Bases de Serviços de Apoio a Comercialização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
Ministério do Desenvolvimento Agrário
UMA POLÍTICA NACIONAL DE FOMENTO AO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PLANOS DE CADEIAS TERRITORIAIS
(Diretor de Cooperativismo, Associativismo, Negócios e Comércio)
Cooperação e Governança
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A Gestão Social pode ser vista como...
O Estado e o BNDES no apoio à
Algumas provocações para se pensar
POLÍTICA DE FORMAÇÃO E ASSESSORAMENTO TÉCNICO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA
“Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
CONTRIBUIÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA A SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL COM INCLUSÃO PRODUTIVA E SOCIAL
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
FORO DE ECONOMIA SOLIDARIA Y COMERCIO JUSTO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ORIENTAÇÕES PARA A INDICAÇÃO DE PROJETOS
COMERCIALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA ECONOMIA SOLIDARIA
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
ESTRATÉGIAS TERRITORIAIS DE INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA
Futuro do CFES Proposta para debate.
Histórico Até 2003 Projetos de Financiamento pelo PRONAF Cama e Café
Ministério da Cultura.
Plano Estratégico Regional de Turismo
Economia Solidária: Conjunto de atividades econômicas organizadas e realizadas solidariamente por trabalhadores e trabalhadoras sob a forma de autogestão.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
CONTRIBUIÇÃO PARA SUPERAÇÃO DA POBREZA EXTREMA
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
CENTRAL DE COOPERATIVAS DE COMERCIALIZAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIO DO ESTADO DA BAHIA – ARCO SERTÃO CENTRAL.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Comissão de EJA de Alagoas
PLANEJAMENTO TERRITORIAL
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Estratégias para concretização de ações prioritárias para o fortalecimento da Agricultura Familiar na Dinamização Econômica dos territórios PLANOS DE CADEIAS.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária= FBES
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
DOS BANCOS COMUNITÁRIOS
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
A definição da agricultura familiar como público estratégico e prioritário vem seguido de uma serie de elementos norteadores das ações: O enfoque sistêmico.
Economia Solidária: Outra economia acontece
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
Capacitação de Técnicos em Associativismo 12 de maio de 2016.
Transcrição da apresentação:

Bases de Serviços de Apoio a Comercialização Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Bases de Serviços de Apoio a Comercialização

EPE - Estudo das Potencialidades Econômicas PROJETO 1 Programa 2 Programa n Programa 1 ND CODETER NT PTDRS Visão de Futuro Diagnóstico EIXOS 1 EIXOS 2 EIXOS 3 UNIDADE FAMILIAR P.A. / COMUNIDADES MUNICIPAL INTERMUNICIPAL SEDE DO TERRITÓRIO ESTADUAL GT’S . . . . Redes Sociais Comitê Temático Grupos de Interesse EPE - Estudo das Potencialidades Econômicas PNE FORMAÇÃO/ COMUNICAÇÃO PTCPC Plano Territorial de Cadeia de Produção Cooperativa Cooperativismo / Associativismo PROMOÇÃO FEIRAS E EVENTOS BSC-Base de Serviço de apoio Consultorias Especializadas MONITORAMENTO Redes Sociais Econômicas SECAFES-Sistema Estadual de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar e Economia Solidária

O que são Bases de Serviço? As Bases de Serviço são institucionalidades que prestam um ou mais tipos de serviços de apoio aos processos produtivos e comerciais dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. ...apresentam naturezas de institucionalidades diversas...

TIPOS DE BASES DE SERVIÇO... Bases de Serviço de Comercialização: são aquelas cuja ação está voltada a ampliação do acesso a mercados para a produção de bens e serviços da agricultura familiar e economia solidária. Bases de Serviço de Crédito: são aquelas que se destinam a prestação de serviços de assessoria à cooperativas de crédito que atuam junto aos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. Bases de Serviço de apoio ao Cooperativismo: são aquelas que orientam sua ação para o fortalecimento das cooperativas, especialmente no que se refere a gestão das mesmas (assessoramento técnico, gerencial, contábil, jurídico).

Dimensões de atuação: Bases de Serviço Territoriais: que no escopo de sua atuação (crédito, comercialização ou cooperativismo) estão a serviço do conjunto de demandas de um ou mais territórios. Bases de Serviço Estaduais: que atuam diretamente no apoio ao conjunto de bases de serviço de um estado, garantindo não só o assessoramento técnico as Bases Territoriais para o desenvolvimento de suas ações, bem como potencializando a articulação em Redes de Bases de Serviço.

Quais serviços as BSCs prestam? Organização da Produção Formação Assessoramento técnico e gerencial Consultorias especializadas Inserção em mercados diversificados: feiras, centrais de comercialização, mercados públicos, mercados diferenciados (redes de CJS), pontos de venda fixos (mercadinhos, lojas solidárias, redes de supermercados, mercados virtuais, redes holeteiras, etc)

Quais serviços as BSCs prestam? Acesso a políticas públicas - Formação - Crédito - Assistência Técnica - Compras governamentais - Infraestrutura Articulação e incidência em políticas públicas: - Fomento ao comércio justo e solidário (construção da política nacional de CJS como referência) Políticas estaduais de fomento a comercialização solidária (SECAFES como estratégia de sustentabilidade). Constituição e/ou fortalecimento de redes sócio-econômicas

APOIO DA SDT ÀS BSCs... Estruturação das Bases de Serviço Apoio na prestação de serviços das Bases aos empreendimentos Formação dos técnicos das Bases Organização das Bases em Redes

Critérios Orientadores na definição de entidades para BSCs Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Critérios Orientadores na definição de entidades para BSCs

Entidade com conhecimento da realidade do território, especialmente no eixo desenvolvimento econômico do mesmo Entidade com notório envolvimento e contribuição na política de desenvolvimento territorial Entidade que assimile o Colegiado Territorial como instância de gestão e controle social das políticas públicas de fomento a comercialização e dinamização econômica. Entidade com conhecimento no fomento a comercialização dos produtos da agricultura familiar e economia solidária Entidade com compromisso e condições de destinar técnicos exclusivamente para atuar no apoio às ações e aos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária para comercialização

Entidade com compromisso e abertura para trabalhar com públicos e empreendimentos definidos como prioritários pelos territórios a partir das cadeias prioritárias do PTDRS. Entidade com compromisso e conhecimento metodológico para em redes (seja compondo a rede de bases de serviço; seja fomentando a criação ou fortalecimento de redes de empreendimentos) Entidades com condições de gerir adequadamente os recursos, ações e resultados. Entidades que atuem reconhecidamente com transparência e ética.