Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL Universidade Aberta do SUS- UNASUS Especialização em Saúde da Família Prevenção dos Cânceres do Colo do Útero.
Advertisements

Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Mayumi Arantes Yoshino Orientadora: Denise Bermudez Pereira
Orientadora Lenise Cecilio
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Especializanda: Katia Pérez Guerra
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da Atenção à Saúde.
Universidade Federal de Pelotas – UFPel Programa de Pós-graduação em
Aluna: Ana Cecília Lopes de Lima
Especializanda: Mabel De La Caridad Rivero Salina
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Prevenção do Câncer.
Tallys Dantas Orientadora: Ângela Wilma 2015
Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica - PROVAB
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde da mulher: ações integrais promovendo a prevenção do câncer de colo uterino e de mamas na UBS 04 do município de Piripiri -
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
MARIA SULENIR FERREIRA DE OLIVEIRA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Anavir Leyva Labrada Orientadora: Marcela Soares de Lima Brant
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Tacila Nogueira Costa Nery de Azevedo Orientadora: Mariangela Soares
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Intervenção no rastreamento do Câncer de.
Lázara Aymee Zas de Armas Orientadora: Luciane Soares Seixas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Modalidade à Distância Orientadora: Francieli Cristina Sponchiado
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA.
Qualificação do programa de saúde da mulher com ênfase à detecção precoce de cânceres do colo do útero e de mama da unidade de Saúde Jorge Heine em Itambé.
Igor Bezerra de Sousa Leal Orientadora: Gisela Cataldi Flores
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 5   Melhoria na atenção ao controle.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Especializando: Yamilka Chacon Perez
INTRODUÇÃO Santa Cruz do Sul
  Melhoria da prevenção e da detecção precoce do Câncer de Colo de Útero e de Mama na Unidade de Saúde da Família Vista Verde– Natal/RN Aluna: Dynara Mabel.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Título: Melhoria da atenção.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Qualificação do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama e do Câncer de Colo do Útero na Estratégia da Saúde da Família Rural do Município de Dona Francisca.
Aluna: Luana C. de Andrade Orientadora: Camila Dallazen
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Surbhi Tyagi Bianchessi Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Universidade Aberta do SUS
Aluno: Ismara Grandales Hernandez Orientadora: Ana Paula Belini
Yaneisy Guerra González
Débora Mânica Rockenbach Orientadora: Helen Pereira Rocha
Simone Carvalho Hipólito Orientadora: Woneska R. Pinheiro
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 6 Qualificação do.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Cristiano Pinto dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FESERAL DE PELOTAS – UFPEL ESPECIALIZAÇÃO.
Autora: Lorena Vanni Reali Orientadora: Simone Damásio Ramos
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 2 Atenção à Saúde da.
Laura Riffel Bitencourt Médica do PROVAB em Santa Cruz do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da prevenção do.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Turma 6 Trabalho.
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
Aluna: Danielle Carvalho Monteiro Orientadora: Claudiane Mahl
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Aluna: Manuela da Silva Orientadora: Alexandra da Rosa Martins
NOME: LETICIA JOANA CORSO ORIENTADORA: DANIELI BLUHM DA SILVA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Transcrição da apresentação:

Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação da Atenção aos Programas de Detecção Precoce dos Cânceres de Colo de Útero e de Mama, na UBS/ESF Tia Laurinha, no Município de Agudo/RS Autora: Ilsiane Bastiani Orientadora: Simone Damásio Ramos

Introdução Segundo a OMS, com uma cobertura da população-alvo de, no mínimo, 80% e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível reduzir, em média, de 60 a 90% a incidência do câncer cervical invasivo. O câncer de mama é a neoplasia mais incidente na população feminina excluindo-se os tumores de pele não melanoma

O Município de Agudo/RS Localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul Agudo é uma cidade com 16.722 habitantes em uma área de 536,114 Km2 (IBGE 2010) Quarta Coordenadoria de Saúde Referência no setor de Otorrinolaringologia

A UBS Tia Laurinha- Vila Caiçara Localizada na Vila Caiçara Aproximadamente 2.500 habitantes Unidade em funcionamento há +- 5 anos. Informatizada Equipe formada por: 1 médica, 1 enfermeira, 1 técnica de enfermagem, 1 higienizadora, 1 recepcionista e 4 ACS

A ação programática antes da Intervenção 688 mulheres entre 25 e 64 anos 258 mulheres entre 50 e 69 anos 14% do total de mulheres entre 25 e 64 anos eram acompanhadas para prevenção de câncer de colo útero. 39% do total de mulheres entre 50-69 anos eram acompanhadas para prevenção de câncer mama

Objetivo Geral Qualificação da atenção ao programa de detecção precoce dos cânceres de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25-64 anos e de mama nas mulheres entre 50-59 anos, na UBS/ESF Tia Laurinha, no município de Agudo/RS.

Metodologia - Principais Ações Monitoramento da cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino e mama das mulheres nas faixas etárias preconizadas; Melhoria no acolhimento de todas as mulheres que demandam a realização de exames; Esclarecer a comunidade sobre a importância da ação programática; Capacitar a equipe;

Metodologia - Principais Ações Monitorar resultado e a adequabilidade das amostras dos exames coletados; Compartilhar com as usuárias e a comunidade os indicadores de monitoramento da qualidade dos exames coletados; Facilitar o acesso das mulheres ao exame e ao resultado do exame citopatológico de colo de útero e mamografia; Disponibilizar para a equipe protocolo técnico do MS, atualizado para o manejo dos resultados dos exames;

Metodologia - Principais Ações Implantar forma de registro específico de acompanhamento e pactuar com a equipe o registro das informações; Monitorar e realizar avaliação de risco para câncer de colo de útero e mama em todas as mulheres acompanhadas na unidade de saúde; Realizar ações de promoção de saúde; Pactuar junto a gestão os insumos necessários para a realização das ações.

Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama: Meta: ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 40%.

Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama: Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 60%.

Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde: Meta: Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção

Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção Objetivo: Melhorar a adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia: Metas: - Identificar mulheres com exame citopatológico e mamografia alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. - Realizar busca ativa em mulheres com exame citopatológico e mamografia alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção

Objetivo: Melhorar o registro das informações Metas: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero e mamografia em registro específico das mulheres cadastradas. Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção

Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero de mama Metas: Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero nas mulheres entre 25 e 64 anos e realizar avaliação de risco para câncer de mama nas mulheres entre 50 e 69 anos. Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção

Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção Objetivo: Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e mama na unidade de saúde Metas: Orientar as mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de colo de útero e câncer de mama. Resultado: 100% nos 3 meses de intervenção

Discussão Ampliação do acesso aos exames preventivos de câncer de colo de útero e mama. Melhor cobertura sobre a saúde das mulheres da unidade como um todo. Melhoria dos registros Qualificação da atenção com destaque para a implantação de um turno fixo para a realização de exames preventivos foram de suma importância para que o projeto fosse desenvolvido, aceito e mantido na unidade mesmo após o término da intervenção.

Importância da Intervenção para a Equipe Capacitação constante da equipe; Promoveu o trabalho integrado da médica, da enfermeira, da técnica de enfermagem, recepção e ACS.; Foram definidas as atribuições para cada uma das integrantes da equipe; Incorporação das atividades a rotina do serviço.

Importância da Intervenção para a Comunidade Fixação de um turno fixo para a coleta de exames; Os resultados dos exames citopatológicos agora são entregues na unidade; As mamografias são agendadas e seus resultados entregues na própria unidade de saúde; Implantação de um registro específico.

Reflexão crítica sobre meu processo pessoal de aprendizagem O curso superou minhas expectativas – as atividades semanais não somente focadas sobre o projeto e o contato rápido com a orientação do curso surpreenderam. Inicialmente encontrei: Unidade desestruturada e sem nenhum tipo de registro ou cadastro da população adscrita ESF ainda não estava implantado Receio quanto a capacidade de realizar o projeto na unidade

Processo de Aprendizado Maior interação com equipe e a comunidade. Melhoria nas relações interpessoais e na qualidade do atendimento. Participação ativa em todo o processo de estruturação e implantação da modalidade ESF. Revisão sobre conceitos em relação ao câncer de colo de útero e mama, aumentando a taxa que resoluções na própria unidade. Revisão de inúmeros conceitos abordados durante a resolução dos casos clínicos disponibilizados pelo curso.

Obrigada