Semana Pedagógica 1° Semestre 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
“Feliz aquele que transfere o
2011. Processo essencial à vida em sociedade. Esse pressuposto implica em determinadas considerações sobre um dos segmentos da população que tem sido.
PASSO A PASSO DA FICA NA ESCOLA 1- O Professor
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
EQUIPE MULTIDISICPLINAR
SEMANA PEDAGÓGICA 1° Semestre de 2011 PARANÁ GOVERNO DO ESTADO
Semana Pedagógica - Julho/2011
PLANEJAMENTO 01/02/2012 SEMANA PEDAGÓGICA 02,03, 06 e 07/02/2012
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
PDPI: INSTRUMENTO ESSENCIAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
O Prêmio Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso 1.
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade.
SEED – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO SETOR DE RECURSOS HUMANOS Distribuição de aulas Prevista para acontecer.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação
2012 REUNIÃO DE INÍCIO DE ANO Bem vindos
Um espaço de promoção da aprendizagem
Funções e Atribuições do Diretor
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
Livro Registro de Classe. INSTRUÇÃO n º 07/10- SEED/DAE/CDE Estabelece as normas para preenchimento do Livro Registro de Classe na Rede Estadual de Ensino.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
03/02/14 – 2º MOMENTO ATIVIDADE 2
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
Todo dia é dia de educação!
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO, EM SERVIÇO, DOS GESTORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: SECRETÁRIO GERAL O AMAI.
O PLANEJAMENTO NA ESCOLA
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Decisões.
Procedimentos de referenciação e avaliação
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
REPLANEJAMENTO
Reunião Diretores e Pedagogos
AVALIAR e PLANEJAR.
INSERÇÃO DE ALUNOS NO SISTEMA - O número de alunos participantes das atividades do Programa Viva a Escola poderá ser ampliado, desde.
PDE Escola 2011.
PAUTA 8h e 30min Chefe do NRE: Professor Adão Aristeu
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
PROJETO DE MONITORAMENTO, ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA. SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA.
Revisita ao PPP.
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE CARAPICUÍBA
O papel pedagógico do órgão gestor
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Transcrição da apresentação:

Semana Pedagógica 1° Semestre 2014 PARANÁ GOVERNO DO ESTADO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO - SUED DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA – DEB NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO – NRE FOZ DO IGUAÇU Semana Pedagógica 1° Semestre 2014

O trabalho neste 2º momento consiste na retomada das ações de 2013 e início da reformulação do plano de ação de 2014, e está organizado em três atividades:

Atividade 1 Realizar o diagnóstico das Ações da escola com levantamento de indicadores de qualidade.

“Formulário para análise de indicadores de qualidade da educação”, deverá contar com a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar: equipe diretiva e pedagógica, professores, agentes educacionais, pais e alunos.

Neste primeiro momento, esse formulário será preenchido pelos participantes da semana pedagógica e posteriormente pelo grêmio estudantil e APMF. As informações serão encaminhadas para a SEED de forma eletrônica.

Providências iniciais a) Imprimir cinco cópias do Formulário para análise de indicadores da qualidade na educação (ANEXO 2); b) Providenciar três jogos de canetas hidrocor, lápis de cor ou outro material para colorir as respostas com as cores: verde, amarela e vermelha.

c) Explicar os objetivos da atividade e dividir os participantes em grupos, da seguinte forma: Grupo 01: Equipe de direção e equipe pedagógica; Grupo 02: Professores da escola; Grupo 03: Agentes educacionais I e II.

d) Eleger um coordenador que deverá registrar as respostas conforme o consenso do grupo e entregar o questionário totalmente preenchido para a equipe pedagógica.

Providências Posteriores a) A direção deverá convocar os representantes dos segmentos da escola(pais e alunos) para realizar a mesma atividade, no máximo até dia 21/02, com os seguintes grupos: Grupo 04: Grêmio estudantil e/ou representantes de turmas. Grupo 05: APMF.

b) Após o preenchimento do questionário, a equipe pedagógica deverá realizar os seguintes procedimentos: Fazer a transcrição do resultado da análise dos indicadores para a tabela específica (ANEXO 3) e divulgá-la no mural da escola.

c) Transcrição on-line dos dados de todos os questionários, até 24/02 c) Transcrição on-line dos dados de todos os questionários, até 24/02. As orientações serão repassadas posteriormente.

Dimensões Gestão Escolar Democrática; Prática Pedagógica; Avaliação; Acesso, permanência e sucesso na escola.

Legenda para responder o questionário, conforme as dimensões As atitudes ou situações estão consolidadas na escola. Um bom caminho no constante processo de melhoria da qualidade. As atitudes, práticas ou situações ocorrem, mas não podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas. Elas merecem cuidado e atenção. As atitudes, situações ou práticas são inexistentes ou quase inexistentes. Nesses casos, a intervenção precisa ser

Tabela dos Indicadores dos Resultados de 2013 Dimensão Nível Situação 2012 Metas 2013 Resultado 2013 APROVAÇÃO EF APROVAÇÃO POR CONSELHO DE CLASSE REPROVAÇÃO ABANDONO EM 56,6 % 75% 61% 26,3 % 20% 32 % 10,5 % 4 % 7 % 1,3 % 1% 0 %

Atividade 2 Análise e Reflexão dos Resultados do SAEP e dos dados do rendimento escolar do Consulta Escola Professoras: Tais Regina e Valéria Alves

Atividade 3 A Elaboração do Plano de Ação de 2014 de sua escola deverá contar com a participação dos seguintes segmentos: equipe diretiva e pedagógica, professores e agentes educacionais. Cada grupo deve ser composto por representantes de todos os seguimentos, eleger um coordenador e ter como base o projeto político pedagógico da escola e as discussões e reflexões realizadas nas atividades 1 e 2.

Uma reunião desse colegiado deve ser convocada pela direção até o dia 21/02/2014. As ações propostas no plano de ação serão encaminhadas para os núcleos regionais de forma eletrônica até dia 27/02. (Posteriormente serão fornecidas orientações sobre esse envio.)

Causa do Problema: Não há integração, não se reúnem com frequência... ANEXO 4 – Plano de Ação da Escola Dimensão Gestão Escolar Democrática Problema/Desafio: Falta de Comunicação entre Equipe Diretiva e Pedagógica; Causa do Problema: Não há integração, não se reúnem com frequência... Ações: Organizar reuniões periódicas... Recursos: Levantamento situacional de questões internas

Cronograma: Quinzenal/mensal/quando necessário Envolvidos: Direção e Equipe Pedagógica Metas para 2014: Solucionar problemas o mais breve possível (evasão, falta de professores...)