Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva

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Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva
Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva.
Transcrição da apresentação:

Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva Capítulo 13 Teoria dos Jogos e Estratégia Competitiva 1

Jogos e decisões estratégicas Jogos não cooperativos versus jogos cooperativos Jogo cooperativo Os jogadores negociam contratos que sejam obrigados a cumprir e que lhes permitam planejar estratégias conjuntas Exemplos: Negociação entre um comprador e um vendedor em torno do preço da mercadoria; a formação de uma joint venture entre duas empresas (Microsoft e Apple) É possível negociar contratos que os jogadores sejam obrigados a cumprir 6

Jogos e decisões estratégicas Jogos não cooperativos versus jogos cooperativos Jogo não cooperativo Não é possível negociar e implementar contratos que os jogadores sejam obrigados a cumprir Exemplo: Duas empresas concorrentes tomam suas decisões de preço e propaganda de forma independente, levando em consideração o provável comportamento da rival 5

Estratégias dominantes Estratégia dominante É uma estratégia ótima para um jogador, independentemente do que seu oponente possa fazer. Um exemplo A e B vendem produtos concorrentes As duas empresas devem decidir se realizarão ou não campanhas de propaganda de seus produtos 9

Estratégias dominantes Matriz de payoff para o jogo da propaganda Empresa B Não faz propaganda Faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda 14

Estratégias dominantes Matriz de payoff para o jogo da propaganda Observações Para A, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de B Para B, fazer propaganda é a melhor opção, independentemente da escolha de A Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 10, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda 14

Estratégias dominantes Jogo sem estratégias dominantes A decisão ótima de um jogador que não possua uma estratégia dominante depende das ações do outro jogador. 16

Estratégias dominantes Jogo da propaganda modificado Empresa B Não faz propaganda Faz propaganda Faz propaganda 10, 5 15, 0 20, 2 6, 8 Empresa A Não faz propaganda 18

Estratégias dominantes Jogo da propaganda modificado Observações A não tem uma estratégia dominante; sua decisão depende das ações de B Para B, a decisão ótima é fazer propaganda Pergunta O que A deveria fazer? (Dica: pense na decisão de B) Empresa B Faz propaganda Não faz propaganda 10, 5 15, 0 20, 2 6, 8 Faz propaganda Empresa A Não faz propaganda 18

Retomando o equilíbrio de Nash O problema da escolha de produto Exemplos de equilíbrio de Nash Dois fabricantes de cereais matinais O mercado de cereais crocantes admite apenas um produtor O mercado de cereais açucarados admite apenas um produtor Cada empresa dispõe de recursos suficientes para lançar apenas um produto Trata-se de um jogo não cooperativo 22

Retomando o equilíbrio de Nash Problema da escolha do produto Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 10 Empresa 1 Açucarado 24

Retomando o equilíbrio de Nash Jogo de localização na praia Situação Você (V) e um concorrente (C) vendem refrigerantes Local: praia com 200 metros de comprimento Os banhistas encontram-se distribuídos uniformemente pela praia Preço de V = preço de C Cada cliente comprará do vendedor mais próximo 26

Retomando o equilíbrio de Nash Jogo de localização na praia Oceano B Praia A 200 metros C V 1. Onde os vendedores se localizarão (ou seja, qual é o equilíbrio de Nash)? 27

Retomando o equilíbrio de Nash Jogo de localização na praia Oceano B Praia A 200 metros C V 2. Outros exemplos desse tipo de problema de decisão: Localização de um posto de combustível Eleições presidenciais 27

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Situação Duas empresas competem no mercado de softwares de criptografia Ambas usam o mesmo padrão de criptografia (ou seja, os arquivos criptografados por um programa podem ser lidos pelo outro – o que é uma vantagem para os consumidores) 21

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Situação A parcela de mercado da Empresa 1 é muito maior que a da Empresa 2 Ambas as empresas estão considerando a possibilidade de adoção de um novo padrão de criptografia 21

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Empresa 2 Não investir Investir Não investir 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 Empresa 1 Investir 29

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Observações Estratégia dominante para a Empresa 2: Investir Equilíbrio de Nash Empresa 1: investir Empresa 2: Investir Empresa 1 Não investir Investir Empresa 2 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 29

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Observações Se a Empresa 2 não investir, a Empresa 1 incorrerá em perdas significativas A Empresa 1 poderá optar por não investir Assim, estará minimizando as perdas potenciais, que poderão atingir, no máximo, 10 --estratégia maximin Empresa 1 Não investir Investir Empresa 2 0, 0 -10, 10 20, 10 -100, 0 29

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Se ambas as empresas são racionais e bem informadas: Ambas decidem investir Ocorre um equilíbrio de Nash 30

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias maximin Entretanto: Se a Empresa 2 não é racional ou não tem informação completa A estratégia maximin da Empresa 1 é não investir A estratégia maximin da Empresa 2 é investir. Se 1 souber que 2 está usando uma estratégia maximin, 1 decidirá investir 31

Retomando o equilíbrio de Nash Estratégias mistas Estratégia pura O jogador faz uma escolha específica Estratégia mista O jogador faz uma escolha aleatória entre duas ou mais ações possíveis, com base em um conjunto de probabilidades 37

Retomando o equilíbrio de Nash A guerra dos sexos Joan Luta livre Ópera Luta livre 2,1 0,0 1,2 Jim Ópera 33

Retomando o equilíbrio de Nash A guerra dos sexos Estratégias puras Ambos vão à luta livre Ambos vão à ópera Estratégias mistas Jim opta pela luta livre com probabilidade 2/3 Joan opta pela luta livre com probabilidade 1/3 Jim Luta livre Ópera Joan 2,1 0,0 1,2 33

Jogos repetitivos A interação entre empresas oligopolistas pode ser representada como um jogo repetitivo. As repetições do jogo permitem que as empresas criem reputações acerca de seu comportamento e estudem o comportamento das concorrentes. 39

Problema da determinação de preços Jogos repetitivos Problema da determinação de preços Empresa 2 Preço baixo Preço alto Preço baixo 10, 10 100, -50 50, 50 -50, 100 Empresa 1 Preço alto 41

Problema da determinação de preços Jogos repetitivos Problema da determinação de preços Jogo não repetitivo A melhor estratégia para cada empresa é a adoção de um preço baixo Jogo repetitivo A estratégia tit-for- tat é a melhor Empresa 2 Preço baixo Preço alto Preço baixo 10, 10 100, -50 50, 50 -50, 100 Empresa 1 Preço alto 41

Jogos repetitivos Conclusão Num jogo repetitivo: O dilema dos prisioneiros pode ter uma solução cooperativa, na qual cada jogador adota a estratégia tit-for-tat. Um resultado cooperativo é mais provável em mercados com as seguintes características: Poucas empresas Demanda estável Custos estáveis A obtenção de um resultado cooperativo é difícil, pois os fatores mencionados estão sujeitos a mudanças no longo prazo. 44

Jogos seqüenciais Os jogadores tomam suas decisões um de cada vez Cada jogador deve considerar todas as possíveis ações e reações racionais dos demais Exemplos Reação à campanha de propaganda de um concorrente Decisões de entrada em um setor Reação a políticas de regulamentação 49

Jogos seqüenciais Forma extensiva de um jogo Situação Dois novos cereais matinais (crocantes/ açucarados) podem ser lançados no mercado Os novos produtos só serão rentáveis se houver apenas um produtor de cada As vendas dos cereais açucarados deverão superar as vendas dos crocantes (mas ambos serão rentáveis com apenas um produtor) 51

Problema modificado da escolha de produtos Jogos seqüenciais Problema modificado da escolha de produtos Empresa 2 Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 20 20, 10 Empresa 1 Açucarado 53

Problema modificado da escolha de produtos Jogos seqüenciais Problema modificado da escolha de produtos Empresa 2 Pergunta Qual é o resultado mais provável, considerando que as empresas tomam suas decisões de forma simultânea, independente e sem conhecer a decisão da concorrente? Crocante Açucarado Crocante -5, -5 10, 20 20, 10 Empresa 1 Açucarado 53

Forma extensiva de um jogo Jogos seqüenciais Forma extensiva de um jogo Suponha que a Empresa 1 lance o seu cereal antes da Empresa 2 (trata-se de um jogo sequencial). Pergunta Qual será o resultado desse jogo? 55

Forma extensiva de um jogo da escolha do produto Jogos seqüenciais Forma extensiva de um jogo da escolha do produto Crocante -5, -5 Empresa 2 Crocante Açucarado 10, 20 Empresa 1 Crocante 20, 10 Empresa 2 Açucarado Açucarado -5, -5 61

Jogos seqüenciais Vantagem em ser o primeiro Nesse jogo de escolha do produto, ser o primeiro a se mover é claramente vantajoso. 62

Vantagem em ser o primeiro Jogos seqüenciais Vantagem em ser o primeiro Suponha um duopólio 63

Vantagem em ser o primeiro Jogos seqüenciais Vantagem em ser o primeiro Duopólio 64

Escolha do nível de produção Jogos seqüenciais Escolha do nível de produção Empresa 2 7,5 10 15 7,5 112,50; 112,50 56,25; 112,50 0; 0 112,50; 56,25 125; 93,75 50; 75 93,75; 125 75; 50 100; 100 10 Empresa 1 15 66

Escolha do nível de produção Jogos seqüenciais Escolha do nível de produção Esta matriz de payoff ilustra vários resultados Se as decisões são simultâneas, ambas produzem 10 Pergunta O que acontece se a Empresa 1 se move primeiro? Empresa 2 7,5 10 15 7,5 112,50; 112,50 56,25; 112,50 0; 0 112,50; 56,25 125; 93,75 50; 75 93,75; 125 75; 50 100; 100 Empresa 1 10 15 66

Ameaças, compromissos, e credibilidade Movimentos estratégicos O que uma empresa pode fazer para conquistar uma posição vantajosa no mercado? Impedir a entrada de novas empresas Induzir as concorrentes a reduzir a produção, aumentar o preço ou abandonar o mercado Estabelecer acordos implícitos com outras empresas 68

Ameaças, compromissos, e credibilidade Como fazer o primeiro movimento Demonstre compromisso A Empresa 1 terá de refrear seu comportamento de modo que convença a Empresa 2 de que a Empresa 1 não tem outra escolha 69

Ameaças, compromissos, e credibilidade Determinação do preço de computadores e de processadores de texto Empresa 2 Preço alto Preço baixo Preço alto 100, 80 80, 100 10, 20 20, 0 Empresa 1 Preço baixo 72

Ameaças, compromissos, e credibilidade Determinação do preço de computadores e de processadores de texto Pergunta A Empresa 1 seria capaz de forçar a Empresa 2 a cobrar um preço alto, sob ameaça de reduzir seu próprio preço? Empresa 2 Preço alto Preço baixo Preço alto 100, 80 80, 100 10, 20 20, 0 Empresa 1 Preço baixo 72

Ameaças, compromissos, e credibilidade Compromisso e credibilidade Situação A empresa Race Car Motors, Inc. (RCM) produz automóveis A empresa Far Out Engines (FOE) produz motores especiais de automóveis, que são vendidos, na maior parte, à RCM Trata-se de um jogo sequencial, no qual a RCM é a líder Tendo em vista que a RCM determina a produção, a ameaça da FOE construir motores grandes não é crível. 76

Ameaças, compromissos, e credibilidade Problema da escolha da produção Race Car Motors Automóveis pequenos Automóveis grandes 3, 6 3, 0 8, 3 1, 1 Motores pequenos Far Out Engines Motores grandes 75

Ameaças, compromissos, e credibilidade Compromisso e credibilidade Pergunta De que forma a FOE poderia induzir a RCM a produzir automóveis grandes? 77

Ameaças, compromissos, e credibilidade Problema modificado de escolha da produção Race Car Motors Automóveis pequenos Automóveis grandes 0, 6 0, 0 8, 3 1, 1 Motores pequenos Far Out Engines Motores grandes 79

Ameaças, compromissos, e credibilidade Compromisso e credibilidade Perguntas 1. Qual é o risco dessa estratégia? 2. De que forma a existência de agentes com comportamento irracional poderia conferir à FOE algum poder na determinação da produção? 80

Ameaças, compromissos, e credibilidade Estratégias de negociação Caso as empresas ou as pessoas façam promessas que possam ser cumpridas, resultados alternativos serão possíveis. 103

Ameaças, compromissos, e credibilidade Considere o seguinte exemplo: Duas empresas devem lançar no mercado um dentre dois bens complementares. 104

Ameaças, compromissos, e credibilidade Empresa 2 Produz A Produz B Produz A 40, 5 50, 50 5, 45 60, 40 Empresa 1 Produz B 106

Ameaças, compromissos, e credibilidade Com acordo: Decisões de produção: A1B2 Sem acordo: Equilíbrio de Nash Empresa 1 Produz A Produz B Empresa 2 40, 5 50, 50 5, 45 60, 40 106

Ameaças, compromissos, e credibilidade Suponha que: cada empresa esteja negociando a entrada em um consórcio de pesquisa com uma terceira empresa. 108

Ameaças, compromissos, e credibilidade Empresa 2 Opera sozinha Participa do consórcio 10, 10 10, 20 40, 40 20, 10 Opera sozinha Empresa 1 Participa do consórcio 110

Ameaças, compromissos, e credibilidade Estratégia dominante Ambas participam do consórcio Empresa 2 Participa do consórcio Opera sozinha Opera sozinha 10, 10 10, 20 40, 40 20, 10 Empresa 1 Participa do consórcio 110

Ameaças, compromissos, e credibilidade Interligação dos problemas de negociação A Empresa 1 anuncia que participará do consórcio somente se a Empresa 2 concordar em produzir A, enquanto a Empresa 1 produz B. O lucro da Empresa 1 aumentará de 50 para 60 108

Ameaças, compromissos, e credibilidade Fortalecimento do poder de negociação Credibilidade Redução da flexibilidade 112

Ameaças, compromissos, e credibilidade Exemplo: Estratégia de investimento preemptivo da Wal-Mart Pergunta Como a Wal-Mart conseguiu tornar-se a maior empresa de varejo dos EUA no momento em que muitas empresas tradicionais do setor fechavam as portas? Dica Como a Wal-Mart adquiriu poder de monopólio? Jogo de investimento preemptivo com um equilíbrio de Nash 81

Ameaças, compromissos, e credibilidade O jogo preemptivo das lojas de desconto Empresa X Entra na cidade Não entra na cidade Entra na cidade -10, -10 20, 0 0, 0 0, 20 Wal-Mart Não entra na cidade 83

Ameaças, compromissos, e credibilidade O jogo preemptivo das lojas de desconto Dois equilíbrios de Nash Canto inferior esquerdo Canto superior direito Para ser bem- sucedida, a empresa deve atuar preemptivamente Empresa X Entra na cidade Não entra na cidade Entra na cidade -10, -10 20, 0 0, 0 0, 20 Wal-Mart Não entra na cidade 83

Desencorajamento à entrada Para impedir a entrada de novas empresas no setor, a empresa estabelecida deve convencer as concorrentes potenciais de que sua entrada não será lucrativa. 84

Desencorajamento à entrada Possibilidade de entrada Entrante potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 100, 20 200, 0 130, 0 70, -10 Empresa estabelecida Preço Baixo (guerra) 86

Desencorajamento à entrada Situação Um monopolista estabelecido (I) e um entrante potencial (X) Custo irreversível de X (para construir uma planta de produção) = $80 milhões 87

Desencorajamento à entrada Situação Se X não entra, I aufere um lucro de $200 milhões. Se X entra e cobra um preço alto, I aufere um lucro de $100 milhões e X obtém $20 milhões. Se X entra e cobra um preço baixo, I aufere um lucro de $70 milhões e X obtém -$10 milhões. Pergunta De que forma I pode impedir a entrada de X ? A ameaça é crível? 88

Desencorajamento à entrada De que forma I pode impedir a entrada de X? 1. Realização de investimento em capacidade adicional antes da entrada de X (compromisso irrevogável) 2. Comportamento irracional 92

Desencorajamento à entrada Situação após investimento de $50 milhões Entrante potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 50, 20 150, 0 130, 0 70, -10 Empresa estabelecida Preço baixo (guerra) 91

Desencorajamento à entrada Situação após investimento de $50 milhões A ameaça de guerra de preço é crível X optará por não entrar Entrante potencial Entra Não entra Preço alto (acomodação) 50, 20 150, 0 Empresa estabelecida Preço baixo (guerra) 70, -10 130, 0 91

Desencorajamento à entrada Exemplo: Batalhas das fraldas descartáveis Apesar de haver apenas dois grandes produtores no mercado, a competição é intensa. A competição ocorre principalmente através de inovações redutoras de custos. 98

Desencorajamento à entrada Concorrendo por meio de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Kimberly-Clark Com P&D Sem P&D 40, 20 80, -20 60, 40 -20, 60 Com P&D P&G Sem P&D 100

Desencorajamento à entrada Concorrendo por meio de pesquisa e desenvolvimento (P&D) Ambas gastam em P&D Pergunta Por que as empresas não cooperam? P&G Com P&D Sem P&D Kimberly-Clark 40, 20 80, -20 60, 40 -20, 60 100

Resumo Um jogo é cooperativo quando os participantes podem se comunicar uns com os outros e fazer acordos que tenham que ser cumpridos; caso contrário, o jogo seria não cooperativo. O equilíbrio de Nash é uma combinação de estratégias em que todos os jogadores fazem o melhor que podem, dadas as estratégias dos demais jogadores. Alguns jogos não apresentam equilíbrio de Nash com estratégias puras, mas possuem um ou mais equilíbrios quando são utilizadas estratégias mistas. Estratégias que não são ótimas para jogos com apenas um lance poderão ser ótimas para jogos repetitivos. Em um jogo seqüencial, os participantes se movem cada um de uma vez. 113

Resumo Uma ameaça vazia é assim denominada porque aquele que a faz teria pouco interesse em executá-la. Para desencorajar a entrada, uma empresa estabelecida deverá ser capaz de convencer qualquer empresa concorrente potencial de que sua entrada não seria lucrativa. Situações de negociação são exemplos de jogos cooperativos. 115