Judaísmo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Judaísmo A mais antiga religião monoteísta
Advertisements

RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
Judaísmo.
Origem O Judaísmo surgiu no Oriente Médio, há 3500 anos, fundado por Abraão e Moisés. É considerada a primeira religião monoteísta da história, que deu.
A Religião Monoteísta dos Judeus. Os hebreus eram pastores nómadas da Mesopotâmia. No séc. XIX a. C., guiados por Abraão, deslocaram-se para a Palestina,
PREPARA A SUA VINDA  Vós examinais as Escrituras porque pensais encontrar nelas a vida eterna. Ora, são elas que falam de mim (Jo 5,39)  Aos dois discípulos.
Os hebreus: o povo do livro
Introdução ao Antigo Testamento Programa “mais um pouco” Formação para Escola Dominical Pastora Roseli Aparecida de Oliveira.
LIÇÃO 2 A OBEDIÊNCIA COMO ADORAÇÃO Prof. Lucas Neto.
A Visão dada por Deus a Isaías Isaías 6:1-8. Introdução  Isaías um profeta do Período do Exílio na Babilônia  Seu ministério aconteceu 700 anos a.C.
São três pessoas distintas ou são três manifestações de um mesmo Deus?
Lição 10 para 2 de setembro de 2017
O termo latino Testamentum é a tradução da palavra grega DIATHEKE que significa o testamento (compromisso unilateral) ou seja a última disposição dos próprios.
ARMAGEDOM A MÃE DE TODAS AS GUERRAS APOC.16:16
Análise Comentário Aplicações Pr. Walace Juliare.
Um Teste de Auto-avaliação Espiritual
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
Bíblia – A Palavra de Deus
As Sociedades Orientais
Hebreus.
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
Panorama do Antigo Testamento Jó a Malaquias Aula 02
26/09-30/10 A BÍBLIA 6 Divisões 4. Evangelhos 2. Os Profetas (Josué a Malaquias) 5. As Cartas A Bíblia 1. A Lei de Moisés (5 primeiros.
PEQUENOS GRUPOS NO ANTIGO TESTAMENTO
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
A Bíblia.
Povo hebreu = judeu = israelita
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
O DECÁLOGO NO NOVO TESTAMENTO.
‘.
Origem e Difusão do Cristianismo
OS EVANGELHOS. OS EVANGELHOS Evangelhos Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo.
11 de Março de 2012 Domingo III da Quaresma Música: Salmo de A. Pärt.
CONTEXTO DA PROFECIA DE ISAÍAS
Etapa 1 Novo testamento DEEP LIFE 06/02 a 11/04 10/03/17
Escola Bíblica Dominical
CRONOLOGIA BÍBLICA IGREJA METODISTA CENTRAL EM GOIÂNIA – 5ª RE CHRISTIANO DOS SANTOS E SANTOS
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
Embora já tenhamos visto que o sábado é o dia bíblico de repouso, instituído por Deus, observado pelos crentes, nos dias do Antigo Testamento,
Hino Oficial GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO E NÚMEROS DEUTERONÔMIO, JOSUÉ, JUÍZES E RUTE SAMUEL, SAMUEL, REIS, REIS, CRÔNICAS, CRÔNICAS ESDRAS, NEEMIAS,
EPGV Escola de pregadores Graça e Verdade EPGV Centro Rei dos reis EPGV.
Uma longa viagem Da terra do Egito para a terra de Canaã
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Lição 1.
DEPENDÊNCIA EXIGE SEPARAÇÃO
LIÇÃO 7 - A VINHA DE NABOTE
A nossa vida em Cristo “Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada; pois, enquanto eu vou,
UMA DECISÃO IMPORTANTE
Fenícios: o povo do mar.
Religiões Uma síntese geral.
A bênção de Deus Deuteronômio 11:26-28
HEBREUS ORIGEM Povo semita. Ur, na Caldéia (Mesopotâmia).
Cristo e o jovem rico.
O justo viverá pela fé E B D V I L A C A R M O S I N A
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CAMPINAS Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA.
A NOVIDADE DO REINO.
Perspectivas Bíblicas O Deus vivo é o Deus de missões
UM FALSO DIA DE ADORAÇÃO
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
No hebraico a palavra “benção” BEREKHAH significa:
Tema: A História de Abraão
Tema: A História de Abraão
Judaísmo Linha do tempo Principais características EADE – Programa I – Religião à Luz do Espiritismo Cristianismo e Espiritismo.
São Jerônimo ( ) " Quem não conhece as Escrituras, não conhece o poder de Deus, nem a sua sabedoria. Ignorar as Escrituras significa ignorar Cristo.
PARASHÁ 51ª - NITZAVIM (DE PÉ) DT 29:10 ATÉ 30:20 HAFTARÁ: ISAÍAS 61:10 A 63:9 JOÃO 16:1 AO
Mordomia cristã Parte 1 Parte 1 1 Crônicas
Transcrição da apresentação:

Judaísmo

De Abraão aos dias atuais

“Eu vos tomarei por meu POVO e serei vosso DEUS”

BÍBLIA HEBRAICA 3. ESCRITOS (Kethuvim): Salmos Provérbios Jó Cantares (ou Cânticos dos Cânticos) Rute Lamentações Eclesiastes Ester Daniel Esdras-Neemias Crônicas 1.     TORÀ (Lei): Gênesis Êxodo Levítico Números Deuteronômio 2.     PROFETAS (Neviim): Josué Juízes Samuel Reis Isaías Jeremias Ezequiel

Cânon Antigo Testamento Novo Testamento total Bíblia dos Judeus Bíblia Hebraica (Cânon Palestinense) 1000 -450 a. C 39 livros Não tem Septuaginta (grego) Cânon Alexandrino (250 a. C ) 53 Livros Os 39 da Bíblia Hebraica + 14 escritos fora de Israel

Cânon Antigo Testamento Novo Testamento total Bíblia dos Cristãos Católicos Romanos (Latim) 390 d. C 46 livros Os 39 da Bíblia Hebraica + 7 da Septuaginta 27 Livros 73 livros Igrejas Protestantes (1517 d. C) 39 Livros Somente os 39 da Bíblia Hebraica 66 Livros Catolicismo Ortodoxo 48 livros Os 39 da Bíblia Hebraica + 9 da Septuaginta 75 Livros

Livros Deuterocanônicos

Quem são os judeus? O Povo? Um a Raça? Um Grupo Religioso? Uma Nacionalidade? Uma Cultura?

Divisões Religiosas

Judeus Ortodoxos judaísmo ortodoxo sustenta que a Torá e a lei judaica são de origem divina, eterna e imutável, e que devem ser rigorosamente seguidas.

Judeus Conservadores A principal diferença para os ortodoxos é uma visão mais liberal com relação aos costumes e ao espaço das mulheres no judaísmo; São acusados de procurar ajustar a Torá às exigências da vida entre os gentios; .

Judeus Reformistas A lei judaica deve ser vista como um conjunto de diretrizes gerais e não como um conjunto de restrições e obrigações cujo respeito é exigido de todos os judeus.

HISTÓRIA

Um Povo Um Povo Escolhido Um Povo Escolhido Abraão “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E farei de ti uma grande nação, e te abençoarei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção” (Gn 12:1-2)

ESCRAVIDÃO E LIBERTAÇÃO

Em 1700 a.C., os hebreus vão para o Egito, onde são escravizados por 400 anos. Libertam-se por volta de 1300 a.C., liderados por Moisés, descendente de Abraão, que recebe as tábuas com os Dez Mandamentos no monte Sinai. Por decisão de Deus, peregrinam no deserto por 40 anos, aguardando a indicação da terra prometida, Canaã.

DEZ MANDAMENTOS EX. 20, 1-17 Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não tomarás o nome de YHWH, teu Deus, em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Honra a teu pai e a tua mãe. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o escravo, nem a sua escrava, nem o seu boi, nem coisa alguma do teu próximo."

PRIMEIRA DIÁSPORA Em 586 a.C., o imperador babilônico Nabucodonosor II invade o Reino de Judá, destrói o Templo de Jerusalém e deporta a maioria dos habitantes para a Babilônia, iniciando a diáspora judaica. Retornam em 539 a.C.

SEGUNDA DIÁSPORA Em 70, os romanos invadem Jerusalém e arruínam o segundo templo. Em 135, a cidade é destruída, iniciando o segundo momento da diáspora. Apesar de espalhados por todos os continentes, os judeus mantêm a unidade cultural e religiosa. A dispersão só termina em 1948, com a criação do Estado de Israel.

O Muro Ocidental é o único resquício do Segundo Templo e lugar mais sagrado para os judeus

ESTADO DE ISRAEL Em 1947, a ONU aprovou o plano de Partilha da Palestina. Com isso, o território palestino foi dividido em dois Estados, um judeu e outro árabe. Em maio de 1948, a criação do Estado de Israel foi oficialmente instituída.

O Ciclo de Vida Judaico Circuncisão Bar Mitzvá Noivado e Casamento Falecimento

Cumprimento do mandamento de Gn 17:10; Circuncisão Cumprimento do mandamento de Gn 17:10; Os judeus consideram que é a “assinatura” do judeu no pacto feito com Deus; O ritual (brit milá) é realizado no 8º dia de vida do menino; A circuncisão é realizada por um médico ou um circuncidador ritual (mohel); É nesta cerimônia que o menino recebe o seu nome

Bar Mitzvá Torna-se um homem, no sentido religioso; Um menino judeu se torna bar mitzvá (filho do mandamento) no dia do seu 13º aniversário; Torna-se um homem, no sentido religioso; É chamado, pela 1ª vez, para a leitura da Torá; Em algumas comunidades não ortodoxas, é celebrado o bat mitzvá, no 12º aniversário das meninas;

O Noivado e Casamento O noivado é efetuado através de um documento chamado tenaim; Pela lei judaica, o homem é obrigado a casar-se e a ter filhos; O casamento entre judeus e gentios é proibido pela lei judaica; A cerimônia de casamento é chamada de kidushin, que significa “sagração”;

O Falecimento Quando um judeu está a beira do morte, ele recita o Shema Israel: suas palavras finais são: Adonai Hu Há-Elohim, o Senhor é Deus; Um judeu não deve morrer sozinho e deve receber um enterro adequado; Na maioria das comunidades, não se permite flores no funeral; O luto da família dura 7 dias;

KOSHER - REGRAS ALIMENTARES Os judeus têm regras detalhadas para a alimentação, normas cujas origens se encontram na Bíblia. Os alimentos que podem ser comidos são chamados kosher, palavra que originalmente significava "adequado" ou "permitido". A carne só pode provir de animais que ruminam e têm o casco partido, o que exclui o porco, o camelo, a lebre, o coelho e outros. Das aves, pode-se comer as não-predatórias. Dos peixes, são kosher apenas os que possuem escamas e barbatanas; logo, estão eliminados polvos, Lagostas, mariscos, caranguejos, camarões etc.

UM POVO CULTO, PORÉM PERSEGUIDO Desde a Baixa Idade Média até hoje os judeus vêm sofrendo perseguições. Em diversos períodos a sociedade cristã os acusou pelo assassinato de Jesus e considerou o destino desse povo uma punição.

Sem dúvida, a pior de todas as perseguições sofridas pelos judeus ocorreu na Alemanha entre 1933 e 1945. Acredita-se que 6 milhões de judeus foram exterminados durante o regime nazista.