Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enfª Renata Ucha Teixeira
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Aluna: Dra. Liliana Pérez Amaro Orientador:Thiago Santos De Souza
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Renata Vale Soares da Fonseca Orientadora: Érica Almeida Coelho
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas – UFPel Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 06 Melhoria.
Melhoria da atenção à Saúde Bucal das gestantes e puérperas da UBS Arapiranga, Rio de Contas/ Bahia Débora Silva Medeiros Cirurgiã Dentista.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7   Trabalho de Conclusão de.
Gabriel Hernandez Chagime
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
Arlis Martinez Rodriguez Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Wolfang Stable Báez Orientador:Pablo Viana Stolz
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria da Atenção Pré-natal e ao Puerpério na UBS Floresta, Bagé/RS
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância (EaD) Turma 5. Trabalho de.
Geanine Carpenedo dos Santos
Especialização em Saúde da Família
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA VI Melhoria na Atenção ao Pré-Natal e Puerpério na UBS de Nova Cidade, no município de Natal/RN Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha Natal / 2015

Introdução Caracterização do município de Natal – RN Censo demográfico de 2010: 803.739 hab; 60 Unidades de Saúde, 35 com Estratégia de Saúde da Família distribuídas em 5 distritos; 3 equipes de NASF 1 e 3 CEO; Unidade Básica de Saúde de Nova Cidade População adscrita de, aproximadamente, 7331 hab. (1740 famílias);

Introdução Unidade Básica de Saúde de Nova Cidade UFRN e UnP: Enfermagem e Fisioterapia; Problema de estrutura física, instrumentos de trabalho e recursos humanos; Situação do Pré-Natal e Puerpério na Unidade Básica de Saúde de Nova Cidade anterior à Intervenção 41% cobertura Pré-natal e 65% Puerpério; Prontuário médico, cartão da gestante, grupo de gestantes; visita das gestantes à Maternidade de Felipe Camarão;

Objetivos Objetivo Geral: Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério na Unidade Básica de Saúde de Nova Cidade, em Natal-RN. Objetivos Específicos: Ampliar a cobertura de pré-natal e puerpério; Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade; Melhorar a adesão ao pré-natal e puerpério; Melhorar o registro do programa de pré-natal e puerpério; Realizar avaliação de risco; Promover a saúde no pré-natal e puerpério;

Metodologia Duração do Projeto de Intervenção: 12 semanas; Melhoria do atendimento do Programa Pré-Natal e Puerpério das gestantes residentes na área adscrita à Unidade Básica de Saúde de Nova Cidade (Equipes 12 e 13); Utilização do Protocolo Caderno de Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (BRASIL, 2012). Grupo de Gestantes quinzenal;

Logística Estimativa: 45 gestantes atendidas na Unidade Básica de Saúde de Nova Cidade; Protocolo Caderno de Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco (BRASIL, 2012); Ficha – espelho;

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Ampliar a cobertura de pré-natal e puerpério Alcançar 70% de cobertura das gestantes cadastradas no Programa de Pré-natal da unidade de saúde Proporção de gestantes cadastradas no Programa de Pré-Natal

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Ampliar a cobertura de pré-natal e puerpério Garantir a 80% das puérperas cadastradas no programa a consulta puerperal antes dos 42 dias após o parto Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré- Natal no primeiro trimestre de gestação. Proporção de gestantes captadas no primeiro trimestre de gestação

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré- natal e puerpério realizado na Unidade. Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes. Garantir a 100% das gestantes a solicitação de exames laboratoriais de acordo com protocolo. Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina antitetânica em dia. Garantir que 100% das gestantes estejam com vacina contra hepatite B em dia. Proporção de gestantes com o esquema da vacina anti-tetânica completo. Proporção de gestantes com o esquema da vacina de Hepatite B completo.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal. Proporção de gestantes com avaliação de necessidade de atendimento odontológico.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas. Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Examinar as mamas em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Examinar o abdome em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Realizar exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Avaliar o estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas no Programa.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. Avaliar intercorrências em 100% das puérperas cadastradas no Programa. Prescrever a 100% das puérperas um dos métodos de anticoncepção.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar a adesão ao pré-natal e puerpério. Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal. Realizar busca ativa em 100% das puérperas que não realizaram a consulta de puerpério até 30 dias após o parto. Proporção de gestantes com o esquema da vacina anti-tetânica completo. Proporção de puérperas faltosas à consulta que receberam busca ativa.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: Melhorar o registro do programa de pré-natal Manter registro na ficha espelho de pré-natal/vacinação em 100% das gestantes. Manter registro na ficha de acompanhamento do Programa 100% das puérperas. Objetivo: Realizar avaliação de risco Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: . Promover a saúde no pré-natal e puerpério Garantir a 100% das gestantes orientações nutricional durante a gestação. Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes. Orientar 100% das gestantes sobre os cuidados com o recém- nascido (teste do pezinho, decúbito dorsal para dormir). Orientar 100% das gestantes sobre anticoncepção após o parto. Orientar 100% das gestantes sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação.

Objetivos, Metas e Resultados Objetivo: . Promover a saúde no pré-natal e puerpério Orientar 100% das gestantes sobre higiene bucal. Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre os cuidados do recém-nascido. Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre aleitamento materno exclusivo. Orientar 100% das puérperas cadastradas no Programa sobre planejamento familiar.

Discussão Índices satisfatórios: Ficha-espelho (acompanhamento, registro vacinas, exames); Sulfato ferroso e ácido fólico; Gestar e Clicar; Saúde Bucal; Incorporação na rotina do serviço;

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem Aprendizagem sobre Saúde da Família: Estruturação física e burocrática de uma unidade de saúde; Patologias mais relevantes; Projeto de Intervenção: Melhoria da saúde na comunidade; Pontos positivos x Pontos negativos.

Referências BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual Técnico para Pré-Natal e Puerpério: Atenção Qualificada e Humanizada. Brasília-DF: 2006. 162 p. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de Atenção Básica: Atenção ao Pré-Natal de Baixo Risco. Brasília-DF: 2012. 320 p. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Manual de Estrutura Física das Unidades Básicas de Saúde: Saúde da Família. Brasília-DF: 2008. 56 p. ALBUQUERQUE, R.A. et al. Production of comprehensive prenatal care: a pregnant woman’s route at a primary family healthcare unit. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.15, n.38, p.677- 86, jul./set. 2011. SILVEIRA, Denise Silva da; SANTOS, Iná Silva dos and COSTA, Juvenal Soares Dias da. Atenção pré-natal na rede básica: uma avaliação da estrutura e do processo. Cad. Saúde Pública [online]. 2001, vol.17, n.1, pp. 131-139. ISSN 0102-311X.

Muito Obrigada!