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O que você deve saber sobre Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova O que você deve saber sobre DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS O estabelecimento de comunidades biológicas em um ambiente depende da interação das populações entre si e com os fatores abióticos do ecossistema.

I. Populações Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS

Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova I. Populações Nicho ecológico: conjunto de relações e de atividades características da espécie no local onde ela vive, incluindo tipos de alimento, hábitos, inimigos naturais, tipos de moradia etc. Modificações nos fatores constituintes do nicho ecológico de uma população podem provocar alterações nas taxas de natalidade, mortalidade, emigração (saída de indivíduos do hábitat) e imigração (entrada de indivíduos no hábitat) dessa população biológica. Potencial biótico: capacidade máxima de crescimento populacional de uma espécie em certo período, que pode ser determinado por: tempo de eclosão de ovos, número de filhotes por gestação etc. DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS

CURVA DE CRESCIMENTO REAL DE UMA POPULAÇÃO Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova I. Populações CURVA DE CRESCIMENTO REAL DE UMA POPULAÇÃO Representação sem escala Tamanho populacional máximo suportado pelo ambiente Curva de crescimento real Curva de potencial biótico Tempo No de indivíduos Resistência do meio DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS

II. Relações ecológicas Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova II. Relações ecológicas Colônia Harmônicas Não há prejuízo para nenhum organismo. Sociedade Intraespecíficas Interação entre indivíduos da mesma espécie Competição Desarmônicas Há prejuízo para ao menos uma espécie da relação. Canibalismo Mutualismo Protocooperação Harmônicas Comensalismo Interespecíficas Não há prejuízo para nenhum organismo. Inquilinismo Interação entre indivíduos de espécies diferentes Epifitismo Professor: para mais informações sobre as relações ecológicas, consulte a tabela das páginas 56 e 57 do material impresso. Competição Desarmônicas Predação Há prejuízo para ao menos uma espécie da relação. Parasitismo Antibiose DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS 5

II. Relações ecológicas Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova II. Relações ecológicas Espécies invasoras: introduzidas em ecossistemas pela ação humana de modo voluntário (para fins comerciais, por ex.) ou involuntário (presentes no lastro de navios, por ex.). No novo ambiente, as invasoras estabelecem relações ecológicas desarmônicas com as espécies nativas, podendo levá-las à extinção. Professor: para mais informações sobre as relações ecológicas, consulte a tabela das páginas 56 e 57 do material impresso. DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS

III. Sucessão ecológica Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova III. Sucessão ecológica Processo de formação ou restauração de um ecossistema ao longo do tempo. É iniciado pelas espécies pioneiras, cujas características permitem seu desenvolvimento em ambientes menos favoráveis (com elevadas variações de temperatura e umidade): são autotróficas, têm ciclo de vida curto, elevado número de filhotes e sistema de absorção de água eficiente, entre outras. A presença das espécies pioneiras modifica os fatores abióticos do ecossistema, favorecendo a sobrevivência no ambiente de espécies menos tolerantes. Modificações sucessivas na comunidade biológica e nos fatores abióticos de um ecossistema resultam em uma comunidade estável, chamada comunidade clímax. Uma comunidade clímax apresenta maior biodiversidade, a máxima biomassa suportada pelo ecossistema e homeostase, i.e., a capacidade de se manter estável apesar das variações ambientais. DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS

Representação sem escala Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova III. Sucessão ecológica SUCESSÃO SECUNDÁRIA Representação sem escala Tempo em anos DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS

De acordo com o gráfico: Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova 1 (Fuvest-SP) A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima. De acordo com o gráfico: a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6. b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20. c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada. d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população. e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS – NO VESTIBULAR

4 Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova (Unirio-RJ) O lemingue, cujo nome científico é Lemmus memmus, é um pequeno roedor que pesa por volta de 30 gramas e tem cerca de 15 cm de comprimento, com uma cauda de apenas 2 cm, quando presente. São herbívoros e sua dieta consiste exclusivamente de ervas, raízes e plantas pequenas que são encontradas nas tundras da Escandinávia e da Rússia setentrional. Seu número varia de maneira notável. Periodicamente as populações sofrem uma grande flutuação numérica, oscilando bruscamente, por motivos ainda mal conhecidos. Normalmente, os indivíduos afastam-se pouco dos abrigos; mas, em condições de superpopulação, invadem vales e encostas em busca de alimento e abrigo. Em verões longos e favoráveis à população vegetal, os lemingues multiplicam-se desmesuradamente. Essa marcha pode terminar, para muitos animais, às bordas dos fiordes, de onde despencam para a morte certa, no mar. Todas as populações animais sofrem oscilações, cíclicas ou não, devido às causas variáveis, mas nenhuma despenca com as características espetaculares dos lemingues. Muito se escreveu, sem qualquer fundamento biológico, a respeito das colunas em marcha e do suicídio coletivo. Disponível em: <www.saudeanimal.com.br/lemingue.htm> EXERCÍCIOS ESSENCIAIS Os ecólogos consideram que duas forças antagônicas regulam o tamanho da população: o potencial biótico (PB), representado no gráfico pela curva CPB, e a resistência ambiental (R), que resultam no crescimento real (CR) de uma população, representado no gráfico pela curva CCR. DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS – NO VESTIBULAR

Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova 4 Com base nas informações fornecidas e no gráfico apresentado, explique, sucintamente, o que as forças representam para uma população, ilustrando cada explicação com um exemplo. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: PB: força que tende a fazer uma população crescer; capacidade potencial de uma população aumentar numericamente em condições ambientais favoráveis. Exemplos: taxa de reprodução; habilidade para migração ou dispersão; mecanismos de defesa; habilidade para suportar condições adversas. R: força que tende a impedir o crescimento da população; combinação de fatores bióticos ou abióticos que impedem o crescimento da população. Exemplos: falta de água ou de alimentos; falta de espaço ou hábitat conveniente; presença de predadores, parasitas; doenças; competição. DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS – NO VESTIBULAR

Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova 11 (Unicamp-SP) Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os dados na figura: a) Que relações ecológicas poderiam explicar a variação do número de indivíduos das espécies A e B a partir da introdução da espécie C? Justifique sua resposta. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: A introdução da espécie C provocou a diminuição da espécie B. Essa diminuição poderia ser explicada pela competição entre as espécies C e B ou pela predação da espécie B pela C. Se a espécie B estivesse competindo com A, a introdução da espécie C poderia resultar em benefício (protocooperação) para a espécie A, cuja população, dessa forma, aumentaria. b) Os pesquisadores também observaram que uma espécie de ave que visitava a lagoa diariamente para se alimentar não foi mais vista algum tempo depois da introdução da espécie C. Explique o que pode ter provocado esse fato. Que nível(is) trófico(s) essa ave ocupa? RESPOSTA: Provavelmente, a ave se alimentava da espécie B, e a introdução da espécie C provocou o desaparecimento desta. Essa ave pode ocupar dois níveis tróficos: o 3º ou um nível superior. DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS – NO VESTIBULAR

Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que: Bio-cad-1-top-9 – 3 Prova 17 (Unifesp) Analise a figura. A figura mostra o processo de ocupação do solo em uma área dos pampas gaúchos. Considerando a sucessão ecológica, é correto afirmar que: a) na fase 2, temos a sucessão secundária, uma vez que, na 1, teve início a sucessão primária. b) ocorre maior competição na fase 3 que na 4, uma vez que capins e liquens habitam a mesma área. c) após as fases representadas, ocorrerá um estágio seguinte, com arbustos de pequeno porte e, depois, o clímax, com árvores. d) depois do estabelecimento da fase 4 surgirão os primeiros animais, dando início à sucessão zoológica. e) a comunidade atinge o clímax na fase 4, situação em que a diversidade de organismos e a biomassa tendem a se manter constantes. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES E DAS COMUNIDADES BIOLÓGICAS – NO VESTIBULAR