A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Professora Fernanda Landim
Da superfície ao centro da Terra
Capítulo 7 – Estrutura geológica
GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA DA CROSTA TERRESTRE
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Dinâmica Geológica e formas da Litosfera
Deriva Continental Prof.: Alexandre Lima. A Formação da Terra resulta do resfriamento do magma.
TIPOS DE ROCHAS.
Estrutura Geológica. 3 formações básicas da estrutura geológica: Escudos Cristalinos ou maciços antigos Bacias Sedimentares Dobramentos Modernos.
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Formação dos vulcões História dos vulcões As projeções resultantes das fases explosivas são classificadas em função de suas dimensões em : bombas, escórias,
Modelos de estrutura interna da Terra
MINERAIS E ROCHAS Professora Virgínia. O PLANETA NÃO É ESTÁTICO! As rochas terrestres não constituem massas estáticas. Elas fazem parte de um planeta.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID Escola Estadual Severino Cabral Disciplina: Geografia Professora: Èricka Araújo Bolsista:
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
As estruturas e as formas de relevo AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO A FORMAÇÃO DAS PAISAGENS 1ª série EM – Colégio Nossa Senhora do Monte Calvário.
L2 Modelos da estrutura interna da Terra CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
Professora: Alexsandra Ribeiro
Geologia e Relevo do Brasil
Pré-Vestibular Apostila 1
Terra: um planeta mutante
AGENTES DO RELEVO.
PLACAS TECTÔNICAS. Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência. Segundo a Teoria da.
Prof. Anderson Lourenço
A ESTRUTURA GEOLÓGICA DA SUPERFÍCIE TERRESTRE
Formação de rochas metamórficas
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
Professora Ana Maria 6º A/B 2017
Estrutura geológica Brasil
A Dinâmica da Litosfera
4. Estrutura interna da Terra
Fixação e Aprofundamento do Conteúdo.
MODELANDO O RELEVO TERRESTRE.
Formação do Planeta - TEORIAS
Estrutura Geológica.
Eras Geológicas 7º ano Professor Amaro. O que são Eras Geológicas?? A origem, a formação e as contínuas transformações da Terra, assim como dos materiais.
Desafio de Ciências Naturais
ESTRUTURA DA TERRA.
Modelos de estrutura interna da Terra
PLANETA TERRA E SEU SATÉLITE
ROCHAS E MINERAIS. ROCHAS As rochas podem ser classificadas de acordo com a maneira como se formaram na natureza. Tipos: rochas magmáticas, rochas sedimentares.
Aspectos Gerais: Geologia e Relevo
Geomorfologia.
A Terra: estrutura geológica
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Ciências Naturais – 7º Ano
Modelos de estrutura interna da Terra
ROCHAS E MINERAIS.
A Dinâmica da Litosfera
Rochas e solos Prof. Marcelo.
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Estrutura Geológica CAMADAS DA TERRA
Capítulo 11 A As Rochas Rochas - são aglomerados formados por um ou por vários minerais encontra dos em seu estado natural na crosta terrestre. De acordo.
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Agentes do relevo Prof. Cisso.
As quatros camadas geológicas do Planeta Terra.
Geologia: Estrutura e idade da Terra
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
Agentes internos 6º Ano.
GEOGRAFIA PROF. CARLOS 1ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO.
G E O L O G I A ST 409 A CROSTA TERRESTRE ¨PLACAS TECTÔNICAS¨ PROF. HIROSHI YOSHIZANE.
Relevo O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra) É onde as transformações geológicas se expressam mais nitidamente, sendo também.
Génese das rochas magmáticas e metamórficas. Ciclo das rochas.
Transcrição da apresentação:

A estrutura da Terra CÁP 02 -Geografia geral

Formação da terra Acredita-se que em um determinado tempo, toda matéria que compõe o Universo esteve condensada em um único ponto infinitamente denso; Há cerca de 15 ou 18 bilhões, por razões desconhecidas esse ponto teria explodido- origem da teria do big bang; Gradativamente, ao longo de bilhões de anos forças de atração gravitacional uniram átomos simples e assim surgiram as galáxias;

Eras Geológicas Terra tem cerca de 4,6 bilhões de anos, estudados em eras; Zoico= Vida; A/não + zoico; Protero/primitivo + zoico; Paleo/antiga + zoico; Meso/intermediário + zoico; Ceno/recente + zoico; Períodos na era Paleozoica- Nomes criados a partir dos locais onde foram encontrados rochas deste período (Cambria-Inglaterra, tribo Ordovices, tribo Silures). Mesozoica- Jurassic na França, Creta

Camadas da terra Interno- Pressão elevada, estado sólido, Núcleo Externo-Estado líquido Raio de 3500km; Campo magnético da Terra depende da movimentação das 2 camadas; Contem ferro e níquel; Temp. 6000ºC; Das camadas, a menos estudada;

Camadas da terra Manto- Corresponde a 80% do volume da Terra, tem 2900km de espessura; Manto inferior- formado por óxidos; Manto superior- Silicatos; Litosfera- (~100km de profundidade) Crosta e parte do manto superior que comportam-se como uma única camada fisicamente-rocha sólida, rígida e mais fria. Astenosfera- (100~350km) quente, maleável, mobilidade bastante lenta(fluída), litosfera desliza sobre ela; Magma- material rochoso fundido presente na litosfera e na astenosfera (lava em estado líquido e rocha magmática solidificado), exterioriza-se em erupções vulcânicas. Crosta- Camada mais delgada; Formada por rochas de composição diversificada; Não possui a mesma espessura em toda sua extensão; Crosta oceânica- silício e magnésio (7~10km); Crosta continental- silício e alumínio (30~70km)

Teorias Geológicas Deriva continental- Em 1915 Alfred Wegener afirma que “os continentes e mares não são estáticos[...]” As forças que elevavam cordilheiras, deslocam os continentes; Em um tempo remoto, todos os continentes eram unidos, formando a Pangea; Contornos dos continentes são como um quebra-cabeças(costa africana e costa do Brasil), além da semelhanças nas composições de rochas e fósseis de plantas e animais;

Teoria da tectônica das Placas- placas tectônicas Depois da morte de Wegener, sua teoria caiu em esquecimento, retornando após a Segunda Guerra Mundial; A tecnologia de sonares detectou cordilheiras submarinas, que fizeram geólogos deixar de enxergar continentes como “balsas”; A teoria propõe que a crosta é formada por um mosaico de 7 placas rígidas principais, em movimento continuo(originada pelo tectonismo); Quando essas placas colidem, podem enrugar-se e elevar-se (formando cordilheiras) ou afundar no manto; As bordas são as regiões onde mais de registram terremotos.

Tipos de rocha São a base da formação geológica dos diversos tipo de relevo. Rochas magmáticas(ígneas)- resfriamento e solidificação do magma expelido por erupções vulcânicas; Rochas intrusivas(plutônicas ou abissais)- Formação e resfriamento no interior do planeta, identifica-se visualmente os elementos minerais que integram a rocha (ex: granito) Rochas extrusivas(efusivas ou vulcânicas)- após extravasar, o magma resfria e consolida fora da Terra (ex: basalto). Rochas metamórficas- surgem a partir da anterior, sob efeito de pressão, altas temperaturas e alteração na composição química (mármore, ardósia, quartzo, etc.). Rochas cristalinas- é a mistura dos dois tipos anteriores Rochas sedimentares- Intemperismos (desgaste e/ou transformação) dos tipos de rochas anteriores que sofrem sedimentação (perda de pequenas partículas por processo de desgaste) e se acumulam nas partes mais baixas da Terra solidificando, pode ocorrer com sedimentos orgânicos (conchas, etc.). Exemplo: Arenito, calcário.

Estrutura geológica Escudos (ou crátons) cristalinos- Imensas áreas de rochas cristalinas. São formações geológicas estáveis, muito antigas e bastante desgastadas. Bacias sedimentares- Bacias preenchidas com sedimentos vindos de áreas vizinhas. Fósseis, reservas de petróleo, gás natural e carvão são encontradas nesse tipo de formação geológica; Cadeias orogênicas- dobramentos modernos recentes resultantes colisões de placas tectônicas, que formaram cordilheiras e montanhas. Maiores altitudes, áreas propensas a terremotos e vulcanismo.