TRIAGEM NEONATAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Espaço Confinado  Vigia
Advertisements

SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
UNIVERSIDADE DA HEMOFILIA
Teste do Pezinho Saúde da Criança e do Adolescente Drª Carla Gomes
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Programa nacional de triagem neonatal - PNTN Profa. Halene Maturana
AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS MATERNOS IgG ANTI-HTLV-1/2 - VÍRUS LINFOTRÓPICO HUMANO DE CÉLULAS T EM RECÉM-NASCIDOS NO ESTADO DE MINAS.
Acidentes com materiais biológicos
PLANEJAR PARA EXECUTAR
Coordenadoria de Defesa Agropecuária
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Programa de DNA em Audiência em Santa Catarina - PRODNASC
Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE TRIAGEM DE HBsAG.
“Transformando Necessidades em oportunidades de ação”
Teste da Orelhinha.
Fenilalanina:um aminoácido especial
FIQUE SABENDO de novembro a 1º de dezembro
Programa Estadual de Controle da Tuberculose
Prevenir erros de medicação
Worldwide Business Worldwide Business Rua Banibas, 151 cep
Inicie uma nova era no seu Laboratório:
Triagem Neonatal Lais Yumiko Nagaoka Marcos Castelo B. de Oliveira
Controle de qualidade dos testes rápidos
TR DPP HIV 1/2. PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DPP- PLATAFORMA DE DUPLO PERCURSO.
Erros Inatos do Metabolismo e
Programa Nacional de Triagem Neonatal
Programa de controle médico de saúde ocupacional PCMSO – NR 7
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Serviço de Nutrição Hospitalar
Cuidados Imediatos e Mediatos ao RN na sala de parto
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS:
A TRIAGEM NEONTAL SOB A ÓTICA DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM DA FISA-FUNCESI Moreira, P.S.C*, Silva, O.B.² ¹ Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Ciências.
Programa Nacional de Triagem Neonatal Tania Marini de Carvalho
2011 Campanha de Ampliação do
CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO
Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde PROCEDIMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE TESTES RÁPIDOS DE TRIAGEM DE HCV.
SMS Triagem Neonatal S/SUBPAV/CLCPE/GPSC 1.
BAHIA: PROGRAMA DE TRIAGEM NEONATAL - “TESTE DO PEZINHO”
Coleta de sangue Venoso – PBL - FBQ
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PROGRAMA NACIONAL DE TRIAGEM NEONATAL (PNTN)
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Padronização no Laboratório Clínico
TESTE DA MÃEZINHA Julho de 2015 Mouseline Torquato Domingos.
Teste do Pezinho O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e/ou infeciosas.
A História do Hipotireoidismo Congênito no Programa Estadual de Triagem Neonatal de Minas Gerais PETN-MG     Antônio José das Chagas Coordenador do.
BIOSSEGURANÇA, CONTROLE DE RESÍDUOS.
DIÁLOGO DE SAÚDE E SEGURANÇA “FECHANDO AS PORTAS PARA O ACIDENTE”.
para exames laboratoriais
TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL UNIVERSAL TESTE DA ORELHINHA
MATERIAL PERFUROCORTANTE
Profª. Maria Joselita Alves
Interferências na coleta
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
Coleta de sangue Faculdades Unidas de pesquisa ciências e saúde
PSF como Porta de Entrada do SUS
Nossa programação 06/06 – Rastreamento na infância e na adolescência.
COLETA DE MATERIAL PARA EXAMES
IMPLANTAÇÃO DA NR 32 EM HOSPITAL PÚBLICO
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
Serviço de Nutrição Hospitalar
GERÊNCIA DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE JOINVILLE - SC.
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Reunião COSEMS – 19/06/2018 Programa de Triagem Neonatal na Bahia
Transcrição da apresentação:

TRIAGEM NEONATAL

TESTE DO PEZINHO

Triagem Neonatal CONCEITO DE TRIAGEM: Origem do vocábulo francês triage; significa seleção, separação de um grupo, ou mesmo, escolha entre inúmeros elementos Triagem Neonatal: rastreamento especificamente na população com idade de 0 a 30 dias de vida.

Triagem Neonatal FUNDAMENTOS HISTÓRICOS No final da década de 50, nos Estados Unidos; o biólogo Robert Guthrie (1916-1995) prevenção da doença mental e identificação de erros inatos do metabolismo.

Triagem Neonatal FUNDAMENTOS HISTÓRICOS Análise da presença de níveis elevados do aminoácido Fenilalanina no sangue de recém-nascidos (RN) coletados em papel filtro, realizando o diagnóstico precoce de Fenilcetonúria.

Triagem Neonatal FUNDAMENTOS HISTÓRICOS No Brasil, a primeira tentativa ocorreu em 1976, na cidade de São Paulo, Iniciativa da – APAE-SP), pioneira na América Latina. Inicialmente realizava-se somente o diagnóstico de Fenilcetonúria, a partir de 1980 incorporou-se a detecção precoce do Hipotireoidismo Congênito.

Triagem Neonatal Em 1992, a legislação federal complementada, FUNDAMENTOS HISTÓRICOS Em 1992, a legislação federal complementada, define Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito como as patologias a serem triadas (Portaria GM/MS n.º 22, de 15 de janeiro de 1992):

Triagem Neonatal FUNDAMENTOS HISTÓRICOS “Torna obrigatória a inclusão no Planejamento das Ações de Saúde dos Estados, Municípios e Distrito Federal, públicos e particulares contratados em caráter complementar, do Programa de Diagnóstico Precoce de Fenilcetonúria e Hipotireoidismo Congênito”. incluindo a detecção precoce de outras doenças congênitas como as Doenças Falciformes, outras Hemoglobinopatias e a Fibrose Cística.

Triagem Neonatal NORMAS E RECOMENDAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO E EXECUÇÃO DA COLETA DE AMOSTRAS

Triagem Neonatal RESPONSABILIDADES DO LABORATÓRIO ESPECIALIZADO DO SRTN: identificar e capacitar postos de coleta suficientes, de forma a permitir o acesso fácil da população em toda a sua área de responsabilidade; distribuir lanceta e papel filtro padronizado, treinar os técnicos de enfermagem dos postos de coleta envolvidos com o programa; treinar e conscientizar os funcionários administrativos dos postos de coleta, enfocando a importância na agilidade dos procedimentos.

Triagem Neonatal RESPONSABILIDADES Nascimento em Instituições: o Hospital é responsável pela coleta da amostra assim como pela orientação aos pais; Ou encaminhamento para um Posto de Saúde.

Triagem Neonatal RESPONSABILIDADES Nascimento Domiciliar: o profissional de saúde orientar os pais a levarem a criança ao Posto de Coleta mais próximo no prazo adequado. Na ausência de um profissional, a responsabilidade é dos pais da criança.

Triagem Neonatal RESPONSABILIDADES Orientação às Gestantes: os estabelecimentos de atenção à saúde de gestante são obrigados a prestar orientação aos pais; Segunda Coleta: o serviço de atenção à saúde responsável pela orientação, que deve ser comunicada verbalmente e por escrito.

Triagem Neonatal RESPONSABILIDADES Recusa na Coleta: se os pais ou responsáveis recusarem a coleta, o serviço de atenção à saúde deve orientar sobre os riscos da não realização do exame, verbalmente e por escrito. O fato deve ser então documentado e a recusa assinada pelos pais ou responsáveis.

Triagem Neonatal EM QUALQUER CASO, A COLETA DE AMOSTRAS PARA O PROGRAMA NACIONAL DE TRIAGEM NEONATAL (PNTN) DEVE SER REALIZADA NO PERÍODO NEONATAL

Triagem Neonatal RESPONSABILIDADES DO POSTO DE COLETA orientar os pais da criança a respeito do procedimento que irá ser executado, assim como a finalidade do teste; fazer a coleta e/ou orientar a equipe de coleta; administrar as remessas de amostras colhidas (Controle de remessas enviadas/recebidas); arquivar os comprovantes de coleta e entrega de resultados e outras.

Triagem Neonatal Coletas em papel filtro fornecido pelo laboratório; ATIVIDADES NO POSTO DE COLETA Coletas em papel filtro fornecido pelo laboratório; Armazenar o material em recipiente fechado, longe de umidade; Armazenagem inadadequada_principal causa de dificuldade na coleta e devolução;

Triagem Neonatal AMBIENTE DE COLETA Não é recomendado uso de ar refrigerado; Materiais utilizados: Luvas de procedimento; Lanceta estéril descartável com ponta triangular; Álcool a 70% para assepsia; Algodão e/ou gaze pequena esterilizada; Papel filtro do PNTN.

Triagem Neonatal PROCEDIMENTO DE COLETA: ETAPAS POSIÇÃO DA CRIANÇA: A mãe, o pai ou o acompanhante da criança deverá ficar de pé, segurando a criança na posição de arroto. O profissional que vai executar a coleta deve estar sentado, ao lado da bancada, de frente para o adulto que está segurando a criança.

Triagem Neonatal PROCEDIMENTO DE COLETA: ETAPAS

Triagem Neonatal ASSEPSIA:

Triagem Neonatal PUNÇÃO: Local adequado

Triagem Neonatal Segure o pé e o tornozelo da criança, envolvendo com o dedo indicador e o polegar todo o calcanhar, de forma a imobilizar, mas não prender a circulação.

Triagem Neonatal Coleta de sangue: Aguarde a formação de uma grande gota de sangue. Retire com algodão seco ou gaze esterilizada a primeira gota que se formou. Ela pode conter outros fluidos teciduais que podem interferir nos resultados dos testes.

Triagem Neonatal Encoste o verso do papel filtro na nova gota que se forma na região demarcada para a coleta (círculos); faça movimentos circulares com o papel, até o preenchimento de todo o círculo.

Triagem Neonatal Não permita que o sangue coagule nem no papel nem no pezinho; Repita a mesma operação até que todos os círculos estejam totalmente preenchidos.

Triagem Neonatal SECAGEM DA AMOSTRA: Temperatura Ambiente; Isoladas; Posição horizontal.

Triagem Neonatal AMOSTRAS INADEQUADAS Motivos mais freqüentes de rejeição: quantidade insuficiente

Triagem Neonatal A amostra aparenta estar amassada, raspada ou arranhada, o círculo for tocado com os dedos no momento da coleta; • o sangue for aplicado com tubo capilar ou outro dispositivo.

Triagem Neonatal Amostra molhada A amostra for enviada antes do período de secagem.

Triagem Neonatal Hemólise A amostra estar com o sangue hemolisado, apresentando anéis de soro, prejudicando a uniformidade da quantidade de sangue na amostra.

Triagem Neonatal A amostra estar contaminada A amostra for embalada antes da secagem completa à temperatura ambiente, em embalagem fechada, propiciando a formação de fungos e bolor

AMOSTRAS SATISFATÓRIAS Todos os círculos estão totalmente preenchidos; Tem uma cor marrom-avermelhado; A distribuição de material é homogênea; Não apresenta coágulos, manchas e nem hemólise; Não está arranhada, raspada ou amassada; Não há sinais de contaminação; Todas as informações solicitadas foram preenchidas.

Continua na Próxima aula