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Os Recursos do Consumidor

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Apresentação em tema: "Os Recursos do Consumidor"— Transcrição da apresentação:

1 Os Recursos do Consumidor

2 - Recursos Econômicos - Recursos Temporais - Recursos Cognitivos

3 Recursos Econômicos Renda. Um dos principais fatores para explicar o comportamento dos consumidores.

4 Nenhuma característica individual
afeta mais a possibilidade de compra do que a disponibilidade financeira do consumidor. Uma das variáveis fundamentais da pesquisa de marketing é a renda, seja pessoal ou familiar.

5 O que é renda? Dinheiro de ordenados e salários. Assim como o de pagamentos de juros e previdência social.

6 Estimar a renda de uma população de consumidores não é uma tarefa fácil. Adota-se geralmente o Produto Nacional Bruto (PNB) per capita, como alternativa associada de analisar a distribuição de renda.

7 Os primeiros estudos sobre o assunto foram publicados em 1857 por Ernest Engel.
As relações entre renda e despesa se tornaram populares como “as leis de consumo de Engel”.

8 As leis de consumo de Engel estabelecem relações entre a renda familiar e a proporção gasta em categorias como comida, roupas, moradia e uma miscelânea de educação, saúde, recreação etc. Com o tempo, as despesas básicas mudam, dependendo do desenvolvimento econômico do País ou da renda de famílias individuais.

9 Desde o início do século passado, a proporção do orçamento gasta em comida e roupa caiu drasticamente. Sobrou dinheiro para uma melhor moradia e para a miscelânea de “outros bens”. Os países menos desenvolvidos têm uma elevada taxa de procura desses bens.

10 Recursos Temporais Os recursos do consumidor consistem em duas restrições de orçamento: Orçamento monetário - Orçamento de tempo

11 Recursos Temporais Renda e riqueza são importantes, mas ninguém pode comprar uma ou duas horas mais para acrescentar nas 24 horas do dia.

12 Não há nada que torne o dia maior que 24 horas ou recupere o tempo que já se foi. Embora o aumento de renda familiar dê às pessoas a possibilidade de consumir mais, não significa que poderão fazer qualquer atividade mais do que podem, pois isso requereria tempo adicional.

13 Considerando que quanto mais se ganha dinheiro mais se compromete o tempo, a maior preocupação dos consumidores mais ricos se tornou comprar “mais tempo” em vez de comprar mais produtos. Muitos consumidores consideram o seu tempo de lazer tão valioso quanto o seu dinheiro devido à sua escassez de tempo.

14 - Tempo remunerado - Tempo obrigado - Tempo discricionário

15 Tempo remunerado É o tempo de produção de renda. O horário de trabalho, dentro e fora da empresa.

16 Tempo obrigado O tempo obrigado é o período principal do tempo do consumidor, em que ele praticamente não compra bens e serviços. Inclui as obrigações fisiológicas (dormir, comer etc) e sociais (que aumentam com a subida profissional) e obrigações morais. De forma geral, as obrigações físicas e sociais aumentam com o aumento da renda.

17 Tempo discricionário Período em que o consumidor não apresenta nenhuma sensação de compulsão ou obrigação econômica, legal, moral ou social nem fisiológica. A escolha de como utilizar esse tempo pertence somente a ele. Segundo os especialistas, somente o tempo discricionário ou não-comprometido pode ser considerado tempo de lazer.

18 Recursos Cognitivos Capacidade mental disponível aos consumidores para processar informações variadas.

19 Capacidade é um recurso limitado
Capacidade é um recurso limitado. Somos capazes de processar apenas uma certa quantidade de informação de cada vez.

20 Gestores comerciais e profissionais de marketing disputam:
- o dinheiro e o tempo dos seus consumidores. - O processamento cognitivo dos consumidores, a atenção, o entendimento das suas mensagens.

21 O perigo de exceder a capacidade cognitiva do consumidor.


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