Poluição da água.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁGUAS DOENTES.
Advertisements

Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Sâmia Lima.
RELAÇÕES ECOLÓGICAS HARMÔNICAS Não causam prejuízos a nenhum dos envolvidos. o SOCIEDADE: Relação ecológica que reúne seres da mesma espécie, sem união.
Poluição dos Recursos Hídricos
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Página 85.  saneamento básico – tratamento de água e esgoto QUALIDADE DA ÁGUA.
Heavy Metals and other Hazardous Substances Pollution Control Japão – Osaka Maio a Julho de 2005 Bolsista: Biólogo Márcio Rodrigues Lopes Bolsa cedida.
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
CIRCULAÇÃO DE MATÉRIA NA NATUREZA Claudio Paris – Magrão 14/04/2010 twitter.com/profmagrao MÓDULO 4 – BIO III APOSTILA 1.
REVISÃO PARA EXAME Claudio Paris – Magrão 24/11/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULOS 10 a 14 APOSTILAS 3 e 4.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
GRANDES ECOSSISTEMAS DA TERRA
Professor: Guilherme Vieira
AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO
Ciências da Natureza 5º Ano
Poluição no Ar e Poluição do Solo
POLUIÇãO DA ÁGUA.
Esgotos Planeta Água: poluição
Ciências Naturais – 8.º ano
As Algas-Características Gerais
FELIZ DIA DOS NAMORADOS
Ciências Naturais – 8.º ano
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
Miguel Rosa(nº13) e Diogo Ribeiro(nº6) 8ºF
Poluição da água.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ecologia Isadora Gondim. Ecologia Isadora Gondim.
Problemas Ambientais Urbanos
Correção das atividades
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
OS OCEANOS Ensino Fundamental II – 7º Ano Ciências Naturais
Quiz - lixo.
BACIAS HIDROGRÁFICAS.
Relações tróficas entre os seres vivos
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
Paisagens 6º Ano.
As Algas-Características Gerais
Ecologia: Poluição Biologia Tema: Ecologia - Poluição.
MEIO AMBIENTE É o conjunto de condições naturais e de influências que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos.
 Gera o aumento da velocidade de reações (JORDÃO E PESSÔA, 2011);  Diminui a solubilidade de gases dissolvidos na água(SPIRO E STIGLIANI,2009);  Aumento.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ar.
Energias alternativas
O ar.
GRANDE CAMADA DE GASES QUE ENVOLVE A TERRA
Conceitos básicos da ecologia
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas – intervenção humana –
ÁGUA E SAÚDE Prof.ª: Leila Fritz Ciências – 6° ano.
Poluição e Preservação de Rios
Cadeias Alimentares.
POLUIÇÃO DA ÁGUA TIPOS: Por excesso de matéria orgânica - ESGOTO
ECOLOGIA Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
“ É o conjunto de medidas (atividades) que visam preservar (modificar) o ambiente com o objetivo de prevenir doenças e melhorar as condições de saúde”
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
Espaço rural e espaço urbano
Ciências Naturais – 8.º ano
Professor Marcus Magarinho
Engenharia Ambiental Química Ambiental Prof. Alonso Guimarães
Prof: Marcus Ferrassoli
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Distribuição da água Disponibilidade da água no Brasil O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água.
Transcrição da apresentação:

Poluição da água

Poluição da água A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade e que a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam. Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.

Poluição da água Causas: A ação humana é a principal responsável pela poluição da água. As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, domésticas e industriais.

Poluição da água A atividade das indústrias gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar. A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos. Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.

Poluição da água A atividade doméstica tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio. A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.

Eutrofização A eutrofização é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente natural, e consiste na concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos. Causas: os dejetos domésticos (esgoto) fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).

Eutrofização Durante esse processo, a quantidade excessiva de substâncias despejadas na água provoca a multiplicação de algas microscópicas que habitam a superfície, formando uma camada que impede a penetração da luminosidade. Esse fato prejudica a fotossíntese ocasionando a diminuição na produção de oxigênio para os organismos aquáticos que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais a quantidade de matéria orgânica no meio.

Eutrofização Em consequência, o número de organismos decompositores também aumenta liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.

Contaminação por mercúrio no Japão Em 1908, na Baía de Minamata, no Japão, foi construída uma fábrica de produção de acetaldeído e cloreto de vinila. Para fabricar esses produtos era usado o sulfato e o cloreto de mercúrio. A fábrica lançava o composto organometálico cloreto de etil-mercúrio (C2H5HgCl) em um riacho que desaguava na baía. Com o tempo, os peixes e os moluscos, alimento dos pescadores dessa ilha e de suas famílias, foram contaminados. Os primeiros a morrer foram os peixes, seguido pelas aves e pelos gatos, que se alimentavam desses peixes e bebiam da água. Por fim, em 1950, uma menina foi levada ao hospital sem conseguir andar e com danos cerebrais, dizendo coisas sem sentido. Centenas de pessoas passaram a adoecer gravemente, principalmente com danos no sistema nervoso. Até os bebês começaram a nascer com deficiências físicas e mentais, pois o mercúrio pode ultrapassar a placenta e atingir o feto. Disponível em http://www.alunosonline.com.br/

Como assim? “Os primeiros a morrer foram os peixes, seguido pelas aves e pelos gatos, que se alimentavam desses peixes e bebiam da água.”