QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
REGULAMENTO TÉCNICO - DF
Voleibol Inês Brás.
Testa o teu conhecimento
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
SQUASH: Histórico, regras, aspectos técnicos, principais competições, benefícios e efeitos fisiológicos da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
ANDEBOL.
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
VÔLEI DE PISCINA (BIRIBOL)
Jogos desportivos coletivos:
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Voleibol Professor:Leandro..
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
VOLEIBOL – REGRAS PROF. BIA
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 8º ANO.
REGRAS BÁSICAS DO voleibol.
FUTSAL.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Voleibol.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO JOGO
ATLETISMO.
Basquete.
Regras Básicas do Voleibol
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 9º ANO.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
Footwork: A base do jogo
PROFª MARIA HELENA CARVALHO
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Basquetebol.
Profª. Maria Helena Carvalho
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
Princípios e Fundamentos Técnicos.
VOLEIBOL.
Escola Marcelino Mesquita
REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL:
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH72h
DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
EDUCAÇÃO FÍSICA 4ª prova 6º ano EDUCAÇÃO FÍSICA 4ª prova 6º ano 2015.
Trabalho de Educação Física
Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior Sorocaba
Voleibol.
Escola Básica de Canidelo
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Fundamentos do Voleibol
Voleibol Prof. Leonardo Miglinas (132).
MINI - VOLEIBOL seqüência do trabalho.
TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
TÉNIS.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

QUIMBOL: histórico, regras, principais competições, características fisiológicas decorrentes da prática Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior MACE/2007

HISTÓRICO DO QUIMBOL ESPORTE BRASILEIRO CRIADO EM PIRACICABA/ SP. IDEALIZADOR: JOAQUIM BUENO DE CAMARGO (JOGO DO QUIM).

ÚNICO ESPORTE COLETIVO DE RAQUETE DO MUNDO. HISTÓRICO DO QUIMBOL ÚNICO ESPORTE COLETIVO DE RAQUETE DO MUNDO. RECONHECIDO COMO ESPORTE DE IDENTIDADE NACIONAL PELO MINISTÉRIO DOS ESPORTES.

QUIMBOL ESPORTE CUJAS REGRAS LEMBRAM OS FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL, TÊNIS DE CAMPO E ATÉ FUTEBOL.

O JOGO PRATICADO EM QUADRA DE VÔLEI, EM EQUIPE DE QUATRO PESSOAS. OS ATLETAS UTILIZAM RAQUETES PARA TOCAR A BOLA DE UMA PARTE DA QUADRA PARA A OUTRA. ALTURA DA REDE PARA JOGO ADULTO É DE 2,10M E PARA INFANTIL 1,90M

A PARTIDA É DIVIDIDA EM QUATRO TEMPOS DE DEZ MINUTOS CORRIDOS. O JOGO A PARTIDA É DIVIDIDA EM QUATRO TEMPOS DE DEZ MINUTOS CORRIDOS. EM CADA TEMPO É PERMITIDO AO TÉCNICO DA EQUIPE EM DESVANTAGEM, UM PEDIDO DE PARALISAÇÃO DE UM MINUTO.

O JOGO A PARTIDA TERMINA NO QUARTO TEMPO. A VITÓRIA É DA EQUIPE QUE OBTEVE O MAIOR NÚMERO DE PONTOS. EMPATE= UM QUINTO TEMPO (MELHOR DE CINCO PONTOS) SEM TROCA DE LADOS, INICIADA PELA EQUIPE QUE MARCOU O ÚLTIMO PONTO.

REGRAS A partida se inicia com o saque em qualquer posição do fundo da quadra, Caso o jogador erre o primeiro saque, é concedido uma segunda chance. A equipe adversária, cabe devolver a bola com o mínimo de dois toques e o máximo de três toques.

REGRAS No saque ou nos passes, caso a bola toque na rede, continua o jogo normal. É permitido utilizar o corpo (cabeça, peito e pés) pois não é considerado toque quando usado para amortecer a recepção da bola. Porém tal contato será considerado toque se for usado para passar a bola sem a utilização da raquete.

É um recurso para a continuidade das jogadas. REGRAS Antes da recepção da bola, é permitido que esta “quique” no solo (apenas quatro vezes por tempo). Tal fato será considerado toque. É um recurso para a continuidade das jogadas.

REGRAS O rodízio é feito no sentido horário, pela equipe que perdeu o ponto. As cortadas só podem ser executadas antes da linha de 3 metros. Dentro desta linha só é permitido “ataque de costas” (puxada) e ataque lateral “ (voleio), bem como a “largadinha” e a “bandeja”.

REGRAS Durante a partida o técnico tem direito a quantas substituições desejar. O atleta que adentrou a quadra não poderá ser substituído, mesmo em caso de contusão. Neste caso a equipe continuará a partida com 3 jogadores.

PENALIDADES Cortadas dentro da linha de 3 metros; Uso de mãos e braços; Toque na rede com o corpo ou a raquete; Invasão do campo adversário pelo corpo ou raquete; Erro de posicionamento em quadra; Faltas técnicas como manifestações inconvenientes.

PENALIDADES A penalidade é cobrada pela equipe adversária com lance livre na linha de 3 metros. Se a jogada não for aproveitada pelo beneficiado, a partida reinicia-se pela outra equipe, sem perda ou ganho de ponto para nenhuma das partes.

PONTOS Serão consideradas faltas, com pontuação da equipe adversária: Menos de dois toques; Dois toques consecutivos do mesmo jogador; Mais de três toques; Bola no chão (além dos quatro “quiques” permitidos em cada tempo) e bola fora. Em caso de falta grave, aplica-se a expulsão com perda de ponto.

PRINCIPAIS COMPETIÇÕES MODALIDADE DE DEMONSTRAÇÃO

BENEFÍCIOS DO QUIMBOL NO QUIMBOL NÃO É NECESSÁRIO O uso da força física, e sim, boa coordenação motora, raciocínio rápido, muita comunicação, cooperação e disposição. O QUIMBOL é um esporte para todas as idades sem a necessidade da adaptação.