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PESQUISA DE MARKETING 9a Aula

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Apresentação em tema: "PESQUISA DE MARKETING 9a Aula"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
PLANEJAMENTO DA COLETA DE DADOS PESQUISA DE MARKETING 9a Aula

2 PLANEJAMENTO DA COLETA DE DADOS
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES ORÇAMENTO DE DESPESAS RECURSOS HUMANOS CONTROLE

3 1. CRONOGRAMA Descrever todas as atividades (por ordem de execução).
Definir o início e o término de cada atividade. Preparação e realização do pré-teste do instrumento (e reformulação do questionário, caso necessário). Preparação do material para coleta de dados. Recrutamento, seleção e contratação de entrevistadores. Preparação de material para treinamento. Treinamento dos entrevistadores. Aplicação dos instrumentos. Verificação dos instrumentos no campo. Verificação do trabalho dos entrevistadores. Verificação dos instrumentos no escritório. Elaboração do relatório final de coleta de dados.

4 2. ORÇAMENTO DE DESPESAS Prever despesas com: salários de supervisores e de pessoal administrativo; materiais e suprimentos; diárias e ajudas de custo;transporte, hospedagem e alimentação; pagamento de entrevistas; telefone e outras comunicações; e reprodução de instrumentos de coleta de dados. Prever as saídas de caixa (tempo), ou seja, quando será realizado o pagamento dessas despesas.

5 3. RECURSOS HUMANOS Pessoal especializado e treinado em relação aos objetivos da pesquisa. A entrevista pessoal é o método de coleta de dados que exige mais cuidado em relação aos recursos humanos. A má escolha dos entrevistadores causa viéses. Deve-se recrutar pessoas com perfil próximo do entrevistado: características demográficas: idade, sexo, formação profissional, nível educacional, estrato sócio-econômico, etc. características psicológicas: motivação, atitudes, percepção, expectativas, etc. características comportamentais: disciplina, honestidade, comunicação, apresentação pessoal, etc.

6 3. RECURSOS HUMANOS É difícil encontrar entrevistadores qualificados, em especial na região das entrevistas (é melhor que seja da região, devido ao custo). Pode-se contratar empresas especializadas na coleta de dados (equipes permanentes de pessoal treinado e arquivo de interessados e suas qualificações). Os entrevistadores precisam ser treinados para que haja alto grau de SIMILARIDADE no processo de coleta. Instruir sobre objetivos da pesquisa, o uso dos instrumentos de coleta, o plano amostral, a abordagem aos respondentes, como conseguir empatia, apresentação pessoal adequada, como efetuar as perguntas, como registrar as respostas e sobre o tipo de público com que irão ter contato. Essas instruções podem estar por escrito.

7 3. RECURSOS HUMANOS Principais erros cometidos por entrevistadores durante as entrevistas: Ausência de empatia entre entrevistador-entrevistado: cuidar apresentação pessoal, a conduta, adaptando-se aos diferentes entrevistados. Forma de perguntar: sempre apresentar os objetivos da pesquisa e prometer sigilo (dados serão tratados no conjunto e não individualmente); conhecer amplamente o instrumento; efetuar todas as perguntas como elas estão escritas e na sequência em que aparecem; quando há dificuldade para obter resposta: repetir a pergunta, aguardar silenciosamente a resposta (dar um tempo); tranquilizar o respondente (“não existem respostas certas ou erradas, apenas a opinião das pessoas sobre o assunto”); estimular através de respostas neutras que não prejudicam os resultados (“algo mais?”; “alguma outra razão?”); deve-se anotar qualquer mudança que tenha ocorrido.

8 3. RECURSOS HUMANOS Forma de registrar a resposta: treinar para registro rápido e correto das respostas (em especial nas questões abertas). Para tal, pode-se gravar as entrevistas ou então usar dois entrevistadores (um toma nota). Ambas aumentam custos. Então: realizar entrevista em local que facilite registro respostas; utilizar lápis; escrever legível; anotar respostas somente durante a entrevista; utilizar palavras dos respondentes; não sumarizar as respostas; aprender a tomar notas (registrar palavras mais importantes; não anotar repetições; utilizar abreviações). Desonestidade: é o preenchimento total ou parcial dos instrumentos com dados falsos ou com a realização de entrevistas com pessoas não indicadas na amostra. Assim, deve-se fazer a verifcação dos instrumentos por amostragem por entrevistador. Durante a coleta os entrevistadores devem ser supervisionados em relação às atividades e ao cumprimento dos prazos.

9 4. CONTROLE É o acompanhamento de todas as atividades planejadas para verificar se há o cumprimento do cronograma estipulado (atividades e prazos) e do orçamento (gastos conforme previstos). Ex.: Definir: Total de entrevistados previstos; total de entrevistas realizadas; recusas; não contatados; percentual de respostas; percentual de recusas; percentual de contatos.


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