Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Novo cenário da EAD nos cursos superiores
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED Criação das Bases de uma Futura Universidade Aberta do Brasil - UAB Ronaldo Mota Secretário.
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Universidade – Tecnologias – Articulação
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
Educação Superior a Distância Forgrad – maio/2005 Questões, tendências e políticas no âmbito do Ministério da Educação Prof. Rubens Martins
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Secretaria de Educação Básica
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Sistema UAB Universidade Aberta do Brasil
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
República Federativa do Brasil Governo Federal Ministério da Educação Chamada Pública para Seleção de Pólos Municipais de Apoio Presencial e de Cursos.
A Educação a Distância é possível?
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistema Universidade Aberta do Brasil
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação a Distância- SEED Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
PANORAMA GERAL DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Programa O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais - PELL e PMLL.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Comissão de EJA de Alagoas
Rio de Janeiro, 28 de Outubro de III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL

Projeto Formação GESAC. O Programa GESAC e seus Parceiros Foi criado pela Portaria MC 256, de 13/03/2002 e regulamentado pela Portaria MC 483, de 12/08/2008.
Diretoria de Políticas de Direitos Humanos e Cidadania
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
1° Encontro.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica João Carlos Teatini Diretor de Educação Básica Presencial - DEB CAPES/MEC Secretaria de Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 12° Congresso Internacional – ABED Florianópolis – SC set./2005

CONSIDERAÇÕES GERAIS: Cenário Nacional – Justificativas Caráter estratégico da Educação Superior e do desenvolvimento científico e tecnológico para o crescimento sustentado do paísCaráter estratégico da Educação Superior e do desenvolvimento científico e tecnológico para o crescimento sustentado do país Necessidade de aumento de vagas na educação superior, para a inclusão de jovens com idade entre 18 e 24 anosNecessidade de aumento de vagas na educação superior, para a inclusão de jovens com idade entre 18 e 24 anos

CONSIDERAÇÕES GERAIS: Cenário Nacional – Justificativas Demanda de formação inicial e continuada de docentes para a educação básicaDemanda de formação inicial e continuada de docentes para a educação básica Necessidade de oportunizar modelos alternativos para formação continuada de profissionais das empresas e corporaçõesNecessidade de oportunizar modelos alternativos para formação continuada de profissionais das empresas e corporações Estratégia de criação de comunidade brasileira de pesquisadores na área de Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Aberta e a DistânciaEstratégia de criação de comunidade brasileira de pesquisadores na área de Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Aberta e a Distância

CONSIDERAÇÕES GERAIS: POSSIBILIDADES FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Espaço de diálogo e articulação para desenvolvimento de ações que visam potencializar as políticas públicas em Educação Inicial e Formação ContinuadaEspaço de diálogo e articulação para desenvolvimento de ações que visam potencializar as políticas públicas em Educação Inicial e Formação Continuada Ações prioritariamente voltadas para a inclusão e justiça socialAções prioritariamente voltadas para a inclusão e justiça social Governo Federal (Casa Civil e MEC) – Empresas EstataisGoverno Federal (Casa Civil e MEC) – Empresas Estatais

CONSIDERAÇÕES GERAIS: POSSIBILIDADES FÓRUM DAS ESTATAIS PELA EDUCAÇÃO Eixos estratégicos: Eixos estratégicos: Programa InterfacePrograma Interface Atendimento às necessidades de pesquisa e de formação de recursos humanos das Empresas EstataisAtendimento às necessidades de pesquisa e de formação de recursos humanos das Empresas Estatais Infra-estrutura para educação a distânciaInfra-estrutura para educação a distância Políticas de inclusão através da educaçãoPolíticas de inclusão através da educação

Projeto Universidade Aberta do Brasil I – Introdução II – Objetivo III - Justificativas IV – Programas a Serem Implementados no Sistema UAB V - Organização do Sistema UAB a) Viabilização: A Criação da AFUAB VI – Glossário

Projeto Universidade Aberta do Brasil VII – Apêndices e anexos: Apêndice 1 – Ações iniciais no âmbito da AFUAB a) Constituição da AFUAB b) Criação e implementação de uma política permanente para formação superior de professores c) Estabelecimento dos Termos Gerais de Referência para os Consórcios Públicos entre a União e Estados d) Cronograma inicial proposto e) Proposta de minuta de parecer com respectiva resolução para apreciação da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação f) Implementação de Projeto Piloto g) Programa de Bolsas de Pesquisa em EAD Apêndice 2 – Estatuto da Associação de Fomento à Universidade Aberta do Brasil – AFUAB Apêndice 3 – Proposta de Minuta de Resolução para Regulamentação das Ações da Universidade Aberta do Brasil Anexo 1 – Projeto de lei do Executivo que autoriza a concessão de bolsas de estudos para professores-alunos participantes de programas de formação inicial e continuada do MEC Anexo 2 – Subsídios para elaboração de uma política permanente de formação superior de professores

Desenho do Sistema Universidade Aberta $ RSA Consórcios Municípios ConvêniosPólos AssembléiaGeral ConselhoEducacionalCientífico Diretoria Estatuto AFUAB IESUF IESUF IESUF EEMECANDIFES

Organização do Sistema UAB Associação de Fomento à Universidade Aberta do Brasil - AFUAB;Associação de Fomento à Universidade Aberta do Brasil - AFUAB; Consórcios públicos, com personalidade jurídica de direito público ou de direito privado, (a serem criados nos termos da Lei no , de 6 de abril de 2005, constituídos com a participação de instituição federal de educação superior)Consórcios públicos, com personalidade jurídica de direito público ou de direito privado, (a serem criados nos termos da Lei no , de 6 de abril de 2005, constituídos com a participação de instituição federal de educação superior) Pólos municipais a serem criados para as fases presenciais dos cursos e programas oferecidos no âmbito da UAB.Pólos municipais a serem criados para as fases presenciais dos cursos e programas oferecidos no âmbito da UAB.

Missões da AFUAB Fomentar, coordenar e organizar Consórcios Públicos nos Estados envolvendo os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), com a participação das Universidades PúblicasFomentar, coordenar e organizar Consórcios Públicos nos Estados envolvendo os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), com a participação das Universidades Públicas Criar condições legais para certificação dos cursos de pós-graduação lato sensu das EE;Criar condições legais para certificação dos cursos de pós-graduação lato sensu das EE; Estabelecer e consolidar as Bases do Sistema Universidade Aberta do Brasil.Estabelecer e consolidar as Bases do Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Ações iniciais Constituição da AFUAB e aprovação da minuta de EstatutoConstituição da AFUAB e aprovação da minuta de Estatuto Criação e implementação de projeto piloto de curso de Administração, a ser ofertado em seis Estados da Federação, com previsão de início em março/2006Criação e implementação de projeto piloto de curso de Administração, a ser ofertado em seis Estados da Federação, com previsão de início em março/2006 Definição e estabelecimento dos termos de referência dos Consórcios PúblicosDefinição e estabelecimento dos termos de referência dos Consórcios Públicos Elaboração de exposição de motivos que subsidiará a redação de minuta de parecer com respectiva resolução, a ser apreciada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)Elaboração de exposição de motivos que subsidiará a redação de minuta de parecer com respectiva resolução, a ser apreciada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) Implementação do Programa de Bolsas de Pesquisa em EaD.Implementação do Programa de Bolsas de Pesquisa em EaD.

Conformação dos Consórcios Públicos Constituição, em cada região, por processos indutivos (AFUAB, MEC, ANDIFES)Constituição, em cada região, por processos indutivos (AFUAB, MEC, ANDIFES) Universidades Públicas Federais (e estaduais) - corpo docente e desenho pedagógico dos cursosUniversidades Públicas Federais (e estaduais) - corpo docente e desenho pedagógico dos cursos Estado consorciado - responsável pelas ações necessárias para infra-estrutura de acessoEstado consorciado - responsável pelas ações necessárias para infra-estrutura de acesso Município Associado - responsável pela criação e acessibilidade dos estudantes em pólos de EaDMunicípio Associado - responsável pela criação e acessibilidade dos estudantes em pólos de EaD

Cronograma inicial proposto AçãoPrevisão i) Chamada pública aos Municípios com mais de n habitantes e que não contam com oferta de curso superior público (podendo, eventualmente, ter limites diferenciados) novembro/2005 a fevereiro/2006 ii) Análise e seleção dos Municípios, em comum acordo com as instituições responsáveis pelos cursos em cada Estado março a junho/2006 iii) Preparação supervisionada das instalações físicas dos pólos em cada Município julho a dezembro/2006 iv) Seleção e preparação dos orientadores acadêmicos (tutores) pelas instituições agosto a dezembro/2006 v) Oferta de curso preparatório ao processo seletivo setembro a dezembro/2006 vi) Processo seletivo janeiro/2007 vii) Início das aulas fevereiro/2007

Projeto Piloto – Curso de Graduação em Administração Pretende-se elaborar projeto pedagógico para curso a distância de Administração: 1.com diversas ênfases: Administração Bancária, de empresas, Pública, Recursos Humanos, Agronegócio, Finanças, Marketing, Comércio Exterior, etc. 2.com metodologia de ensino/aprendizagem que ofereça aos estudantes possibilidade de construção autônoma e crítica do conhecimento; 3.baseado em diversos recursos: impressos, áudios, vídeos, multimídia, Internet, correio eletrônico, chats, fóruns e videoconferências.

Projeto Piloto – Estados Pioneiros em EAD Ceará;Ceará; Mato Grosso;Mato Grosso; Pará;Pará; Rio de Janeiro;Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul;Rio Grande do Sul; Santa Catarina.Santa Catarina.

Projeto Piloto – Referencial-Modelo Será adotado o referencial do Curso de Administração desenvolvido pelo Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro – CEDERJ. Duração de quatro anos, sendo os três primeiros estruturados em base comum, e um ano destinado às diferentes ênfases para o referido curso (a serem definidas pelas instituições ofertantes).

Projeto Piloto – Universidades Universidades participantes públicas federais públicas estaduais Parcerias entre as universidades nos estados As universidades públicas, coordenadas pelas universidades federais de cada Estado, deverão promover ações necessárias para concretização de parcerias visando o atendimento ao programa.

Projeto Piloto – Pólos Regionais Estabelecimento dos Pólos Regionais Em cada Estado participante do projeto piloto, serão definidos, pelas universidades, os locais adequados dos pólos regionais e sua infra-estrutura, para atendimento adequado aos estudantes nos encontros presenciais.

Projeto Piloto – Apoio Tutoria/Docente Sistema de Tutoria Tutoria local – será realizada presencialmente nos pólos. Tutoria a distância – será realizada por meio de fax, telefone e Internet. Infra-estrutura para o sistema de tutoria As universidades terão como sede as salas de coordenação onde os tutores e os professores responsáveis pelas disciplinas do curso realizarão as atividades ligadas aos respectivos cursos. Os pólos terão infra-estrutura computacional e de telecomunicações equivalentes às existentes nas universidades para as atividades de coordenação do pólo e tutoria.

Projeto Piloto – Apoio Tutoria/Docente Composição da equipe docente e de tutoria nas universidades Coordenador do curso, pelos professores conteudistas e pelos tutores. Composição da equipe de tutoria nos pólos Coordenador geral, coordenador de cada área do conhecimento e da equipe dos demais tutores. Relação quantitativa Alunos/Tutores Inicialmente, a tutoria a distância terá uma célula básica formada por um professor efetivo do quadro da universidade, auxiliado por cinco tutores para cada grupo de 250 alunos.

Projeto Piloto – Apoio Pedagógico Material Didático Formatos em mídia eletrônica e material impresso. TICs para potencializar o ensino-aprendizagem Bibliotecas Nos pólos Digital via Internet: Portal Domínio Público Portal de Periódicos da CAPES

Projeto Piloto – Processo Seletivo Número Previsto de Vagas Três mil vagas nacionais, sendo 500 vagas por região (Estado) Processo seletivo Constituir-se-á de provas e análise de títulos. Sugestão: As provas de vestibular terão peso 6 (seis) e a análise de títulos 4 (quatro). Característica do Vestibular Provas de Português, Matemática e Conhecimentos gerais.

Projeto Piloto – Datas Previstas Primeiro processo seletivo: Início de janeiro de 2006 Curso preparatório para o vestibular Novembro de 2005 Programa de capacitação de professores e tutores Outubro de 2005

Projeto Piloto – Custos e Custeio Estimativa de custos: O custo anual estimado por aluno é de R$ 1.800,00 (um mil e oitocentos) reais. Material impresso é de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta) reais para todo o curso. Sistema de custo Observadas a particularidades de cada região deverá ser produzida uma planilha que especifique o custo modal, por aluno. Patrocinadores do Programa Ministério da Educação Empresas Estatais Co-Patrocinadores Empresas de economia-mista, estatais e autarquias públicas, municipais, estaduais e federais.

Identidade Visual - Logomarca