CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Domótica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA DE ISOLAMENTO TÉRMICO EM RESIDÊNCIAS UTILIZANDO ISOPOR
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação. Conteúdos Conceitos básicos Informática, Tecnologias da Informação, Tecnologias da Informação e Comunicação Dados,
1 SIMG Sistema Integrado de Monitoramento Global SANERG Solutions.
SISTEMAS DE SEGURANÇA PERIMETRAL ELÉTRICOS LANÇAMENTO 2016
SISTEMA PARA AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL CONTROLADO POR COMANDO DE VOZ Ronaldo Rother Prof. Francisco Adell Péricas, Orientador.
1 LUMINOTÉCNICA Professora: Camila Bastos Instalações Elétricas Industriais - IEI Eletroeletrônica Módulo 8 Aula 01.
TÉCNICAS PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS MÉTODO “ANÁLISE DA ÁRVORE DE FALHAS - AAF” TÉCNICA DE ANÁLISE DE SISTEMAS BASEADA EM UM PROCEDIMENTO DEDUTIVO LÓGICO.
TCC Mateus Cardoso Nunes Orientador: Prof. Saulo Popov Zambiasi, Dr.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
ENG1290 – Instalações Elétricas Prediais Prof. Felipe de Sousa Nobre.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
Supervisão e Redes Industriais Tutorial E3 Elipse Capítulo 14 ARMAZENAMENTO DE DADOS Felipe Domeni, Gabriel Martin, Leandro Gomes Rafael Benoliel, Tiago.
Aerogeradores Alunos: Ayslan Caisson Norões Maia Victor Felipe Moura Bezerra Melo Professor: Maurício Universidade federal de Campina Grande Centro de.
DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Gerenciamento de energia elétrica
O actual sistema energético "funcionou" até agora, mas
Soluções integradas para
Soluções integradas para
O EFEITO DA REDUÇÃO DE PRESSÃO NO CONSUMO DE ÁGUA NAS UNIDADES HABITACIONAIS de condomínios verticais Andresa Silverio Carina Chaves.
TRANSFORMANDO DADOS EM RESULTADOS COM IoT
Soluções integradas para
ABNT NBR – Sistemas de Aquecimento de Água a Gás
O papel da legislação e da normalização (2ª parte)
JULIAN VILLELIA PADILLA CAMPINAS – SP 21 DE JUNHO DE 2.017
Eficiência Energética no Abastecimento de Água no Município
CONFERÊNCIA PARLAMENTAR
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
Serviços e criação de valor: a internet dos livros
SEL 0311 INSTALAÇÃOES ELÉTRICAS 1 Aula 1
Future ? Algumas tendências para o futuro da hotelaria nos próximos anos: “O Hotel do Futuro” Hotel Inteligente: todos os processos e serviços “na mão”
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 10 – Parte 1 Prof
Soluções integradas para
Internet das coisas.
Administração de Gerência de servidores
Orientador: Francisco Adell Péricas
Automatismos e Autómatos
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS
Projeto Estruturado de Redes
Charles Madeira Reunião de Apresentação do Curso Técnico Presencial de Programação de Jogos Digitais Pronatec Charles Madeira
Certificado de Estudos em Eletrônica de Potência
A EMPRESA Iniciou suas atividades em 1991; 42 colaboradores
Microrredes Inteligentes: Tecnologias e Mercado
INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA Felipe Ferreira de Oliveira
A Importância das TIC na Restauração
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
JHONE, TIAGO, ERIK E WANDERSON
Proposta de projeto de habitação de interesse social com nível bronze no Selo Casa Azul: estudo de caso em Dourados - MS José Ricardo Reghin Filho / caio.
Iluminação de Emergência
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
Aula 01 – Automação Residencial
Aula 03 – Instalações elétricas convencionais e automatizadas
KIT MÓVEL FOTOVOLTÁICO PARA APLICAÇÃO NO MEIO RURAL.
Semináro de Medidas Elétricas TERMOMETRIA INFRAVERMELHA
Aula 02 – Principais Sistemas Residenciais
Módulo GSM ARGUS.
DOMÓTICA (SURGIU NOS ANOS 80)
Aula 06-Pré-automação.
Lego Mindstorms Fabrício Ribeiro Bueno. O LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 é uma solução educacional de robótica, que estimula o Aprendizado de STEM (sigla.
AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE Consumo e Eficácia Energética
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
27 ANOS SERVINDO VOCÊ !. EMPRESA MAKDATA A Makdata Instalações e Comércio Ltda, atua desde 1991 desenvolvendo projetos, fornecendo equipamentos e serviços.
27 ANOS SERVINDO VOCÊ !. EMPRESA MAKDATA A Makdata Instalações e Comércio Ltda, atua desde 1991 desenvolvendo projetos, fornecendo equipamentos e serviços.
Painel fotovoltaico inteligente
Apresentação dos Softwares REP Fábio Rocha
CAMPANHA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
CLP – Controladores Lógicos Programáveis Iniciou-se em 1968, pela General Motors. Foi uma alternativa para substituir as lógicas á relé.
Gestor Público, Conheça a mais nova ferramenta que vai resolver os problemas do seu Município: PROCESSO ELETRÔNICO ArchPro.
O Futuro do Setor – Operadores do Futuro
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 1 - INTRODUÇÃO Domótica A "Domótica" é uma filosofia aplicada ao projeto de redes para automação de residências, escritórios e comércio em geral. Do Latim "domus" (casa) e pela palavra "robótica“  domótica.

É o uso da tecnologia para facilitar e tornar automáticas algumas tarefas habituais que em uma casa convencional ficaria a cargo de seus moradores.  Sensores de presença.  Temporizadores.  Keypad.  Cenas programadas.  Tarefas pré-programadas.

VANTAGENS O custo para a implantação constitui em cerca de 25% da totalidade da construção do edifício. EFICIÊNCIA ENERGÉTICA  Economia de até 35% na climatização e 40% na iluminação.

CONFORTO  Ajuste prévio de temperatura ideal para o quarto;  Iluminação da sala Home Theater de modo ideal para exibição de projeções com apenas o toque de um botão;  As luzes são desligadas automaticamente quando não há ninguém na sala;  Os toldos são levantados de forma segura em caso de vento forte.

FUNÇÕES PARA CONTROLAR  Rendimento energético  Conforto ILUMINAÇÃO  Presença  Controle centralizado

 Cenário

FUNÇÕES PARA CONTROLAR  Aquecimento e ar condicionado  Junto com a iluminação, são os responsáveis de 80% do consumo energético de um edifício CLIMATIZAÇÃO  Presença  Programação

FUNÇÕES PARA CONTROLAR  Uso de motores CONTROLE DE PERSIANAS  Controle com sensor de luz  Cenário  Consumo energético na iluminação e climatização

FUNÇÕES PARA CONTROLAR  Sensores nas portas e janelas  Câmeras conectadas à internet SEGURANÇA  Alarme de incêndio  Vazamentos de água e gás

POSSIBILIDADES DE CONTROLE  Simples mecanismos convencionais, eletromecânicos ou eletrônicos, todos independentes entre si Que solução adotar  Utilização de um sistema de controle

MECANISMOS OU AUTOMATISMOS CONVENCIONAIS  Reguladores de luz (dimmer)  Detectores de movimento (alarme)  Módulos telefônicos para telecomando  Programadores horários  Sensores crepusculares

Solução convencional: muitas linhas separadas (menos flexibilidade).

 Reguladores de luz (dimmer)

 Detectores de movimento

 Módulos telefônicos para telecomando Marthe GPRS A916 é um dispositivo capaz de gerenciar e comandar até 16 entradas/saídas para uso geral. Possui inteligência embarcada que permite o uso de telecomando através da rede GSM/GPRS.  

 Programadores horários

 Sensores crepusculares

A solução inteligente: funções com grande flexibilidade

ÁREAS DE APLICAÇÃO DA DOMÓTICA

HISTÓRICO  Baseada pela automação industrial  Dispositivos utilizados na automação industrial adaptados para as primeiras automações prediais  Domótica: Início em 1975 com o sistema X10  Automação predial tem forte crescimento nos anos 90  Fabricantes de equipamentos e organismos internacionais desenvolvem normas e padrões  Fabricação e de instalação dos diversos dispositivos de automação

 Popularidade em crescimento devido à diminuição de custo e simplicidade no funcionamento dos sistemas  Conectividade de tablets e smartphones com sistemas de automação doméstica torna-se muito conveniente  A conectividade melhorada na internet em economias desenvolvidas está dirigindo a demanda por estes sistemas numa escala crescente  Uma pesquisa feita pela AURESIDE aponta que, entre 2007 e 2009, houve um aumento de aproximadamente 40% em domótica  AURESIDE - Associação Brasileira de Automação Residencial

FIM DA APRESENTAÇÃO