Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Acesso ao ensino superior
Advertisements

Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Serviço de Psicologia e Orientação
ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO de BARROS SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO 2015/2016.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Exames Nacionais 2015 Ensino Secundário. A inscrição nos exames é sempre OBRIGATÓRIA Ensino Secundário.
WEB CONFERÊNCIA Distribuição Vagas Pró Universidade Online.
MANUAL DE ORIENTAÇÃO  SEJA BEM VINDO   O material a seguir servirá de apoio para a realização do seu trabalho e para o sucesso em suas vendas.  
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) CARTEIRA NACIONAL ESTUDANTIL Procedimentos para requerimento da CARTEIRA NACIONAL ESTUDANTIL UNÍNTESE | UTP Atualizado.
Entrelaçando Ensino Médio e Ensino Superior. “Nós temos olhos que se abrem para dentro, esses que usamos para ver os sonhos” Mia Couto.
Informação sobre acesso ao ensino superior Explorar ferramentas online de pesquisa de cursos Reflexões sobre o processo.
LICENCIATURA EM MÚSICA. Horário Calendário Acadêmico.
OBJETIVOS DO ENADE Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos previstos nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação. Avaliar.
Introdução e Conceitos.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Prof.ª. Adriana Massucci
RESUMO DO GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO – 2017
Arquitetura e Urbanismo Biologia
MÓDULO PORTAL COORD. STRICTO SENSU SIGAA
Sistema de Cadastro de Alunos 2017
MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA - TECNOLOGIA NUCLEAR O que são os Tópicos Especiais em Tecnologia Nuclear? O que é: os alunos de Mestrado e Doutorado que já realizaram.
Pedido de Matrícula CAGR
PREENCHIMENTO DE UMA NOTA FISCAL E OS LIVROS FISCAIS DE ICMS E IPI
Serviço de Psicologia e Orientação
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos
PROBABILIDADES.
Serviço de Psicologia e Orientação
Serviço de Psicologia e Orientação
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
ANATOMIA PATOLÓGICA - AVALIAÇÃO
Serviço de Psicologia e Orientação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Serviço de Psicologia e Orientação
Endereçamento IP.
Matrícula Matrícula é a Inscrição que permite ao aluno frequentar um estabelecimento de ensino Incluir Alterar Consultar Excluir Encerrar Reativar Imprimir.
RESUMO DO GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO 2017
Matrícula Matrícula é a Inscrição que permite ao aluno frequentar um estabelecimento de ensino Incluir Alterar Consultar Excluir Encerrar Reativar Imprimir.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Matrícula Web
SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
EEEM Profª Salomé Carvalho
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
REGULAMENTO DE INCENTIVOS À PRESTAÇÃO DO SERVIÇO MILITAR
Procedimentos e Instrumentos DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
RESUMO DO GUIA PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS DE AFERIÇÃO – 2017
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
ANA Cristina Lucas Coimbra
Serviço de Psicologia e Orientação
CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL
O PPGLL no contexto das Políticas de Pós-graduação no Brasil
Diretoria de Ensino Região São Vicente
SUMÁRIO Introdução Acesso ao Currículo UNIFACS Tela Principal
Fórum de Coordenadores do Cursos de Graduação
Exames Nacionais do Ensino Secundário Acesso ao Ensino Superior 2005
SERVIÇO DE GESTÃO ACADÊMICA - SECA
Orientações para a Renovação da Matrícula
Ontem, 16:40 Programa de Estágio Para 311ª Zona Eleitoral de Vespasiano  Edital 03/2019 (01 a 28/02/2019)  CURSO: Direito  REQUISITOS:  1- SER ALUNO, REGULARMENTE.
Fórum de Coordenadores dos Cursos de Graduação
Eleições de representantes para compor o Conselho Escolar
Aula 05 Distribuição de freguência Prof. Diovani Milhorim
FORMALIZAÇÃO Início SAIR.
FORMALIZAÇÃO Início SAIR.
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS SP/SADT
Agrupamento do JNE de Viana do Castelo
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS DE HONORÁRIOS
MONITORIA INICIAÇÃO FASE 1 – DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO MONITORIA INICIAÇÃO Encaminhar a CEPE: 1- Ficha de inscrição (Anexo 8). 2- Projeto de pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Serviço de Psicologia e Orientação ACESSO EO ENSINO SUPERIOR

Disciplinas Específicas Documentos Necessários Concurso Nacional Pré-Requisitos Disciplinas Específicas Calendário Exames Documentos Necessários CTeSP

Candidatura ao Ensino Superior - O Ingresso em cada estabelecimento e curso de ensino superior está dependente de limitações quantitativas, decorrentes do número de vagas. - O preenchimento das vagas é realizado através de um concurso nacional - As vagas existentes no ensino superior particular são preenchidas através de concursos institucionais.

Concurso Nacional - Cada Estudante pode concorrer a um máximo de seis pares. estabelecimento/curso, indicados por ordem de preferência. - A candidatura é apresentada, apenas, através do sistema on-line.

Ordenação dos candidatos a cada curso A) classificação final do ensino secundário com um peso não inferior a 50% 65% B) classificação da ou das provas de ingresso (no mínimo uma e no máximo duas e excecionalmente três no caso da candidatura a Medicina), com um peso não inferior a 35% 50% C) classificação dos pré-requisitos de seriação, quando exigidos, com um peso não superior a 15%

Cálculo da média do Ensino Secundário Disciplinas anuais: Classificação final da disciplina (CFD) = Classificação interna da disciplina (CI) (nota 3º período) Disciplina bienais e trienais não sujeitas a exame nacional: CFD = CI10º + CI11º e CFD = CI10º + CI11º + CI12º 2 3 Disciplinas bienais e trienais sujeitas a exame nacional: CFD = 0,7 (CI10º + CI11º ) + 0,3 Classificação exame e 2 CFD = 0,7 (CI10º + CI11º + 12º ) + 0,3 Classificação exame 3

Cálculo da média do Ensino Secundário MES para efeitos de acesso ao ensino superior (escala de 0 a 200) A Classificação Final dos Cursos Cientifico-Humanísticos é a média aritmética simples, arredondada às décimas, da classificação final obtida em todas as disciplinas do plano de estudo do respetivo curso, com exceção das disciplinas de Educação Física e de Educação Moral e Religiosa, e convertida na escala de 0 a 200 pontos.

Candidatura On-line Os alunos devem pedir a senha de acesso à candidatura on-line, disponível na página da internet www.dges.gov.pt e posteriormente apresentar esse recibo de pedido de atribuição de senha na escola secundária onde se inscreverem para exames nacionais, juntamente com o respetivo boletim de inscrição nos exames.

Pré-Requisitos Compete a cada estabelecimento de ensino superior decidir se a candidatura a algum dos seus cursos deverá estar sujeita à satisfação de pré-requisitos e fixar seu conteúdo. - Os Pré-requisitos são condições o de natureza física, funcional ou vocacional que assumem relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior. Pré-Requisitos

Pré-Requisitos C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z. Alguns dos pré-requisitos exigem a realização de provas de aptidão física, funcional ou vocacional é certificada através da Ficha Pré-Requisitos, emitida pela instituição onde foram realizadas as provas e assinalada no formulário de candidatura online. C, G, I, K, M, P, R, V, Y e Z. Outros pré-requisitos não exijam provas de aptidão física, funcional ou vocacional , são entregues pelos candidatos no ato da matrícula e inscrição no ensino superior, no par instituição/curso que os exige, caso ali venham a obter colocação, sendo condição indispensável para a realização da matrícula e inscrição. A, B, D, E, F, Q, U e X.

Exames Nacionais/Provas de Ingresso Os alunos podem utilizar na candidatura em 2018 os exames nacionais do ensino secundário feitos em 2016, 2017 e 2018 - Na 1ª fase do concurso de acesso ao ensino superior, podem ser utilizados como provas de ingresso os exames nacionais do ensino secundário realizados na 1ª fase.

Exames Nacionais/Provas de Ingresso (continuação) - Os alunos podem repetir os exames nacionais do ensino secundário, com vista à sua utilização como provas de ingresso, podendo depois utilizar a melhor classificação para efeitos de acesso ao ensino superior. - As provas de ingresso cujos exames nacionais o estudante terá de realizar para a candidatura a cada curso, em cada estabelecimento de ensino superior, são propostas pelo próprio estabelecimento, de entre um elenco fixado pela Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Exames Nacionais/Provas de Ingresso (continuação) - O exame nacional da prova de ingresso só será válido para efeitos de acesso ao ensino superior se a sua classificação for igual ou superior ao valor fixado (que será 95, na maior partes dos casos, mas podendo ser superior em algumas situações)

Exames

Documentos Necessários Cartão de identificação Senha de candidatura, enviada para os endereços de correio eletrónico fornecidos pelos alunos no pedido de atribuição de senha. Ficha ENES 2018 www.dges.mctes.pt

CTESP - CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS É um novo tipo de formação superior, com a duração de dois anos que inclui seis meses de estágio numa empresa; Confere o Diploma de Técnico Superior Profissional; É um curso de Nível 5 do Quadro Nacional de Qualificações.