Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enfª Renata Ucha Teixeira
Advertisements

Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso
Especializanda: Pastora Cala Sotelo Orientadora: Daniela Nunes Cruz
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Santa Terezinha, Cocal, PI Lanna Ágda Furtado Gomes
Orientador: Cristiane Quadrado da Rosa
Melhoria da atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Soledade, APODI/RN
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Renata Vale Soares da Fonseca Orientadora: Érica Almeida Coelho
Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Universidade Aberta do SUS – UnaSUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância  Turma 2 INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância    Trabalho de Conclusão.
Leydi Nayla Montoya Hernández
Especialização em Saúde da Família- UFPel/ UNA-SUS
Melhoria da atenção à Saúde Bucal das gestantes e puérperas da UBS Arapiranga, Rio de Contas/ Bahia Débora Silva Medeiros Cirurgiã Dentista.
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Nesval Roberto Souza Silva Orientadora: Mariangela Soares
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA UNASUS EaD – UFPel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
Especializanda: Adis Almaguer Oyarzabal
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DAS GESTANTES E PUÉRPERAS DA UBS DR
Autora: Karine Bombardelli
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
Gabriel Hernandez Chagime
Especializando: Angel Lambert Perez.
Giana Frasson Orientadora: Bianca de Souza
Universidade Federal de Pelotas Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Navegantes, Pelotas, RS.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Adelmir Chagas da Silva Orientador: Luciano de Paula Moura
Marelis Pileta Labañino Orientadora: Mariaza Alves Freita
Aluno: Ricardo Gomez Orientador: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade Estratégia de Saúde da Família Getúlio Vargas, Pelotas/RS Especializando: Cayo Otávio Moraes Lopes.
Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9 Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério, na UBS da família da planaltina, no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Programa de Pós-Graduação de Especialização em Saúde da Família Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de.
Neisleydis Hernandez Avila Orientadora: Ligia Menezes de Freitas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação da.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ASSISTÊNCIA AO.
Especializanda: Gisela Grinan Bicet
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade de Saúde da Equipe de Saúde da Família-1 de Cachoeira do Sul - RS Aluna: Daniela Yumi Kitashima.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família. Modalidade a Distância. Turma 7 Melhoria da atenção ao.
Moises Oliveira Schots Orientadora: Edvanda Trindade Sacramento Gomes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria da atenção ao Pré-natal.
Talita de Aquino César Figueiredo Orientadora: Ângela Wilma Rocha
Viviane Serafim - Enfermeira
Qualificação do pré-natal e puerpério na Unidade de Saúde da Família Jorge André Gurjão Vieira em Boa Vista – RR Especializando: Felipe Queiroz Portela.
Trabalho de conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Marcos Roberio Barbosa de Santana
Elsa Maria Corcho Martinez Orientadora: Analú Sparremberguer Manéa
Autor: Anibal Oscar Stivens Veranes
Ludnilanne de Moura Santos Orientadora: Seiko Nomiyama
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhora da atenção ao pré-natal.
Geanine Carpenedo dos Santos
Atenção ao Pré-natal e Puerpério: melhorias na qualidade do atendimento na Unidade Básica de Saúde Sagrada Família em Mucajaí-RR. Rafhael Brito de A. Santos.
Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Pré-natal.
Transcrição da apresentação:

Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu Autor: Aron Issac Sabine P. Birnbaum Orientadora: Edvanda Trindade S. Gomes Pelotas,2015

IMPORTÂNCIA DA AÇÃO PROGRAMÁTICA Qualificar o atendimento ao pré-natal e puerpério; Garantir acesso à saúde bucal para gestantes e puérperas; Promoção à saúde e prevenção de agravos ao RN.

SÃO JOSÉ DE MIPIBU População estimada: 42.773 Área territorial: 294 km2 IDHM: 0,611 - Médio (0,5 ate 0,799) 16 UBS 01 CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO CASA DE SAÚDE DA MULHER SAD/NASF/CEO/CAPS Fonte: IBGE e DATASUS

UBS Cohab População adscrita: 2800 Número estimado de gestantes: 28 Número de hipertensos: 221 Número de diabéticos: 74 Equipe Estrutura física PMAQ(2014): Acima da média

Ação programática pré-intervenção Cronograma fixo com atendimento exclusivo a gestante; Puerpério apenas para gestantes com complicações relacionadas ao parto; Ausência de protocolo relacionado a higiene bucal; Ausência de acompanhamento sistemático ao RN.

OBJETIVO GERAL Implementar uma melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na ESF São José de Mipibu/RN

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura do pré-natal ; Melhorar o registro do programa de pré-natal; Realizar avaliação de risco das gestantes; Avaliar sistematicamente o puerpério; Promoção à saúde bucal com agendamento programático odontológico

Metodologia Ações Estabelecer um turno semanal para atendimento a gestantes e puérperas conforme demanda Monitorar a cobertura do pré-natal periodicamente Busca ativa das pacientes cadastradas

Metodologia Ações Realização de palestras e eventos mensalmente; Preenchimento de fichas-espelho; Questionário sócio-econômico; Palestras para a população alvo; Reuniões quinzenais com a equipe.

Metodologia Logística Caderno de atenção básica n 32 e 33 Ficha espelho de pré-natal Ficha espelho de saúde bucal Questionário sócio-econômico optativo

Objetivo específico e Metas Ampliar a cobertura do pré-natal Alcançar 75% de cobertura das gestantes no programa de Pré-natal da unidade de saúde. Garantir a 100% das gestantes o ingresso no Programa de Pré-Natal no primeiro trimestre de gestação.

Objetivo específico e Metas Ampliar a cobertura do pré-natal Realizar pelo menos um exame ginecológico por trimestre em 100% das gestantes. Realizar pelo menos um exame de mamas em 100% das gestantes. Garantir a 100% das gestantes a prescrição de sulfato ferroso e ácido fólico conforme protocolo.

Objetivo específico e Metas Melhorar o registro do programa do pré-natal Manter registro na ficha espelho de pré- natal/vacinação em 100% das gestantes. Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes. Promover o aleitamento materno junto a 100% das gestantes.

Objetivo específico e Metas Avaliar sistematicamente o puerpério Alcançar 100% de cobertura de puérperas até 42 dias pós-parto Realizar busca ativa em 75% de puérperas faltosas à consulta. Realizar pelo menos um exame da mama em 100% das puérperas cadastradas;

Objetivo específico e Metas Avaliar sistematicamente o puerpério Realizar pelo menos um exame ginecológico em 100% das puérperas cadastradas; Realizar avaliação do estado psíquico em 100% das puérperas cadastradas; Orientar 100% das puérperas sobre os cuidados com o recém-nascido.

Objetivo específico e Metas Agendamento programático odontológico Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% das gestantes durante o pré-natal; Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gestantes cadastradas.

Resultados Indicadores Proporção de gestantes cadastradas no programa de pré-natal

Resultados Indicadores Proporção de gestantes captadas no primeiro trimestre de gestação

Resultados Indicadores Proporção de gestantes com pelo menos um exame das mamas durante o pré- natal.

Resultados Indicadores Proporção de gestantes com prescrição desulfato ferroso e ácido fólico. Proporção de gestantes com o esquema da vacina de Hepatite B completo. Proporção de gestantes com orientação sobre os riscos do tabagismo e do uso de álcool e drogas na gestação.

Resultados Indicadores Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto

Resultados Proporção de puérperas faltosas à consulta que receberam busca ativa

Resultados Proporção de puérperas que tiveram as mamas examinadas

Resultados Indicadores Proporção de puérperas que receberam exame ginecológico; Proporção de puérperas com avaliação do estado psíquico; Proporção de puérperas que receberam orientação sobre os cuidados com o recém-nascido.

Resultados Indicadores Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática

Resultados Indicadores Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática com tratamento odontológico concluído

Resultados Indicadores Proporção de gestantes com primeira consulta odontológica programática com tratamento odontológico concluído.

Resultados Indicadores Proporção de busca ativa realizada às gestantes que não realizaram a primeira consulta odontológica programática.

Resultados Indicadores Proporção de gestantes com registro adequado do atendimento odontológico; Proporção de gestantes com orientação sobre dieta; Proporção de gestantes com orientação sobre higiene bucal.

Discussão Incremento na quantidade e na qualidade dos serviços as gestantes atendidas Capacitação constante da equipe Incorporação de prontuário eletrônico Treinamento constante da equipe

Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem Familiaridade com o AVA Crítica: abranger maior tempo na análise estratégica. Importância da atenção básica para famílias circunvizinhas, facilitando acesso à saúde e prevenção de agravos.