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Material Complementar Economia e Mercado 4ª AULA Material Complementar

Bens de Giffen - Curiosidades Em economia, um Bem de Giffen é um produto para o qual um aumento do preço faz aumentar a sua demanda. Este comportamento é diferente da maioria dos produtos, que são mais procurados à medida em que seu preço cai. Trata-se de bens com duas características: (a) pesam muito no orçamento do consumidor, de tal forma que, se seu preço cair, o consumidor terá um aumento sensível no dinheiro disponível para gastar em outros bens (como se a renda do consumidor tivesse aumentado); e (b) são bens inferiores, ou seja, seu consumo diminui quando a renda do consumidor aumenta. Compreende-se, assim, que uma queda de preço possa provocar uma redução na quantidade demandada do bem.

Bens de Giffen - Curiosidades Um exemplo constante de Bem de Giffen é o PÃO, assim como outros produtos básicos. Uma elevação moderada dos preços do pão pode levar a um maior consumo de pão, principalmente em famílias POBRES, pois não há outro bem barato e acessível capaz de substituir o pão em sua dieta. Desta forma maiores gastos com pão levariam a uma redução do consumo de outros produtos alimentícios, o que obrigaria os mais pobres a consumir mais pão para sobreviver. Essa classe de bens recebe esse nome em homenagem a Sir Robert Giffen, que foi citado no século XIX por Alfred Marshall como o criador da idéia.

Bens de Giffen - Curiosidades Outro exemplo. Suponha que Andrea, Francisco, Débora e Marcelo moram no bairro da Pavuna, cidade do Rio de Janeiro, e trabalham como ajudantes em uma lanchonete no bairro de Ipanema (os quatro percorrem diariamente o trajeto casa-trabalho de ônibus). Pode-se considerar a passagem de ônibus como um bem inferior, em comparação a outras modalidades de transporte mais rápidas e cômodas. Supondo, então, que ocorra, por algum motivo, uma redução substancial na passagem de ônibus, pode-se admitir que os quatro amigos sentir-se-ão mais ricos, na medida em que suas respectivas rendas disponíveis (renda após o gasto obrigatório com a condução diária) aumentaram de forma significativa. Passam, a partir de então, a dividir o custo de corridas de táxi duas vezes por semana (ida nas segundas-feiras e volta nas sextas-feiras), ou seja: uma queda de preço provocou uma queda na quantidade demandada de passagens de ônibus.