o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Concordância Nominal.
Advertisements

Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Concordância Nominal.
ESQUEMA CONCORDÂNCIA NOMINAL
Sintaxe de Concordância II: Concordância Nominal
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Edito Romão.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
CONCORDÂNCIA NOMINAL Pofessora: Josiane.
Mais concordância....
CONCORDÂNCIA NOMINAL módulos 17 e 18 página 255
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. Karen Olivan.
Concordância Nominal.
PROF. GEORDANO VALENTE RAAD
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância verbal Concordância nominal Quezia Lopes
Concordância Nominal.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância nominal.
Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE
Concordância Nominal Professora Patrícia.
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância nominal Consiste na adaptação de uns nomes aos outros, harmonizando-se nas suas flexões com as palavras a que se relacionam. Aqueles dois.
Concordância Nominal Concordância Verbal
CONCORDÂNCIAS ESPECIAIS
Prof. Msc. Richard da Silva
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
Concordância Nominal.
Revisão Gramática Prof. Valmir.
Concordância Nominal Adjetivos ( nomes ou pronomes), artigos e numerais concordam em gênero e número com os substantivos de que dependem. Ex: Aqueles dois.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL. REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM PESSOA E NÚMERO. EXEMPLO: Nós fomos ao cinema. Os anúncios saíram com atraso.
CONCORDÂNCIA NOMINAL. REGRA GERAL: Os determinantes concordam em gênero e número com os substantivos. Estes são os meus dois corajosos cachorros marrons.
CONCORDÂNCIA NOMINAL REGRA GERAL Os meus dois melhores amigos viajaram Aqueles dois alunos estudam muito. Aqueles dois meninos estudioso leram livros antigo.
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 10. O Artigo AULA DIGITAL.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 11. Adjetivo AULA DIGITAL.
1 Linguagem, Códigos e suas Tecnologias AULA DIGITAL LÍNGUA PORTUGUESA 13. Pronomes AULA DIGITAL.
As palavras ou expressões que estabelecem relação de modificação do sentido de outras dentro de uma frase são chamadas de modificadores.
Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito, mesmo que o sujeito apareça DEPOIS do verbo. Concordância verbal.
CLASSES DE PALAVRAS E SEUS EMPREGOS
Determinantes e pronomes possessivos
Prof. Deivis Luís André.
Prof. Zaine Santos - Escola Villare
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Indefinidos.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Segurança do Trabalho Módulo I - Comunicação e Expressão
Classes de palavras Aulas 5 e 6 – Alfa 01 – Pág. 195
O advérbio e a construção de sentido no texto
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Concordância Verbal Regra Geral: o verbo concorda com o sujeito ao qual se refere: Marcos e Ana viajarão nas férias. Sujeito Composto posposto ao verbo:
Vírgula.
CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL
Concordância Nominal Prof: Juliano Zamperete.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
Acentuação Gráfica Monossílabas Oxítonas ditongos abertos Paroxítonas Proparoxítonas Hiato A, E, O (S) EM, ENS DITONGO S + + Terminada s: L, I, N, U, X.
GRAUS DOS ADJETIVOS PROFESSORA: RITA TRINDADE.
Dificuldades da Língua Portuguesa
CONCORDÂNCIA NOMINAL E VERBAL
Como Catequiza Jesus.
Transcrição da apresentação:

o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. CONCORDÂNCIA NOMINAL o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo.  

1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo se apenas a ele se refere: Lá estava o cavalo e a casa DESTELHADA.  

irá para o plural se sua referência se estender a todos; se todos os substantivos são do mesmo gênero, este será conservado: Aquele foi um beijo e um abraço DEMORADOS.

Ela tem roupa e casa LIMPAS. Messi e Neymar saíram APLAUDIDOS.

Se os gêneros são diferentes, receberá o adjetivo flexão masculina: Mulher e marido BRIGUENTOS devem ter paciência.

c) o adjetivo concorda em gênero e número com o mais próximo: - quando os substantivos são sinônimos entre si: O furor e a raiva HUMANA podem matar. - quando os substantivos se alinham em gradação: A inteligência, o esforço, a dedicação EXTRAORDINÁRIA venceu tudo.

Adjetivo anteposto a dois ou mais substantivos: Concorda com o substantivo mais próximo em gênero e número: Escolheste MAU lugar e hora para falar no assunto. AROMÁTICAS rosas e cravos adornam o jardim. .

Muito nos ensinaram os GRANDES Machado de Assis e José de Alencar. Se o adjetivo estiver anteposto a nomes próprios de pessoas ou a títulos, deverá ir para o plural: Muito nos ensinaram os GRANDES Machado de Assis e José de Alencar. Os AFORTUNADOS embaixador dos Estados Unidos e primeira-ministra de Israel escaparam do atentado.

 CASOS ESPECIAIS ANEXO é adjetivo e, em consequência, concorda com o substantivo a que se relaciona em gênero e número. "... foi professor de Gramática, Geografia e História na escola ANEXA à militar." (Fausto Barreto) "Vão ANEXAS as palavras que lhe ouvi." (apud Cândido Jucá Filho)

ANEXA à presente, enviamos a relação das mercadorias ANEXA à presente, enviamos a relação das mercadorias. No processo de compra, não estavam ANEXOS os orçamentos. Em anexo é expressão adverbial, portanto, invariável.

INCLUSO Remeto a V.S.as., INCLUSA nesta pasta, uma fotocópia do recibo. Remeto a V.S.as. o recibo INCLUSO nesta pasta.

LESO Cometeu crime de LESO-patriotismo. Ajudar esses espiões seria crime de LESA-pátria.

MESMO Como adjetivo é variável e equivale a idêntico, igual, análogo. "Os fantasmas não fumam, porque poderiam fumar a si MESMOS." (Mário Quintana) Os alunos MESMOS organizaram o trabalho.

A viagem do sono nem sempre é a MESMA viagem." (Paulo Mendes Campos) "Percorrera aquela MESMA senda, aspirava aquele MESMO vapor que baixava denso do céu verde." (L.F. Telles)

b) Como advérbio é invariável e corresponde a justamente, exatamente, ou ainda,até. "Você esperneia, revolta-se - adianta? MESMO sua revolta foi protocolada." (C.D.A.) "Livro raro, MESMO, é aquele que foi emprestado e foi devolvido." (Plínio Doyle)

Atenção!!!! Não se deve empregar:  conosco mesmos ou convosco mesmos; o correto é: com nós mesmos e com vós mesmos.

Eu PRÓPRIA conferi a carga, disse a secretária. OBRIGADO, respondeu o chefe. A esposa do chefe também não cansava de dizer OBRIGADA. Estou QUITE com minhas dívidas. Estamos QUITES com o serviço militar. (Obs.: forma do particípio passado do verbo quitar, flexiona-se em número)

É bom Água é bom. A água é boa.

É necessário sua presença. É necessária a sua presença.

É proibido entrada de pessoas não autorizadas. A entrada é proibida.

MUITO, POUCO, CARO 1- Como adjetivos: seguem a regra geral. Comi muitas frutas durante a viagem. Pouco arroz é suficiente para mim. Os sapatos estavam caros.

2- Como advérbios: são invariáveis. Comi muito durante a viagem. Pouco lutei, por isso perdi a batalha. Comprei caro os sapatos.

 MESMO, BASTANTE 1- Como advérbios: invariáveis Preciso mesmo da sua ajuda. Fiquei bastante contente com a proposta de emprego.

Quando se referem ao substantivo Seus argumentos foram bastantes para me convencer. Os mesmos argumentos que eu usei, você copiou.

MENOS, ALERTA 1- Em todas as ocasiões são invariáveis. Preciso de menos comida para perder peso. Estamos alerta para com suas chamadas.

 TAL QUAL 1- “Tal” concorda com o antecedente, “qual” concorda com o consequente. As garotas são vaidosas tais qual a tia. Os pais vieram fantasiados tais quais os filhos.

POSSÍVEL Quando vem acompanhado de “mais”, “menos”, “melhor” ou “pior”, acompanha o artigo que precede as expressões. A mais possível das alternativas é a que você expôs. Os melhores cargos possíveis estão neste setor da empresa. As piores situações possíveis são encontradas nas favelas da cidade.

MEIO 1- Como advérbio: invariável. Estou meio insegura. 2- Como numeral: segue a regra geral. Comi meia laranja pela manhã.

SÓ 1- apenas, somente (advérbio): invariável. Só consegui comprar uma passagem. 2- sozinho (adjetivo): variável. Estiveram sós durante horas.