Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva rodrigo@facens.br
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Agenda Revisão da aula anterior Definição de “Dados” Tipos de Dados Variáveis Constantes Operadores Funções de entrada e saída Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Processo de desenvolvimento de software Processo a ser melhorado Análise do Processo Algoritmo Codificação Documentação Testes Compilação Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Características básicas da linguagem C Permite definir estruturas de dados Permite recursividade de funções Não possui comandos de entrada e saída, utiliza-se funções de bibliotecas Forte integração com o hardware Diferencia letras maiúsculas e minúsculas Poucas palavras-chave As instruções são separadas por “;” Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Palavras reservadas da linguagem C auto const double float int short struct unsigned break continue else for long signed switch void case default enum goto register sizeof typedef volatile char do extern if return static union while Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Estrutura de um programa em linguagem C #include <stdio.h> float soma(float a, float b); main( ) { float x, y, z; x=y=z=0; printf(“\n Este programa calcula a expressão Z=X+Y ”); printf(“\n\n Digite o valor para x: ”); scanf(“%f”, &x); printf(“\n\n Digite o valor para y: ”); scanf(“%f”, &y); z=soma(x, y); printf(“\n A expressão z=x+y para x=%.2f e y=%.2f é %.2f ”, x, y, z); } float soma(float a, float b) return(a + b); Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico O que são “dados”? “Dados são informações brutas (números ou caracteres) que precisam ser processadas por um programa para se tornarem significativas.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Tipos de dados da linguagem C Tipos básicos: char - apenas 1 caractere alfanumérico int - números inteiros float - números fracionários com precisão simples double - números fracionários com precisão dupla void - indica que uma função não retorna nada Modificadores: signed unsigned long short Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Tipos de dados da linguagem C Palavra-chave Tamanho em Bytes Faixa de Dados char 1 -128 a 127 unsigned char 0 a 255 int 2 -32.768 a 32.767 unsigned int 0 a 65.535 long int 4 -2.147.483.648 a 2.147.483.647 unsigned long int 0 a 4.294.967.295 float Seis dígitos de precisão double 8 Dez dígitos de precisão long double 16 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis “Variáveis representam localizações de memória onde são armazenados dados que podem ser modificados pelo programa.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Nomes de variáveis Pode conter letras, números e caracter de sublinhado (“underscore”) O primeiro caractere do nome não pode ser numérico Não é permitido utilizar palavras-chave como nome de variáveis Por convenção, variáveis são criadas com letras minúsculas (maiúsculas são diferentes de minúsculas) Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Declaração de variáveis Sintaxe: tipo nome_var; Exemplos: int x; float y, z; Inicialização de variáveis Sintaxe: nome_var = valor; Exemplos: x = 10; y = z = 10.5; Declaração e inicialização de variáveis Sintaxe: tipo nome_var = valor; Exemplo: int x = 10; Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Constantes “Constantes representam localizações de memória onde são armazenados dados que não podem ser modificados durante a execução do programa.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Constantes Nome de constantes Por convenção, constantes são criadas com letras maiúsculas Declaração e inicialização de constantes Sintaxe: #define NOME_CONST valor Exemplos: #define PI 3.1415 #define MAX 1000 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Operador de Atribuição (=) Sintaxe: nome_var = expressão; Exemplos: x = 2; y = x + 3; Conversão de tipos em atribuições Regra: o valor do lado direito de uma atribuição é convertido para o tipo do lado esquerdo Exemplo: int x; float y; x = y = 3.5; y = x = 3.5; Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Operadores Aritméticos Unários – atuam sobre apenas um operando Menos unário (-): multiplica o operando por -1 A expressão -x equivale a x = x * (-1) Decremento (--): incrementa o operando em uma unidade A expressão x-- equivale a x = x – 1 Incremento (++): decrementa o operando em uma unidade A expressão x++ equivale a x = x + 1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Operadores Aritméticos Binários – atuam sobre dois operandos Adição (+) Subtração (-) Multiplicação (*) Divisão (/) Mod (%) Utilizado para encontrar o resto de uma divisão Exemplos: x = 10 + 5; x igual a 15 x = 10 - 5; x igual a 5 x = 10 * 5; x igual a 50 x = 10 / 5; x igual a 2 x = 11 % 5; x igual a 1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Operadores Relacionais São usados para comparar expressões e resultam em falso ou verdadeiro Igual (==) Maior que (>) Menor que (<) Maior ou igual (>=) Menor ou igual (<=) Diferente (!=) Exemplos: 1 == 1 retorna verdadeiro 2 > 1 retorna verdadeiro 2 < 1 retorna falso 2 >= 1 retorna verdadeiro 2 <= 2 retorna verdadeiro 2 != 2 retorna falso Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Lógicos São usados para relacionar duas expressões Operador AND (&&) Resulta em verdadeiro se ambas expressões forem verdadeiras Operador OR (||) Resulta em verdadeiro se pelo menos uma expressão for verdadeira Operador NOT (!) Resulta em verdadeiro se a expressão for falsa Exemplos: 1 == 1 && 2 == 2 retorna verdadeiro 2 > 1 && 2 != 2 retorna falso 1 != 1 || 2 != 2 retorna falso 2 >= 1 || 2 != 2 retorna verdadeiro !(2 > 2) retorna verdadeiro !(2 == 2) retorna falso Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: printf(a1, a2, a3, ..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Texto: printf(“Boa noite!”); Códigos de barra invertida: printf(“Boa \n noite!”); Especificadores de formato: printf(“O valor de x é %i”,x); Demais argumentos (a2 ... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento pritnf(“FLOAT = %f INT = %i CHAR = %c”, f, i, c); Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: scanf(a1, a2, a3, ..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Especificadores de formato: scanf(“%i”,&x); Demais argumentos (a2 ... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento e devem ser precedidos pelo operador & (endereço de) scanf(“%f %i %c”, &f, &i, &c); Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercícios Criar um algoritmo para calcular o perímetro de uma circunferência. O perímetro é calculado por 2πr, onde r é o raio da circunferência. Criar um programa em linguagem C para calcular o perímetro de uma circunferência. Introdução a Computação e Cálculo Numérico