homólogos ). Quando uma célula possui apenas um cromossomo de cada tipo (no caso os gametas, com 23 cromossomos), dizemos que ela é haplóide. HOMEM 2n=46 n=23

Cariótipo É o estudo da constituição cromossômica dos seres vivos. Na espécie humana, é composto de 46 cromossomos, em 23 pares (22 pares de autossomos e o par sexual), permitindo a análise das anomalias numéricas ou estruturais dos cromossomos.

Cariótipo É o conjunto de todos os cromossomos presentes no núcleo da célula de um organismo. O estudo do cariótipo (forma, tamanho e número de cromossomos de uma pessoa) pode ajudar no diagnóstico pré-natal ou pós-natal de aberrações genéticas.

ESTRUTURA FUNÇÃO CARACTERÍSTICA NÚCLEO armazena o código genético, controla o ciclo celular organela esférica, delimitada pela carioteca CARIOTECA separa fisicamente o núcleo do citoplasma e controla fluxo de macromoléculas formada por dupla membrana permeada por poros nucleares NUCLEOPLASMA matriz para transporte de substâncias e reações ocorrerem fluido gelificado contendo diversas substâncias dissolvidas, além de água NUCLEOLO montagem e processamento de ribossomos no núcleo agregado denso de proteínas e RNAs não delimitado por membrana CROMOSSOMOS empacotamento da informação genética na divisão celular estruturas altamente compactas de DNA e proteínas visíveis durante a divisão celular CROMATINAS empacotamento da informação genética estado menos condensado que nos cromossomos; heterocromatina não tem expressão gênica e eucromatina, ainda menos empacotada, tem expressão gênica