Silvane Gonçalves Analista de Sistemas

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Transcrição da apresentação:

Silvane Gonçalves Analista de Sistemas Aula de Access Silvane Gonçalves Analista de Sistemas

O que é um banco de dados? Conjunto de informações organizadas e relacionadas com um objetivo específico.

O que é o ACCESS? É um SGBD, um programa desenvolvido pela Microsoft que permite gerenciar os SBD’S relacionais.

Criando o Banco de Dados Para iniciar a criação de um banco de dados devemos clicar no menu arquivo > novo >Banco de dados em branco. Altere o nome do Banco para loja e clique no botão criar, como ilustrado na imagem do próximo slide.

Criando o Banco de Dados

Criando tabelas Note que, ao entrar no access 2007, ele por padrão, inicia na tela de criação de tabelas. Para iniciar a edição das tabelas, clicamos no menu Página Inicial e alteramos o modo de exibição para Design, depois como solicitado, adicionamos o nome da tabela. Lembre-se: “Sempre que formos editar e/ou criar um novo elemento alteramos o modo de exibição para DESIGN”

Criando tabelas

Tipos de Dados Tipo de dados Função TEXTO NÚMERO NUMERAÇÃO AUTOMATICA Textos ou combinações de textos e números. Até 255 caracteres NÚMERO Apenas dados numéricos usados em cálculos matemáticos, NUMERAÇÃO AUTOMATICA Número sequencial único (Incremental) MOEDA / UNIDADE MONETÁRIA Para valores e dados numéricos. DATA/HORA Valores de data e hora. MEMORANDO Texto longo SIM/NÃO Valores lógicos falso ou verdadeiro OBJETO OLE Planilha Excel, documento de Word, Imagens... HIPERLINK Caminhos de pastas ou endereços eletrônicos,

Criando tabelas Ao criarmos os campos de algumas tabelas devemos lembrar de que podemos usar alguns recursos localizados na barra de propriedade s do campo, para adicionar, como no exemplo ao lado, onde aplicamos uma máscara de entrada no campo telefone. Para adicioná-la basta apenas selecione o nome do campo ela abrirá a caixa de assistente de máscara de entrada e formate-a conforme o valor a ser adicionado no campo.

Relacionamentos Após a criação de todas as tabelas . Estabelecemos relações entre as informações.

Tipos de Relacionamentos Tipo de relacionamento Um para um Cada registro de uma tabela combina com um registro da segunda tabela (vice-versa) Uma para muitos Cada registro de uma tabela se relaciona com um ou mais registros na segunda tabela, mas a segunda tabela possui apenas um registro relacionado Muitos para um Cada registro em uma tabela combina com vários registros na segunda tabela (vice-versa)

Integridade referencial Conjunto de regras que estabelecem como incluir ou modificar dados entre tabelas relacionadas. São características: Os campos relacionados tem o mesmo formato O campo comum é a chave Primária da tabela primária As duas tabelas pertencem ao mesmo BD

Criando formulários Para criarmos um formulário Clicamos no menu criar Assistente de formulário

Criando formulários Clique na tabela cliente e selecione todos os campos, como na imagem abaixo.

Criando formulários Selecione o modo como você divide os dados

Criando Formulários Adicione o nome do formulário e conclua.

Formulários - Design Altere o modo de exibição do formulário para Design, ajuste o design do formulário. Em seguida vamos adicionar algum botões.

Formulários - Botões Para inserir um botão no formulário, você deve estar o modo de exibição Design, com isso, você habilita a opção de “FERRAMENTAS DE DESIGN DE FORMULÁRIO”

Formulário – Adicionando Botões Navegações de registro :Permite adicionar os botões de navegabilidade entre os registros.

Formulário – Adicionando Botões Operações de registro :Permite adicionar os botões com as ações necessárias para o funcionamento do sistema.

Formulário – Adicionando Botões Operações de Formulário :Permite efetuar operações sobre os formulários.

Formulário – Adicionando Botões Operações de Relatório :Permite controlarmos todas as operações relacionadas ao relatório. Imprimir Abrir Enviar Visualizar