Teoria da Relatividade e da Física Quântica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIG BANG PARA PRINCIPIANTES
Advertisements

Prof. carlos eduardo saes moreno
O FIM DA FÍSICA? DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
TÓPICOS DE FÍSICA MODERNA PROF: ADELÍCIO
Estrutura eletrônica dos átomos
A Revolução da Física Moderna
BIG BANG E A EXPANSÃO DO UNIVERSO
Origem do Universo.
EQUAÇÃO DE DE BROGLIE E O PRINCÍPIO DA INCERTEZA DE HEISENBERG DA MECÂNICA QUÂNTICA PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Teoria da Relatividade Especial
NOÇÕES DE ASTRONOMIA 1.
FÍSICA - NOTAS DE AULA Propagação de Calor.
Modelos do Universo Universo estacionário (imutável no tempo).Herman Bondi ( ), Thomas Gold ( ) e Fred Hoyle ( ). Universo evolutivo.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 20/9/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás FÍSICA-LICENCIATURA campus-jataí Física moderna i.
Trabalho de Física Nome: Cleison Nº 3 Serie: 1º ano Médio.
Dinâmica. Principio fundamental da Dinâmica 1.O que faz um corpo mudar o seu estado de equilíbrio (saia do repouso, por exemplo)? 2.Por que os astronautas.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Londrina GRAVITAÇÃO -A lei da Gravitação de Newton -Energia Potencial Gravitacional -As Leis de Kepler.
LIVRO 2 - CAPÍTULO 2 LEIS DE NEWTON. 1ª LEI DE NEWTON: LEI DA INERCIA.
Expansão do Universo e Aglomerados de Galáxias Rogério Riffel Fundamentos de Astronomia e Astrofísica.
Tempo SANTO AGOSTINHO (354–430 d.C.) Sobre o tempo, Santo Agostinho dizia: “se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta,
Força Força é um puxão ou um empurrão Uma força está associada a um par de corpos Par: Pé e Bola.
Universidade Federal de Rondônia  Cosmologia e Astrofísica Teoria das Supercordas Professor: João Aluna: Monique.
FEZ A PRIMEIRA DESCOBERTA A RESPEITO DA LUZ. EM 1672 ELE PERCEBEU QUE A LUZ BRANCA É COMPOSTA DE VÁRIAS CORES, USANDO PRISMAS PARA DECOMPOR E RECOMPOR.
Metodologia nas aulas teóricas
descoberta da expansão do universo ?
COMO A VIDA ORIGINOU-SE NA TERRA?
O Destino do Universo Giovana C. Bertolino
Teorias Atômicas Prof. Alan Ibiapina.
Isaac Newton Sir Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo.
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DE RAIOS-X
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Teoria Especial da Relatividade
“Estudando para o Enem de forma invertida”
Distância de luminosidade
Comportamento ondulatório da matéria
Estrutura Eletrônica dos Átomos
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
Materiais e Dispositivos Semicondutores :
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
Aluna: Isabella Altoé Turma: 3º N01 Professor: Lucas Xavier
Ciências da Natureza e suas
Caracterização de Biomoléculas - BBM5007
Próxima aula será laboratório!
Profª raliani arce - ciências
TUBO DE RAIOS CATÓDICOS
Quando os físicos usam c e c++
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
ONDAS ELETROMAGNÉTICAS
“Se consegui ver mais além, é porque subi aos ombros de gigantes”
ESPECTRO CONTÍNUO: Emitido por sólidos incandescentes. Não apresentam linhas, mesmo nos espectroscópios de alta resolução.
Dinâmica e Estática da Partícula
Velocidade da luz no vácuo: 3, m/s
Modelagem Matemática na Física
Fláudio Ramos A Física do século XX.
Estrutura Atômica da Matéria. Desde a antiguidade o ser humano vem procurando saber mais sobre a matéria e usar esse conhecimento para viver melhor. Uma.
A Física do século XX Nicolau Nicolau Gilberto Ferraro Toledo Paulo A. Toledo Soares.
Física 4 Física de Quântica Uma breve introdução
Fláudio Ramos A Física do século XX.
MECÂNICA AS LEIS DO MOVIMENTO o estudo do movimento
André Luiz Moro Roos de Oliveira
Por que a maçã cai? Nome: André Luiz Moro Roos de Oliveira
ENERGIA TRABALHO POTÊNCIA. ENERGIA Antoine Laurent Lavoisier ( ) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas,
FÍSICA QUÂNTICA ESCOLA ARTE DE EDUCAR DE JACUNDÁ PROFª: ADRIELE RIBEIRO DISCIPLINA: FÍSICA.
Lucas P. Kamizaki Big Bang Lucas P. Kamizaki
Átomo moderno e o Diagrama de Linus Pauling
Introdução: Fatos históricos
Formação do Sistema Solar
Buracos Negros.
Viviane Silva.
Transcrição da apresentação:

Teoria da Relatividade e da Física Quântica. Física moderna

O que é A Física moderna ? A Física moderna complementa os estudos da Física clássica. Em geral na Física moderna estuda-se a composição e o movimento de partículas sub-atômicas (partículas menores que o átomo) e de corpos com velocidade próxima ao da luz.

Postulado da Relatividade Especial (ou restrita) 1°) As leis da física são as mesmas para quaisquer observadores em movimento uniforme (referencial inercial -aceleração nula) 2°) A velocidade da luz no vácuo possui sempre o mesmo valor para qualquer observador (c = 3,0 x 10 8 m/s ).

Postulado da Relatividade Especial (ou restrita) A velocidade da luz é a velocidade limite que não pode ser atingida e muito menos ultrapassada por qualquer partícula material.

-Cinemática relativística. Contração de Lorentz - O tempo e o espaço se contraem quando observados de outro referencial em movimento.

Contração do ciclista à esquerda e do espaço à direita.

Relatividade Especial tempo, que deve se entendida em quatro dimensões: as três dimensões do espaço e mais uma quarta dimensão, que é o tempo.

Na geometria do espaço tempo um conceito comumente utilizado é o cone de luz.

- Dinâmica relativística. Equação de Einstein Onde: E0 - energia (J) ,M – massa (Kg) e C – velocidade da luz no vácuo (m/s)

- Dinâmica relativística O desaparecimento de uma pequena massa acarreta enorme liberação de energia. E0 = 1 kg x (3,0 108 m/s)2 = 0,9 x 10 17 J

-A Relatividade Geral A Teoria da relatividade Especial só vale para referenciais inerciais, devido a esta limitação foi reformulada para dando origem a Teoria da Relatividade Geral, que passou a valer também para referenciais acelerados.

-A Relatividade Geral A teoria da relatividade Geral trabalha com espaço-tempo curvo.

-A Relatividade Geral Princípio de equivalência- O referencial acelerado é equivalente ao campo gravitacional (aceleração da gravidade g). Quando um elevador começa a subir rapidamente, somos empurrados contra o piso e sentimos como se sofrêssemos um pequeno aumento de peso. O oposto acontece quando o elevador desacelera bruscamente.

- relatividade geral As equações de campo de Einstein também foram aplicadas ao universo como todo. A solução mostrava que o Universo não poderia ser estacionário, ou seja, aparentar ser sempre o mesmo. O universo deveria ser dinâmico, sujeito a gravidade, deveria se encontrar expandindo ou contraindo. Posteriormente, em 1929, o astrônomo Edwin Hubble descobriu, ao analisar a luz das galáxias distantes, estar o universo em expansão.

- relatividade geral Logo se deduziu que no início toda massa do universo se encontrava contraído em um único ponto. Essa massa era muito quente e muito densa. A tendência natural de tudo que é quente e comprimido e de se resfriar e expandir. Surgindo a grande explosão (Big-bang em inglês).

Partículas elementares após a explosão Elétrons Quarks Glúons

Expansão do Unviverso a partir do Big-bang

- Física quântica (Física da quantidade) O surgimento da Física Quântica partiu da tentativa teórica de corrigir a mecânica de Newton, para torná-la compatível com o Eletromagnetismo de MaxWell. F = m x a Inércia

o surgimento da Física Quântica Problemas que levaram ao surgimento da Física Quântica: teoria do corpo negro, Efeito fotoelétrico, e espectro de linhas.

alguns Físicos que ajudaram na construção da teoria quântica: Planck ; resolveu o problema da radiação do corpo negro quantizando a energia de um oscilador.

Alguns Físicos que ajudaram na construção da teoria quântica: Einstein; quantizou a luz em fótons resolvendo o problema do efeito fotoelétrico.

Alguns Físicos que ajudaram na construção da teoria quântica: Bohr; Quantizou a energia no átomo explicando o espectro de linhas.

O fóton. Em escala microscopia a luz (o fóton) possui tanto características de partículas quanto de onda, ou seja, possui natureza dual de partícula e onda.

Fóton. Esta dualidade onda-partícula, significa possuir tanto natureza ondulatória quanto natureza de partícula, não sendo possível, no entanto observar ambas simultaneamente. Esta dualidade não existe no mundo Macroscópico , pois neste meio a natureza da luz é apenas ondulatória.

FIm

Autor do projeto : Anderson V. N Autor do projeto : Anderson V. N. Soares Email: avns82@yahoo.com.br