A Terra conta a sua história ...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fósseis.
Advertisements

A Terra conta a sua história ...
A Terra conta a sua história ...
A Terra conta a sua história ...
ONDE ESTÁ ESCRITA A HISTÓRIA DA TERRA?
Fósseis.
Fósseis Encontram-se geralmente em rochas sedimentares Pressão Estratos- camadas de rochas sedimentares, paralelas entre si.
ARQUIVOS QUE RELATAM A HISTÓRIA DA TERRA 1 AS ROCHAS.
1 Geohistória  A vida no Pré – câmbrico. A EROSÃO, O METAMORFISMO E OUTROS FENÓMENOS GEOLÓGICOS ALTERAM AS ROCHAS … ( CICLO DAS ROCHAS ) Livro da TerraRochas.
Os fósseis formam-se em rochas sedimentares.
 Permitem estudar a evolução da vida na Terra  Permitem datar as rochas e determinar ambientes antigos. Fóssil de Idade- permitem datar as rochas onde.
A Terra conta a sua história Ciências Naturais__8 Ano.
Do espetro do hidrogénio ao modelo de Bohr. Questão central: “ Porque é que alguns espetros atómicos são descontínuos? “ Sub-questões: 1.Como se obtém.
PROF. THIAGO SCAQUETTI DE SOUZA Água – ciclo da água, pressão da água e tratamento de água e esgoto.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Ciências naturais ciências naturais 7º ANO 7º ANO.
GEOMORFOLOGIA & GEOLOGIA DO BRASIL
CONCEITO DE EVOLUÇÃO Conjunto de processos que promovem a
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
Espelhos planos e esféricos
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
A CIÊNCIA PALEONTOLÓGICA
E X R C Í I O S DATAÇÃO RELATIVA E ACONTECIMENTOS GEO LÓGICOS
Ciências Naturais 7.º Ano
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
Níveis de Organização META OBJETIVOS
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
Sucessão ecológica Ciências Naturais 8º ano.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
A VIDA NA TERRA Página 99.
ROCHAS E MINERAIS CROSTA TERRESTRE.
Professor: Guilherme Vieira
RECURSOS NATURAIS Página 87.
ORIGEM DO SOLO Página 359.
AVES Página 81.
Ciências Naturais – 8.º ano
Tecnologia Hydroment - Visão Geral
Quais os métodos utilizados pelos cientistas no estudo do interior da Terra?
BIOGEOGRAFIA Conceitos básicos.
HIPÓTESE DA DERIVA DOS CONTINENTES
Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Água e Ciência Capítulo 10.
Ciências Naturais – 7.º ano
Vulcão Vesúvio 23 Laís e Giovana 24 6°B.
Breno N. Faria, Indiara Kely e Roberto R. Cardoso
Reino monera Estudo das bactérias.
LUZ.
A formação da Terra Aula 3
O que são fósseis? Considera-se um fóssil qualquer resto de um ser vivo que habitou a Terra há muito tempo, ou qualquer vestígio da sua atividade, preservado.
BIO - 2 EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Grandes etapas da história da Terra
Características gerais dos seres vivos
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2016/2017
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
Fósseis.
7º Ano – Ciências Naturais
Ciências Naturais – 7.º ano
Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos
A FORMAÇÃO DO PLANETA TERRA
Ciências Naturais – 7.º ano
POLITICA NORMATIVA /01/2019.
TRANSFORMAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
TEIA ALIMENTAR É um conjunto de cadeias alimentares interconectadas, geralmente representado como um diagrama das relações.
Transcrição da apresentação:

A Terra conta a sua história ...

Quais as condições ideais para que ocorra a fossilização? O que é um Fóssil? Restos ou vestígios de seres vivos, que viveram em épocas geológicas anteriores à actual, que ficaram preservados na rocha de cuja génese são contemporâneos. Quais as condições ideais para que ocorra a fossilização? Existência de partes duras (ossos, dentes, carapaças) na constituição dos seres vivos – as partes moles são rapidamente decompostas; Rapidez no soterramento dos restos mortais por sedimentos; Tipo de sedimentos que cobrem os restos mortais (devem ser finos e impermeáveis) Habitat (a fossilização ocorre mais frequentemente em ambientes aquáticos) – há maior protecção contra os agentes atmosféricos; Condições ambientais: temperaturas e humidade baixas dificultam a decomposição;

Quais as informações que um fóssil nos pode dar? Dá-nos informações sobre a evolução da vida na Terra. Permite-nos datar as rochas e determinar ambientes antigos (hidrodinamismo, tipo de substrato, profundidade, etc.) Podemos ainda recolher informações sobre os regimes alimentares, locomoção, reprodução, etc. de determinadas espécies. Resolve o exercício do livro, página 44. O facto das medusas terem sido cobertas por areia assim que deram à costa, permitindo a sua preservação. 2. A ausência de partes rígidas no seu corpo. 3. Possuírem esqueleto ou outras estruturas rígidas como conchas, carapaças, etc.

4. Arenitos – Rochas sedimentares 5. Indicam que o local onde ocorreu a sua fossilização tinha que ter uma elevada taxa de sedimentação e seria, por isso, um local de águas calmas, para permitir deposição de sedimentos.

Etapas de formação de um fóssil

Etapas de formação de um fóssil 1 - Morte do ser vivo em ambientes favoráveis 2 – Deposição de sedimentos sobre os seus restos mortais (como consequência estes deixam de estar em contacto com os agentes atmosféricos e com o oxigénio, descompondo-se por isso mais lentamente) 3 – Substituição da matéria orgânica (existente nos restos mortais) por matéria mineral 4 – Após milhões de anos, e através do desgaste das rochas, o fóssil fica exposto novamente à superfície.

Princípios básicos da estratigrafia O Princípio da Sobreposição diz que numa sucessão de estratos (não deformados) qualquer deles é mais antigo do que aquele que o cobre e mais recente do que aquele que lhe serve de base. Qual o estrato mais recente? Estrato A Qual o estrato mais antigo? Estrato E O estrato D é mais antigo que o estrato C mas é mais recente que o estrato E

Quem formulou pela primeira vez o Princípio da Sobreposição dos Estratos? Nicolau Steno Existem algumas excepções ao Princípio da Sobreposição de Estratos Resolve o exercício do livro, página 46. 1.1. 8; 7; 6; 1; 5; 2; 3; 4 1.2. 1ª série (A) – 8; 7; 6; 1; 5; 2 2ª série (B) – 3; 4. 1.3. Sobre a 1ª série (série A)

2. 2.1. O esquema B representa a deposição de sedimentos transportados por um rio. À medida que o rio vai escavando o vale, os sedimentos depositados, vão ficando em posições inferiores aos anteriores. 2.2. O esquema C representa a meteorização e erosão de uma formação cársica.No interior da gruta vão ser depositados sedimentos provenientes da erosão da sua superfície. 2.3. Nos esquemas B e C, os sedimentos mais recentes encontram-se em posição geométrica inferior à dos sedimentos mais antigos. 2.4. Esquema B – a – b – c Esquema C – a – b - c

O Princípio da Identidade Paleontológica diz que estratos que contenham o mesmo conjunto de fósseis têm a mesma idade. Indica os estratos que têm a mesma idade. B; G; D; I; N; E; K; P.

D e G B e E

Mais recente é a rocha Z, o fragmento X é mais antigo

Mais recente arenito, mais antigo calcário

A estrutura E é mais recente que os estratos D, C e B. O estrato A é, provavelmente, mais recente.

Estabelece uma correspondência entre os esquemas I, II, III e IV e os princípios presentes no Quadro II. Princípio da Sobreposição – III Princípio da Identidade Paleontológica – I Princípio da Intersecção ou Corte – IV Princípio da Inclusão - II

Biologia/Geologia (Iniciação) Manuela Gomes Ano Lectivo 2009/2010