Experiências de acolhimento a vítimas de tráfico na Bélgica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto Take Care: Saúde Guia de Conversação para a população migrante Duração: Início: 1 de Novembro de 2012 Fim: 31 de Outubro.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
1.
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Políticas de Segurança Pública
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
PORTUGAL EMIGRANTES IMIGRANTES
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Juntos Vamos orar pelas crianças
Projetos Financiados em 2010
« Os direitos dos trabalhadores em situação irregular »
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NATAL JUSTINO DA COSTA
III SEMINÁRIO DEMOCRACIA, DIREITO E GESTÃO PÚBLICA
A primeira infância,cidadania já.
DIREITOS DOS ANIMAIS.
AS MIGRAÇÕES E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO.
Sistema de Notificação de Violência em Campinas
PROJETO HAITI–AM.
Central de Atendimento à Mulher
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
PROGRAMA ACOLHER.
Estatuto da Criança e do Adolescente
APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
« Os migrantes em situação precária e os acesso aos cuidados de saúde » 18 de Março de 2007 Bruxelas    Endereço: Chaussée de Forest, 199 – 1060 Bruxelles.
10/02/ Casa “Mãe de Deus” Santa Maria do Oeste (PR)
Rio Mulher.
Centro de Cidadania da Mulher
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Clivia Caracciolo 2 1 de junho de 201
A primeira edição do Prêmio Fundação La Salle irá contemplar projetos voltados para as Comunidades Educativas de Educação Básica e Obras Assistenciais.
“A Lei Maria da Penha é uma das mais belas novidades transformadoras do Brasil pós Constituição de Ela coíbe exemplarmente a violência contra a mulher.
Ensino a Distância Ensino a Distância | Seminário ‘Criança na Arte e no Espetáculo Direito vs. Proteção’ Azambuja, 4 de junho de 2014.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
CAVITP. VIOLÊNCIA VIOLÊNCIA RAPTO RAPTO AMEAÇA GRAVE AMEAÇA GRAVE MANOBRA FRAUDULENTAMANOBRA FRAUDULENTA VIOLÊNCIA VIOLÊNCIA RAPTO RAPTO AMEAÇA GRAVE.
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO E INFRA-ESTRUTURA NAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: PESQUISA IPEA Ana Amélia Camarano IPEA Julho, 2008.
“Mulas do tráfico” “90% das mulheres estrangeiras presas foram detidas por tráfico de drogas, usadas por máfias do crime organizado”. Em Fortaleza, 45.
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Tendências atuais da proteção internacional na região 2013.
Cartilha: DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Organização Internacional para Migrações
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Centro de Referência de Assistência Social Ouro - SC RELATO DE EXPERIÊNCIA Grupo de PAIF Famílias, comunidade de Santa Lúcia.
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Uma Abordagem Interdisciplinar no Tratamento à Dependência Química:
Considerando-se os quatro eixos previstos na Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, combate, prevenção, assistência e garantia.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
O Mercado de Remessas e Bancarização em Portugal: O caso Brasileiro 1.A análise do actual mercado de remessas com destino ao Brasil 2.As oportunidades.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
V o l t a ra v a n ç a r i n í c i o 16/05/07 EXPLORAÇÃO SEXUAL TRÁFICO DE SERES HUMANOS.
Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH Disque Denúncia Nacional
PREFEITURA DO RECIFE Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã Construção do Plano Operativo Local PAIR DIAGNÓSTICO RAPIDO PARTICIPATIVO Recife,
ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA Silvia Jeni Luiz Pereira de Brito Assistente Social/ Mestre em Serviço Social/PUC-SP Campinas, 15 de junho.
Transcrição da apresentação:

Experiências de acolhimento a vítimas de tráfico na Bélgica Brasília, 1 de junho de 2012 Mônica Pereira, Abraço asbl Bruxelas, 23 de Novembro de 2010.    Endereço da Abraço asbl: Chaussée de Forest, 199 – 1060 Bruxelas Bélgica  Tel. +32494997897, Fax +3225385988 E-mail: info@abraco-asbl.be Banco Triodos: 523-0414225-13 N° d’entreprise: 885.739.959 Atendimentos: segundas (9h00-14h00) e quintas (9h00-14h00) Site: www.abraco-asbl.be  A Abraço asbl é parceira da OIM e é apoiada pela COCOF, associação Action Vivre Ensemble, VGC e Comunidade belgo-brasileira Jesus Trabalhador. www.rede-brasileira.eu

O que é a « Abraço asbl»? Missão: Associação de ajuda e de informação para os migrantes de língua portuguesa em situação irregular ou precária-ASBL. Criada em 2006 por um grupo de voluntários brasileiros e estrangeiros ligados à comunidade brasileira. Missão: Defender o respeito pelos direitos humanos dos migrantes de língua portuguesa em situação irregular ou precária na Bélgica, contribuindo para uma melhoria do acesso aos cuidados de saúde, à educação, à justiça, à vida de família, à alojamentos salubres e à condições de trabalho dignas. www.abraco-asbl.be

Objetivo principal: Informar e orientar os migrantes brasileiros em situação irregular ou precária na Bélgica sobre os seus direitos humanos fundamentais Resumo das atividades desenvolvidas: Atendimento telefonico, eletronico (e-mail) e presencial, na sede da associação. Aulas de francês « língua estrangeira ». Organização de retorno voluntário. Palestras informativas. Promoção de ações de sensibilização. Formulação de reivindicações em favor dos migrantes brasileiros. www.abraco-asbl.be

Público acolhido Migrantes de língua portuguesa, sobretudo brasileiros em situação irregular ou precária na Bélgica. Mais de 65% das pessoas atendidas são mulheres. Muitas com filhos menores. Maioria de migrantes vivendo com suas famílias, monoparentais ou recompostas. Cerca de 40 atendimentos presenciais por semana e o dobro pelo telefone, assim como via e-mail. Por ano, são mais de 1500 casos tratados. Na Bélgica residem atualmente cerca de 10 mil brasileiros (incluindo belgas e europeus de origem brasileira) em situação regular e estima-se que haja por volta de 40 mil brasileiros em situação irregular ou precária (estimativa do Itamaraty em 2009: 42 mil residentes no país, números lançados pelos serviços de inspeção e policiais da Bélgica: entre 40 e 60 mil ). Proveniência: Goiás e Minas Gerais www.abraco-asbl.be

Caracterização geral dos casos tratados Exploração no trabalho Regularização migratória Detenção em centros « fechados » para estrangeiros, expulsão Acesso à justiça Acesso aos cuidados de saúde Ajuda social, alimentar Retorno Voluntário Acesso à educação Detenção em prisões « comuns » Litígio com proprietários de alojamentos alugados Violência doméstica, outros tipos de violência Tráfico de pessoas Menores não acompanhados pelos pais www.abraco-asbl.be

Casos de «tráfico »: dificuldades e boas práticas Relatos mais frequentes: exploração no trabalho. Construção, trabalho doméstico (limpeza, babás), hotelaria, trabalho em « aras » (cuidadores de cavalos) Raro: exploração sexual (prostituição em salões de massagens, bares, discotecas, « escravidão » sexual por parte de companheiro…) Na maior parte dos casos a exploração acontece no exterior, sem relação direta com o percurso migratório. Sinalização de alguns casos em que a vítima tinha sido aliciada no Brasil (agência de viagens oferecendo « packages »-passagem, estada, trabalho, relacionamento amoroso temporário-garotas de programa, conhecidos, amigos, parentes). www.abraco-asbl.be

Casos de «tráfico »: dificuldades e boas práticas Constituição de um dossiê consistente para conseguir o « estatuto de vítima » Análise do « grau de exploração » « Cumplicidade no crime »: identificação enquanto « autor » e « vítima » Medo consequências da denúncia: para a vítima, sua família, amigos ou colegas que continuam submetidos ao autor do tráfico Retorno voluntário: falta de acompanhamento à longo prazo no Brasil. Limites da ajuda oferecida pela OIM Proteção precária para aqueles que são reconhecidos vítimas (minoria) Ausência de proteção quando a vítima circula de um país para outro na Europa! Assistência consular: Falta de meios financeiros para responder às urgências www.abraco-asbl.be

Casos de «tráfico »: dificuldades e boas práticas Orientação do migrante, incluindo alternativas à solicitação do estatuto de vítima Contatos permanentes com determinados serviços de inspeção do trabalho e polícia federal (reenvio de casos e vice-versa), além de outras organizações da sociedade civil especializadas Sempre que possível tratamento de dossiê de regularização migratória (sem ligação necessária com a exploração) Prevenção através da informação! www.abraco-asbl.be

www.abraco-asbl.be

www.abraco-asbl.be

www.abraco-asbl.be

www.abraco-asbl.be

www.abraco-asbl.be