Aula 2 TOPOLOGÍAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 2 TOPOLOGÍAS.
Advertisements

Topologias de Rede.
Redes – Unidade 1 Aula 4 Professor: Marcelo Maia.
Cabeamento Estruturado
Topologia Comunicação de dados Escola Secundaria Sebastião da Gama
O cabeamento de uma rede deve ser levado a sério. Devem ser usados cabos e conectores de boa qualidade, que devem ser instalados adequadamente. Os cabos.
Redes de Computadores Cabamento e Topologia Profa. Ana Cristina Benso da Silva FACIN/PUCRS.
Willian O.Yamaguchi Analise e Desenvolvimento de Sistemas 1 ● Aluno: Willian de Oliveira Yamaguchi ● Turma: Análise e Desenvolvimento de Sistema 1ª Semestre.
PROTOCOLOS Um protocolo é uma convenção ou padrão que controla e possibilita uma conexão, comunicação ou transferência de dados entre dois sistemas computacionais.
Visão Geral das Tecnologias de Camada de Enlace e Física CURSO: REDES DE COMPUTADORES PROFESSOR: João Inácio A. Ferreira Aula 08 e 09:
Info_Pimentel Redes 14:28. Computador Isolado 14:28 Computador conectado a outro.
Redes industriais com fio Felipe Matheus, Philipe Moura e Shanna Bastkowski.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Topologias e Simbologia
Tipos de Redes Trabalho de : - Ruben Guerra. Definição e Objectivos  Uma rede de computadores é uma forma de ligar entre si vários computadores, partilhando.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 02:Técnicas e subsistemas Prof. Diovani Milhorim.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física ANTENA.
Multiplexagem Multiplexadores (multiplexers)
Ciências da Natureza e suas
Redes de comunicação aula 03 - Meios de transmissão
Manutenção de Periféricos II
IFAC1 Hardware e software.
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas
Meios Físicos de Transmissão
Apresentação de redes de computadores
REDES DE COMPUTADORES Prof. Flávio Euripedes de Oliveira
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
INTRODUÇÃO Estendendo LANs.
Interconexão
Classificação das Redes
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 11 – P2 Prof
Interconexão de Redes Locais
Condutores e cabos eléctricos
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Modelo OSI e TCP Professor: Marcos.
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Redes: Núcleo da Rede Prof. Rafael Vieira
Componentes de Redes de Computadores
INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO
Conceitos básicos sobre Redes de Computadores
01 – Um banco possui uma matriz em um estado brasileiro e agências espalhadas por vários estados. Todas as agências precisam acessar os dados nos computadores.
REDES DE COMPUTADORES.
Aula 07 Camada Física.
Redes e Comunicação de Dados Topologia de Redes
Camada de Enlace de dados
Tipos de redes quanto ás
Padrão ethernet (802.3) aula 12
prof. Msc. Diovani Milhorim
Meios de transmissão Prof. Fábio Eder.
Curso de tecnologia da informação
1º/2017 ELETRICIDADE E SEUS CONCEITOS AULA Nº 6
Técnicas de Transmissão
O HUB é o centro da topologia em estrela
Marcelo Laffranchi Redes de Computadores Marcelo Laffranchi 11/10/2018.
Por: André Aparecido da Silva
Por: André Aparecido da Silva
AULA 2 – PARTE 1 – CAMADA FÍSICA (1-51)
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
Trabalho realizado por: Tiago freitas nº7
Arquitetura de Computadores
REdes de comunicação Aula 02 - Topologias de Rede
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Euler Moreira Igor Rezende Janderson Oliveira Rafael Corbelli
Redes de Computadores REDES DE COMPUTADORES Aula 6 - Visão Geral das Tecnologias da Camada de Enlace Aula 6 - Redes de Computadores.
Aluísio Pires Leonan Cordeiro Pedro Morais Vitor Chaia
Questionário Cada questão valerá 0,1 décimo a mais na nota de umas das provas anteriores; Ordem de respostas: lista de chamada. Caso o aluno chamado não.
Hardware – Montagem e Manutenção Educador Prof. Alexsand Farias.
Turma Técnico em Informática. - Módulo: Redes de Computadores. Prof. Arthur Gonçalves - Bacharel em Sistemas de Informação. ESAMAZ TEC CURSOS TÉCNICOS.
AULA 3 – MEIOS FÍSICOS DE TRANSMISSÃO
Transcrição da apresentação:

Aula 2 TOPOLOGÍAS

DEFINIÇÃO A topologia de uma rede é um diagrama que descreve como seus elementos estão conectados. Esses elementos são chamados de NÓS, e podem ser computadores, impressoras e outros equipamentos.

CONCEITOS BÁSICOS Broadcast: Mensagem de difusão, mensagem enviada a toda a rede, a procura de um destino. Domínio de broadcast: Ambiente físico onde pode ser propagado o broadcast Colisão: Encontro de dois pacotes que são emitidos ao mesmo tempo num mesmo domínio de broadcast. Domínio de colisão: Ambiente onde pode acontecer a colisão.

TOPOGÍA EM BARRAMENTO Características: Baixo custo de instalação e materiais. Pouca flexibilidade na expansão. Velocidade de transmissão 10 Mbps Toda a rede depende do funcionalidade do backbone. Se o meio de transmissão falhar cai a rede toda. Distância máxima 185m. Distância mínima 0,5m Topología, onde todos os equipamentos estão conectados a um cabo principal conhecido com backbone o tronco.Utiliza um único domínio de broadcast e de colição.

Componentes Cabo coaxial é um tipo de cabo condutor usado para transmitir sinais elétricos. Este tipo de cabo é constituído por diversas camadas concêntricas de condutores e isolantes, daí o nome coaxial. O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado duma blindagem.O tipo de cabo coaxial usado nas redes é o RG58/U.Ja para instalações de antenas de rede sem fio é usado o tipo RG6. O RG58/U tem uma impedância de 50 Ω.

CABO COAXIAL RG58/U

Conector usados no barramento

Esquema simplicado de rede coaxial com 3 pcs

Montagem Conector BNC:O conector BNC é comprado desmontado, como mostra a figura ao lado. O cabo é introduzido no corpo do conector, que é a peça maior. Um pino central faz o contato com o condutor central do cabo. A malha condutora externa do cabo é presa ao corpo do conector através de um anel metálico.

Desencapar o cabo Antes de fixar o conector BNC, é preciso desencapar o cabo coaxial. Note que existem dois condutores, sendo um central interno, que transmite os dados, e uma malha externa, que funciona como terra. Usamos a ferramenta própria para desencapar o cabo mantendo as medidas da figura ao lado. O contato é fixado ao pino central com a ajuda do alicate crimpador. Este pino também pode ser soldado no cabo.

Ferramentas necesárias Alicate crimpador

Cabo pronto

Topologia em Estrela A diferença da topologia em barramento a topologia em estrela utiliza um dispositivo central de comunicações chamado concentrador que será o responsável pelo gerenciamento das comunicações.Nesta topologia observamos dois tipos de concentrador: O hub e o Switch, embora similares fisicamente existe uma grande diferença na forma de transmitir os dados.

Elementos Hub: Dispositivo que permite a transmissão num único domínio de colisão e um único domínio de broadcast, alguns entendidos indicam que internamente é como se fosse um barramento.

Switch: Dispositivo de comunicação que funciona em um domínio de broadcast, mas a diferença do hub é que ele tem um domínio de colisão por porta disponível, além disso ele pode ter circuitos que permitem o gerenciamento de pacotes de forma inteligente.

Cabo de par trançado A grande vantagem deste médio de transmissão é que permite transmissão a velocidades maiores graças a seu cruzamento de fios, eliminando assim interferência eletromagnética, fenômeno natural quando se transmite a altas velocidades.

Conector RJ45

Ferramenta de impacto

Topologia Token Ring - Anel Esta topología ao igual que estrela utiliza um dispositivo central de comunicações chamado de MAU (Multiaccess Unit). Seu esquema físico é igual ao da estrela o que vai mudar é o funcionamento do MAU.