O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Advertisements

Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
Expansão Marítima e Comercial
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª. Silvia Helena.
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
LA CRISE DE L'EMPIRE PORTUGAIS DE L'ORIENT. A partir de meados do século XVI, o Império Português do Oriente começou a atravessar um período de crise.
Expansão Marítima "Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas.
A DESCOBERTA DO BRASIL Portugal navegava desde o século XV. Os temores eram muitos: “acreditava-se que além do Cabo Bojador, os brancos tornar-se-iam negros,
O trabalho dos mercadores medievais. Os primeiros mercadores medievais realizavam suas atividades em viagens por rotas fluviais, marítimas e terrestres,
IDADE CONTEMPORÂNEA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia.
Grandes Navegações. Imaginário Europeu na Idade Média Europeus não tinham conhecimento do mundo além do Mar Mediterrâneo e norte da África Surgiram, histórias.
Rumos possíveis, rumos proibidos – ou quase
Preparatório EsPCEx História Geral
Expansão e mudança nos séculos xv e xvi
BRASIL – DE PAÍS AGROEXPORTADOR A PAÍS INDUSTRIALIZADO CAPÍTULO 1
EXPANSÃO MARÍTIMA.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
O Antigo Regime em Portugal
ECONOMIA INTERNACIONAL
A presença portuguesa em África
A Expansão Marítima Navegando por Mares
O Império Inglês.
Expansão Marítima.
Portugal e a Expansão* Comercial * conceito base - IMPERIALISMO
ECONOMIA INTERNACIONAL
RENASCIMENTO Quando: entre os séculos XIV e XVI;
Do ponto de vista político é caraterizado pelo absolutismo monárquico
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Expansão Marítima Espanhola
A gênese geoeconômica do território brasileiro
Assim fomos abrindo aqueles mares,
Preparatório EsPCEx História Geral
A FORMAÇÃO DA MONARQUIA PORTUGUESA
A liberdade guiando o povo
Preparatório EsPCEx História Geral
Globalização e blocos econômicos
Onde? ING (início), FRA (auge);
EXPANSÃO MARÍTIMA E ENCONTRO CULTURAL
Colonização – conceitos básicos
Cosmopolitismo de lisboa e Sevilha
AMÉRICA PORTUGUESA PRÉ-COLONIAL
Suporte multimédia de aula E1/PPT n. 3
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
PORTUGAL E A GRANDES NAVEGAÇÕES
Expansão Marítima: o processo ibérico
Monarquias Absolutistas e economia mercantilista
ESTUDO COMPARADO: PORTUGAL, ESPANHA E INGLATERRA
Capitalismo Comercial ou Mercantilismo
Preparatório EsPCEx História Geral
Expansão Marítima: princípios e motivações
A colonização das Américas
A Expansão Marítima Portuguesa
Mercantilismo Profª Maiara Alves.
OS REINOS AFRICANOS.
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA (séculos XV e XVI)
História de Portugal - Programa
Preparatório EsPCEx História Geral
Introdução à História.
MULTICULTURALIDADE.
O ANTIGO REGIME.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O mercantilismo Colbertismo.
A CRISE DO IMPÉRIO PORTUGUÊS DO ORIENTE
Primeiros habitantes e chegada dos portugueses
Transcrição da apresentação:

O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários países da Europa, principalmente POR, ESP, FRA e ING. Característica básica e fundamental: intervenção do Estado na economia.

ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO Apóia os negócios burgueses Sustenta a nobreza ESTADO ABSOLUTISTA OBJETIVOS MERCANTILISMO MEIOS METALISMO: Entesouramento de metais preciosos. Protecionismo Colonialismo Fortalecimento do poder real. Pirataria Balança comercial favorável.

Características do mercantilismo na Europa: ESPANHA – Bulionismo (estocagem de ouro e prata). INGLATERRA – Adoção de tarifas protecionistas, desenvolvimento da frota naval e da marinha mercante para o comércio externo, desenvolvimento das manufaturas. Política conhecida como comercialista e posteriormente industrialista. FRANÇA – Colbertismo: limitação de importações e desenvolvimento de manufaturas de artigos de luxo e criação de companhias de comércio. Devido ao estímulo da indústria, também ficou conhecido como industrialismo. COLBERT

AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações européias iniciaram um processo de exploração e conquistas em novos territórios, que ampliou o mundo até então conhecido. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVI. Causas: busca de especiarias nas Índias; busca de metais preciosos; tentativa de romper o monopólio comercial das cidades italianas; expansão da fé cristã (justificativa);

fortalecimento das monarquias nacionais e desenvolvimento da política mercantilista; Renascimento cultural; surgimento de novos aparelhos para a navegação (bússola, astrolábio, caravela, desenvolvimento da cartografia...); alívio de tensões sociais (secundário); guerras para ocupar e prestigiar nobres (secundário).

Pioneirismo português: centralização prematura; burguesia mercantil atuante; posição geográfica estrategicamente favorável; Escola de Sagres (secundário); As principais viagens: 1415: Ceuta (POR);

1488: Cabo da Boa Esperança - Bartolomeu Dias (POR); 1492: América – Cristóvão Colombo (ESP);

1498: Índias (via África) – Vasco da Gama (POR); 1500: Brasil – Pedro Álvares Cabral (POR); 1519: Circunavegação – Fernão de Magalhães (ESP); ROTA DE VASCO DA GAMA DESCOBRIMENTO DO BRASIL CIRCUNAVEGAÇÃO

Disputa entre POR e ESP pelas novas terras: Bula Intercoetera (1493): 100 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Tratado de Tordesilhas (1494): 370 léguas a partir de Cabo Verde. Terras no lado Ocidental pertenceriam a Espanha. Terras no lado Oriental pertenceriam a Portugal. Esse tratado substituiu o anterior.

O TRATADO DE TORDESILHAS:

Conseqüências das navegações: deslocamento do eixo econômico do Mar Mediterrâneo para o Oceano Atlântico (Oriente para Ocidente); ampliação do comércio (em escala mundial); fortalecimento das monarquias européias; desenvolvimento técnico e científico.