Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Versão – Prof.: Mauro César Lopes
Marco Antonio Montebello Júnior
Construção de Algoritmos AULA 02
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA Prof. Thiago Pereira Rique
INTRODUÇÃO AOS APLICATIVOS JAVA
Programação II Estruturas de Dados Aula 01
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Programação para Engenharia I
Universidade Federal de São Carlos Introdução à Linguagem C Comandos.
Algoritmos e Programação Linguagens de Programação Teoria Aula 5 (05/05) Universidade Federal do Vale do São.
LINGUAGEM C.
Programação para Engenharia I
Tópicos Preliminares na Linguagem C
Disciplina: AAM Profa. Ana Watanabe 03/13 vol.2
LINGUAGEM ESTRUTURADA TURBO C
Universidade Federal do Espírito Santo
Versão – Prof.: Mauro César Lopes
Estruturas de Dados Homogêneas Unidimensionais – Vetores e Strings
Linguagem C.
Matrizes e Funções - Continuação
Versão – Prof.: Mauro César Lopes
Linguagem C Estruturas de Sequências
Variável Variável: “objecto” que pode assumir diversos valores;
Ling. C - Variáveis Uma variável não é mais do que o nome que nós damos a uma determinada posição de memória para conter um valor de um determinado tipo.
Linguagem C Conteúdos já desenvolvidos
Revisão da Linguagem C.
INTRODUÇÃ A COMPUTAÇÃO ENG. CIVIL
Rodrigo Cristiano Silva
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Laboratório de ICCN Rodrigo Cristiano Silva
Arrays em Java Revisão Assuntos Aulas Anteriores
< declaração de variáveis > ( estrutura de dados )
Ameliara Freire Os programas manipulam dados, armazenando- os e, muitas vezes, modificando seus valores. Basicamente, a linguagem.
Construção de Algoritmos
Introdução a Computação e Cálculo Numérico
Introdução a Linguagem de Programação C
PROGRAMAÇÃO ou LINGUAGEM C?
Seminário 1: Revisão de C
UNIDADE 5 ESTRUTURAS DE DADOS HOMOGÊNEAS
PROGRAMAÇÃO I UNIDADE 2.
PCI- Introdução a linguagem C
Programação em C++ Compiladores
Algoritmo e Programação
Estruturas de Dados Aula 2: Estruturas Estáticas 07/04/2014.
Fundamentos de programação
Aulas 2 e 3 – Java – Prof. Marcelo Heitor # O método main e argumentos na linha de comando; # Fluxo padrão de entrada e saída; # A classe JOptionPane;
3. Introdução à Linguagem C
Introdução a Linguagem de Programação C
Tipos de Dados Operadores
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
MSc. Marcelo Torres – professortorres.com.br. Linguagem de Programação 01 - Introdução à Linguagem C MSc. Marcelo Torres – professortorres.com.br.
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Tipos de dados inteiro caracter real logico
Aula Prática 1 Monitoria IP/CC (~if669) (A partir do slide elaborado por Luís Gabriel)
Linguagem C.
ALGORITMIA. ALGORITMO Conjunto de instruções ou acções que ao serem executadas, permitirão realizar uma determinada tarefa.
DSC/CCT/UFCG Carga Horária: 60 h Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel.
Programação de Computadores - 1
Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 2 Variáveis e Atribuições.
DSC/CCT/UFCG Carga Horária: 60 h Profs.: José Eustáquio Rangel de Queiroz Roberto Medeiros de Faria Ulrich Schiel José Eustáquio Rangel.
Algoritmo e Programação
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
Profa. Maria Augusta Constante Puget
TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba-
Introdução à Linguagem C
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Programação estruturada unidade 2
Prof. Tertuliano Operadores Variáveis em C++.
Transcrição da apresentação:

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Rodrigo Cristiano Silva rodrigo@facens.br

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Agenda Revisão da aula anterior Definição de “Dados” Tipos de Dados Variáveis Constantes Operadores Funções de entrada e saída Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Processo de desenvolvimento de software Processo a ser melhorado Análise do Processo Algoritmo Codificação Documentação Testes Compilação Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Características básicas da linguagem C Permite definir estruturas de dados Permite recursividade de funções Não possui comandos de entrada e saída, utiliza-se funções de bibliotecas Forte integração com o hardware Diferencia letras maiúsculas e minúsculas Poucas palavras-chave As instruções são separadas por “;” Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Palavras reservadas da linguagem C auto const double float int short struct unsigned break continue else for long signed switch void case default enum goto register sizeof typedef volatile char do extern if return static union while Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Estrutura de um programa em linguagem C #include <stdio.h> float soma(float a, float b); main( ) { float x, y, z; x=y=z=0; printf(“\n Este programa calcula a expressão Z=X+Y ”); printf(“\n\n Digite o valor para x: ”); scanf(“%f”, &x); printf(“\n\n Digite o valor para y: ”); scanf(“%f”, &y); z=soma(x, y); printf(“\n A expressão z=x+y para x=%.2f e y=%.2f é %.2f ”, x, y, z); } float soma(float a, float b) return(a + b); Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico O que são “dados”? “Dados são informações brutas (números ou caracteres) que precisam ser processadas por um programa para se tornarem significativas.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Tipos de dados da linguagem C Tipos básicos: char - apenas 1 caractere alfanumérico int - números inteiros float - números fracionários com precisão simples double - números fracionários com precisão dupla void - indica que uma função não retorna nada Modificadores: signed unsigned long short Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Tipos de dados da linguagem C Palavra-chave Tamanho em Bytes Faixa de Dados char 1 -128 a 127 unsigned char 0 a 255 int 2 -32.768 a 32.767 unsigned int 0 a 65.535 long int 4 -2.147.483.648 a 2.147.483.647 unsigned long int 0 a 4.294.967.295 float Seis dígitos de precisão double 8 Dez dígitos de precisão long double 16 Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis “Variáveis representam localizações de memória onde são armazenados dados que podem ser modificados pelo programa.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Nomes de variáveis Pode conter letras, números e caracter de sublinhado (“underscore”) O primeiro caractere do nome não pode ser numérico Não é permitido utilizar palavras-chave como nome de variáveis Por convenção, variáveis são criadas com letras minúsculas (maiúsculas são diferentes de minúsculas) Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Variáveis Declaração de variáveis Sintaxe: tipo nome_var; Exemplos: int x; float y, z; Inicialização de variáveis Sintaxe: nome_var = valor; Exemplos: x = 10; y = z = 10.5; Declaração e inicialização de variáveis Sintaxe: tipo nome_var = valor; Exemplo: int x = 10; Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Constantes “Constantes representam localizações de memória onde são armazenados dados que não podem ser modificados durante a execução do programa.” Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Constantes Nome de constantes Por convenção, constantes são criadas com letras maiúsculas Declaração e inicialização de constantes Sintaxe: #define NOME_CONST valor Exemplos: #define PI 3.1415 #define MAX 1000 Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Operador de Atribuição (=) Sintaxe: nome_var = expressão; Exemplos: x = 2; y = x + 3; Conversão de tipos em atribuições Regra: o valor do lado direito de uma atribuição é convertido para o tipo do lado esquerdo Exemplo: int x; float y; x = y = 3.5; y = x = 3.5; Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Operadores Aritméticos Unários – atuam sobre apenas um operando Menos unário (-): multiplica o operando por -1 A expressão -x equivale a x = x * (-1) Decremento (--): incrementa o operando em uma unidade A expressão x-- equivale a x = x – 1 Incremento (++): decrementa o operando em uma unidade A expressão x++ equivale a x = x + 1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Operadores Aritméticos Binários – atuam sobre dois operandos Adição (+) Subtração (-) Multiplicação (*) Divisão (/) Mod (%) Utilizado para encontrar o resto de uma divisão Exemplos: x = 10 + 5; x igual a 15 x = 10 - 5; x igual a 5 x = 10 * 5; x igual a 50 x = 10 / 5; x igual a 2 x = 11 % 5; x igual a 1 Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Operadores Relacionais São usados para comparar expressões e resultam em falso ou verdadeiro Igual (==) Maior que (>) Menor que (<) Maior ou igual (>=) Menor ou igual (<=) Diferente (!=) Exemplos: 1 == 1 retorna verdadeiro 2 > 1 retorna verdadeiro 2 < 1 retorna falso 2 >= 1 retorna verdadeiro 2 <= 2 retorna verdadeiro 2 != 2 retorna falso Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Operadores Lógicos São usados para relacionar duas expressões Operador AND (&&) Resulta em verdadeiro se ambas expressões forem verdadeiras Operador OR (||) Resulta em verdadeiro se pelo menos uma expressão for verdadeira Operador NOT (!) Resulta em verdadeiro se a expressão for falsa Exemplos: 1 == 1 && 2 == 2 retorna verdadeiro 2 > 1 && 2 != 2 retorna falso 1 != 1 || 2 != 2 retorna falso 2 >= 1 || 2 != 2 retorna verdadeiro !(2 > 2) retorna verdadeiro !(2 == 2) retorna falso Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Função printf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: printf(a1, a2, a3, ..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Texto: printf(“Boa noite!”); Códigos de barra invertida: printf(“Boa \n noite!”); Especificadores de formato: printf(“O valor de x é %i”,x); Demais argumentos (a2 ... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento pritnf(“FLOAT = %f INT = %i CHAR = %c”, f, i, c); Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Função scanf( ) Biblioteca de funções stdio.h Sintaxe: scanf(a1, a2, a3, ..., an); Primeiro argumento (a1) chama-se string de formato, deve estar entre aspas duplas e pode conter: Especificadores de formato: scanf(“%i”,&x); Demais argumentos (a2 ... an) chamam-se itens de dados. São quantos forem os especificadores de formato do primeiro argumento e devem ser precedidos pelo operador & (endereço de) scanf(“%f %i %c”, &f, &i, &c); Introdução a Computação e Cálculo Numérico

Introdução a Computação e Cálculo Numérico Exercícios Criar um algoritmo para calcular o perímetro de uma circunferência. O perímetro é calculado por 2πr, onde r é o raio da circunferência. Criar um programa em linguagem C para calcular o perímetro de uma circunferência. Introdução a Computação e Cálculo Numérico