Colégio de Nossa Senhora de Fátima

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Transcrição da apresentação:

Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2017/2018 As redes de transporte Filipe Botelho

UMA IMAGEM RECORTADA Caravana no Níger FOTOGRAFIAS - UMA IMAGEM RECORTADA

UMA IMAGEM RECORTADA Comboio no Bangladesh FOTOGRAFIAS - UMA IMAGEM RECORTADA Comboio no Bangladesh

Modos transporte: Os transportes Terrestres Rodoviário Ferroviário Tubular Aquáticos Marítimos Fluviais Aéreos Aviões

Transporte tubular  Transporte de petróleo ou gás natural através de tubos, de dimensão variável.

O desenvolvimento dos transportes é/foi importante porque: Permite uma crescente mobilidade das pessoas  aumento da acessibilidade; Facilita a distribuição de mercadorias; Promove o desenvolvimento de serviços (seguradoras, empresas de distribuição) e de outras atividades económicas  emprego Contribui para a expansão das áreas urbanas, turísticas e industriais; Quebra o isolamento das regiões mais periféricas.

O desenvolvimentos dos transportes O desenvolvimento dos modos de transporte levou a um aumento da sua rapidez, reduzindo a distância tempo Associado ao aumento da rapidez também se verificou um aumento da capacidade de carga dos transportes e consequentemente uma diminuição do custo. Menor distância-custo

O desenvolvimentos dos transportes

A densidade das redes de transporte no Mundo

A densidade das redes de transporte no Mundo As maiores densidades encontram-se: Nos países desenvolvidos; No litoral de alguns países em desenvolvimento (Brasil e África do Sul) Ou seja nas regiões onde o desenvolvimento económico e social é maior e bastante populosas As menores densidades encontram-se: Nos países em vias de desenvolvimento; Nas áreas desabitadas; Esta desigualdade no desenvolvimento das redes de transporte aprofunda ainda mais as desigualdades entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento

Variação da densidade das redes de transporte por modos de transporte Transporte rodoviário: A rede de transporte rodoviário apresenta maior densidade, qualidade e segurança nos países desenvolvidos do que nos em desenvolvimento. No entanto, é o modo de transporte com a rede mais densa nestes últimos.

Transporte ferroviário: Apesar de apresentar maior densidade e qualidade nos países desenvolvidos, alguns países, especialmente os de grande dimensão e com muita população (India e China), apresentam importantes redes ferroviárias

Transporte tubular: Os principais oleodutos e gasodutos ligam as áreas produtoras às áreas consumidoras e aos portos. Verifica-se uma grande densidade de gasodutos no espaço europeu, pois o gás natural é uma das importantes fontes de energia desta região (gasodutos como forma de distribuição por todos os países/cidades).

Transporte aéreo: É o meio de transporte de excelência entre os países desenvolvidos. As principais ligações/rotas estabelecem-se entre a Europa e a América do Norte e entre estas e a Ásia Oriental.

Transporte marítimo: As mais importantes rotas de transporte são as que se estabelecem no Atlântico Norte (Europa/América), no canal do Suez (Ásia/Médio Oriente/Ásia) e Panamá (América/Ásia)

Relação dos modos de transporte com distância-custo

Relação dos modos de transporte com distância-custo Transporte rodoviário  Mais rentável no transporte de passageiros e mercadorias a curtas e médias distâncias Transporte ferroviário  Transporte de mercadorias a médias e longas distâncias e no transporte de passageiros dentro das cidades ou do centro para a periferia das mesmas. Quando apresenta alta velocidade (TGV) pode ser vantajoso de passageiros a médias distâncias. Transporte marítimo  Transporte de grandes mercadorias a longas distâncias. Transporte aéreo  Transporte de passageiros ou de pequenas cargas perecíveis ou valiosas a longas distâncias.