E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - E. P. I.
Advertisements

NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Equipamento de Proteção Individual EPI
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI) Débora Cristina Kranzfeld Diretoria de Segurança do Trabalho Instituto de Química – Unicamp Telefone
Secretaria de Inspeção do Trabalho
Custo Com Acidentes Equivale a 4% da Economia Mundial O custo dos acidentes e doenças ocupacionais corresponde a cerca de 4% do Produto Bruto do mundo.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Revisão.
ABNT NBR Sinalização de segurança contra incêndio e pânico
EPI Os equipamentos de proteção ao trabalhador exposto diretamente a riscos não controlados são chamados de EPI’s. Equipamentos de uso estritamente pessoal.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - EPI. Definição: EPI é todo dispositivo de uso individual, destinado a proteger a integridade física do trabalhador.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos TST DM 15 Elisangela Severino Vanessa Prof.
Equipamento de Proteção Individual - EPI Introdução Introdução Por que você está aqui? Por que você está aqui? Legislação Legislação Modo de usar Modo.
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
ELETRICISTA.
Procedimento de Equipamento de Proteção Individual – NR6
Proteção Individual e Coletiva
Normas regulamentadoras.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NAVAL
Subsistema de Higiene e Segurança no Trabalho Marras, Jean Pierre
BIOQUÍMICA Aula Prática
Ambiente de trabalho e saúde
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
NR-10 Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade Item: 10
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Higiene Saúde e Segurança no Trabalho
COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
Equipamento De Proteção Individual – EPI TREINAMENTO Curso: Segurança do Trabalho Disciplina: Higiene do Trabalho Professor: Sidinei Ferreira Oliveira.
Alexandre Paladino Auditor Fiscal do Trabalho DRT/RJ
A MA CONSULTORIA TREINAMENTOS é uma empresa que foi criada em 2006, e está localizada em Belo Horizonte. Tem como objetivo principal buscar melhor atendimento.
Proteção Respiratória
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVA
Uma empresa que tem como objetivo revolucionar o formato do fornecimento de óculos de segurança, desde o atendimento até nos modelos trabalhados, buscando.
Equipamento de Proteção Individual EPI
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
TREINAMENTO DE EPI´S. O objetivo principal deste treinamento é conscientizar o funcionário do uso correto e conservação dos equipamentos de uso individual.
Ergonomia - E.P.I
Equipamentos de Proteção Profº Adonias Paulo da Silva.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO II EPI X EPC.
ACIDENTES DE TRAJETO DEFINIÇÃO: É aquele que se verifica “no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela”, ainda que fora do local.
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
Equipamento de Proteção Individual - EPI
Regras de laboratório - EPIs
Equipamentos de proteção
Transferência Inter-hospitalar
NR-6 Equipamento de Proteção Individual
A importância da NR-32 no contexto da Administração Hospitalar
NBR-5410 Instalações elétricas de baixa tensão.
Equipamento de Proteção Coletiva - EPC
Avental ou roupas de proteção Avental recomendado para manuseio de substâncias químicas Material: algodão grosso  queima mais devagar,
DDSMS Diálogo Diário de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Nº Obra:Fase/Equipe:Data: Local (endereço/trecho da obra):Duração (min.): 1 - IDENTIFICAÇÃO DA.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
Professor: Daniel Paiva Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho Curso: Técnico em Edificações e Eletrotécnica Campus: Pesqueira-PE.
Proteção, Vidrarias, Materiais e Cuidados básicos para laboratório
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
PCC 2302 – Gestão da Produção na Construção Civil Profº Francisco Ferreira Cardoso Juliana Bueno Silva Thales Landgraf Soraia Regina Pereira Dante Hirata.
Equipamento de Proteção Individual. NR 6 – Equipamento de Proteção Individual  De acordo com a NR-6 da Portaria nº 3214 de 8 de junho de 1978, do Ministério.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

E P I EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Todo dispositivo utilizado com o intuito de proteger o trabalhador dos riscos gerados na atividade a ser executada. Podem eliminar ou minimizar estes riscos. Daí a importância em termos consciência em usar sempre e mantê-los em bom estado. Existe uma Norma que regulamenta a utilização destes equipamentos – NR-6

NR 6 - Item6.1. Considera-se Equipamento de Proteção Individual todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção aos riscos a segurança e a saúde no trabalho.

NR 6 Equipamentos de proteção individual, de fabricante nacional ou importado que só poderá por a venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA expedido pelo órgão nacional competente trabalho em matéria de segurança e saúde do Trabalho MTE.   A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: .  

Cabe ao empregador: a) Fornecer ao trabalhador somente EPI aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; b) Responsabilizar-se, em conjunto como colaborador, pela higienização e manutenção periódica; c) Instruir e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; d) Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; e) Comunicar ao MTE qualquer irregularidade observada; f) Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; g) Fornecer o EPI adequado ao trabalho, e h) Fiscalizar e exigir o uso dos EPI’s;

Cabe ao empregado a) Usá-lo apenas para a finalidade que se destina Cabe ao empregado a) Usá-lo apenas para a finalidade que se destina. b) Responsabiliza-se por sua guarda e conservação. c) Comunicar qualquer alteração que o torne impróprio para o uso. d) Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado

PROTEÇÃO PARA CABEÇA Capacete de segurança – minimiza os impactos causados por queda de material ou batidas em conseqüência de queda das pessoas, ou por trombar em obstáculos.

PROTEÇÃO PARA OS OLHOS Óculos de segurança constituído de arco de nylon flexível e resistente, regulagem no comprimento para ajuste do tamanho, lente e a proteção lateral são confeccionados numa só peça de policarbonato, lente incolor.

Protetores auriculares – minimizam as consequências por exposição a ruídos intensos e/ou por tempo prolongado.

PROTEÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS Respirador / purificador de ar de segurança tipo peça. Um quarto facial composto de borracha e silicone, dotado de um ou dois suportes onde são rosqueados os filtros: mecânicos, químicos ou combinados.

Respirador / purificador de ar semi-facial filtrante para partículas Respirador / purificador de ar semi-facial filtrante para partículas. Possuindo 02(dois) tirantes de elástico, proteção das vias respiratórias contra partículas, poeiras e névoas.

PROTEÇÃO PARA MEMBROS INFERIORES Sapato de segurança com biqueira de aço – minimiza os impactos em casos de queda de material sobre os pés ou esmagamentos

PROTEÇÃO PARA AS MÃOS Luvas de diversos tipos que devem ser apropriadas à tarefa a ser executada e que minimizam impactos de reações de contato com produtos, batidas, cortes, etc.

L E M B R E – S E Você é responsável pela sua segurança e a de seus companheiros.