Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População: Unidade 2 AS ÁREAS URBANAS: DINÂMICAS INTERNAS
AS ÁREAS URBANAS: DINÂMICAS INTERNAS Espaço Urbano ≠ Espaço Rural
Espaço Rural Espaço onde a ocupação do solo é predominantemente agrícola (terras de cultura, pastagens e bosques), a habitação é geralmente uni familiar e a população activa dedica-se sobretudo a actividades agrícolas, mas não exclui outras actividades não agrícolas que aqui também se inserem.
Espaço Urbano Espaço densamente ocupado e elevado índice de construção. Grande concentração de actividades dos sectores secundário e sobretudo do terciário.
A oposição Espaço Rural/Espaço Urbano
A oposição Espaço Rural/Espaço Urbano: A ocupação do solo; As actividades económicas dominantes; A concentração populacional; A Dinâmica populacional; As deslocações diárias; A Acessibilidade;
A ocupação do solo Urbano Rural Agricultura, Pecuária Floresta. Áreas residenciais, Comercio Serviços; Indústria Equipamentos Sociais e Culturais Infra-estruturas de transportes Rural Agricultura, Pecuária Floresta.
As actividades económicas dominantes Urbano Sector Secundário e Terciário Rural Sector Primário.
A Dinâmica populacional Urbano Áreas em crescimento demográfico e com forte atracção populacional: motores de crescimento económico, de competitividade e de emprego. Rural Áreas com perda de população (êxodo rural) e mais envelhecidas.
A concentração populacional Urbano Muito maior a nível urbano: Locais com população superior a 5000 habitantes ou com densidade >a 500 hab. por Km2. Rural Fraca densidade populacional com construções baixas e uni familiares.
As deslocações diárias Urbano Movimentos pendulares muito intenso Rural Fracas deslocações Pendulares.
A Acessibilidade Urbano Rural Rede de transportes e de comunicações muito densa Lugares de boa acessibilidade Rural Redes de transporte e comunicações precárias e insuficientes. Fraca acessibilidade
Taxa de urbanização: % de população urbana em Evolução da Taxa de Urbanização em Portugal Taxa de urbanização: % de população urbana em relação à total – reflecte a tendência de concentração da população nas áreas urbanas. 65%
Taxa de Urbanização na UE dos Quinze, 2003 A taxa de urbanização em Portugal aumentou, significativamente, o que se deve, sobretudo, à alteração do método de cálculo da população urbana. Actualmente, o Sistema Estatístico Nacional considera urbanos, além das cidades, os locais com população superior a 5000 habitantes ou com densidade superior a 500 habitantes por Km2. Apesar desta alteração, em Portugal a taxa de urbanização é ainda das mais baixas da União Europeia dos Quinze.
AS ÁREAS URBANAS: DINÂMICAS INTERNAS Centro Urbano Cidade ≠ São frequentemente utilizados como sinónimos mas, há cidades que não são centros urbanos e estes não são necessariamente cidade.
Centro Urbano e Cidade Uma cidade é uma categoria atribuída por ser uma entidade político administrativa ou por esta lhe ter sido atribuída por forma honorífica, por no passado histórico ter havido um motivo que o justificou, ainda que essa mesma entidade, actualmente não cumpra os critérios de definição de cidade. Centro urbano são os locais com população superior a 5000 habitantes ou com densidade superior a 500 habitantes por Km2.
Não há duas cidades iguais No entanto há características comuns
Hong Kong
Rio de Janeiro - Favela
Toronto
Xangai
S. Paulo
Nova Iorque
Miranda do Douro
Mértola
Beja
Porto
Lisboa
Características de cidades Actividades Económicas Serviços Comércio Indústria Elementos Sociais Grande concentração de demográfica Grande densidade de construção Elementos Morfológicos Aspectos arquitectónicos Infra-estruturas de transporte Jardins e Parques Transportes Rodoviário Ferroviário
Características de cidades Densa ocupação humana (Pop. Total e Dens. Populacional) Elevado índice de construção (edifícios altos e concentrados); Grande concentração de actividades económicas: serviços (administrativos, sociais e políticos) e, comércio; Elevado nº de equipamentos sociais e culturais de lazer e educação; Bem servidas de transporte e comunicação; Elevado fluxo de trânsito e de pessoas.