Os Mármores da AMAN Para quem já visitou e se impressionou

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Mármores da AMAN Para quem já visitou e se impressionou
Advertisements

Os Mármores da AMAN Para quem já visitou e se impressionou com a suntuosidade da entrada da Academia
Música: “Noche de vela”- popular catalão Pedro Serra (gótico catalão)
Como calcular o salário mínimo Vendo toda esta discussão em torno do valor do salário mínimo, lembrei de uma velha história publicada no Pasquim, há.
Era uma figura aquele homem, de pouca estatura, branco, com um rosto redondo e avermelhado que combinava com seu corpanzil, porque ele era muito gordo.
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Ela era paranaense e foi morar com uma tia na Alemanha, após a sua separação matrimonial. Por dominar o idioma alemão, o inglês e o francês, fácil lhe.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou em uma conferência em uma escola secundária sobre 11 coisas que estudantes não aprenderiam.
O ESPELHO Uma história de Amor.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Missões – 01 de Outubro As orações de Rachele Itália Rachele.
Texto Narrativo Sequência de fatos
Tema: Livros Históricos “Rute”
“A Aranha”.
A Lenda da Lagoa dos Barros
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
"Preparai o caminho...".
ACONTECEU Ligue as caixas de som.
Música sefardita Domingo I do Advento 1 de Dezembro de 2013 Ciclo A.
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
Bom dia! Qualquer coisa que escreva sobre esta mensagem, tirará todo brilho da reflexão. De qual situação.
Vida de um bilionário... . Houve uma entrevista de uma hora, na CNBC, com Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, que recentemente fez uma doação.
ACONTECEU Ligue as caixas de som.
O lugar certo.
UMA HISTORIA VERDADEIRA
Que tenhas um bom dia Benjamin Disraeli
As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)
Madre Teresa de Calcutá
Vida de um bilionário... . Houve uma entrevista de uma hora, na CNBC, com Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, que recentemente fez uma doação.
PERSISTÊNCIA.
A Missão Francesa no Brasil
Desejo que você tenha um lindo dia! Música: Imagine – John Lennon
O ESPELHO Uma história de Amor.
Eu sei perfeitamente que jamais poderei ser a escolhida.
secundária sobre 11 coisas
Bem vindo ao museu da família!.
Bem vindo ao museu da família!.
A LIÇÃO DA BORBOLETA.
A Flor da Honestidade.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Relógio do Coração.
Quatro Meses Silvia Schmidt Clik para avançar.
Pela vida e trabalho dos Educadores Sociais Cristãos
O ESPELHO Uma história de Amor.
A Lógica Portuguesa é Diferente da do Brasileiro
O RETRATO DO HOMEM DA CIDADE, ONTEM E HOJE Aula 1: Romanos 1
Um bonito conto de Paulo Coelho
Música sefardita Domingo I do Advento 28 de Novembro de 2010 Ciclo A.
 Insatisfações... "Nada é bastante para quem considera pouco o que é suficiente." Confúcio (Kung-Fu-Tse)   122 pares de sapatos e ela não encontrava um.
UMA HISTORIA VERDADEIRA
Nome do(a) Professor(a)
Uma certa Aracy Ela era paranaense e foi morar com uma tia na Alemanha, após a sua separação matrimonial. Por dominar o idioma alemão, o inglês e o francês,
5ª Semana COMO SALVAR UMA VIDA.
A Flor da Honestidade.
A Flor da Honestidade.
DANDO OS PRIMEIROS PASSOS
secundária sobre 11 coisas
ENTRANDO NO TABERNÁCULO: O PÁTIO
Monte das Oliveiras com o cimo da Ascensão
ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras.
Como muitas outras histórias, esta também começa assim:
Desejo que você tenha um lindo dia! Música: Imagine – John Lennon
Nossa Velha - Nova Cruz Alta Parte
A Flor da Honestidade.
escola de fé e política waldemar rossi
Os vinte e quatro anciãos se prostram diante daquele que está assentado no trono e adoram aquele que vive para todo o sempre. Eles lançam as suas.
Transcrição da apresentação:

Os Mármores da AMAN Para quem já visitou e se impressionou com a suntuosidade da entrada da Academia Militar das Agulhas Negras

Na década de 30, em plena Era Vargas e no limiar da II Guerra Mundial, a construção da AMAN havia parado por falta de verbas; funcionava no Rio a velha Escola Militar do Realengo, instituição que formou muitos militares conhecidos no século passado, como Castello Branco e os outros grandes generais presidentes. Naquela época uma das diversões do cadete era montar nos dias de folga. Oito cadetes nos fins de semana costumavam cavalgar. Esses oito companheiros inseparáveis saíam sempre juntos, um ajudava ao outro nos estudos e nas dificuldades. Em algumas noites eles costumavam sorrateiramente cavalgar até uma boate de mulheres que havia em Botafogo. Naquela época prostitutas namoravam.

Os oitos cadetes trajavam o pelerine (capa militar azul marinho sem mangas), túnica azul, botas, o quepe a Príncipe Danilo e portavam o espadim (réplica em miniatura da Espada de Duque de Caxias, que é de uso exclusivo do Cadete do Exército), esse uniforme ainda é usado nos dias atuais pelos cadetes da AMAN. O mulherio se assanhava quando eles apareciam. Era alto risco, se fossem apanhados pela Patrulha Militar pegariam cadeia ou até expulsão, porque não era condizente Cadetes do Exército freqüentar regiões de meretrício. Em virtude disso, esconderam os cavalos num matagal ao lado e entraram no bordel para curtir a noite carioca do início do século XX.

Depois de dançar com as mulheres e de se deitarem com as "namoradas", os oito amigos montaram nos cavalos escondidos no mato e com um grito de comando dispararam pela estrada de barro retornando a Realengo. Quando passavam por uma rua, por volta das 23 horas, viram numa esquina escura quatro homens assaltando, batendo num senhor que pedia clemência, que não lhe matassem. Os cadetes, os oitos cavaleiros, não precisaram combinar, puxaram as rédeas e os cavalos dirigiram-se para o local do assalto, com destemor e valentia desmontaram dos cavalos ainda a galope, desembainharam seus espadins e renderam os bandidos. Dois socorreram o cidadão que já devia ter mais de 60 anos, os outros prenderam os marginais. Entregaram os facínoras numa delegacia próxima, e o velho ferido foi deixado num hospital.

Na segunda-feira durante a formatura matinal, o comandante da Escola Militar do Realengo pediu à tropa para que os cadetes que tinham salvado a vida de um cidadão se apresentarem, o filho desse senhor estava ali para agradecer. Os oito amigos se revelaram, mesmo com o receio de serem punidos, já que imaginavam que o assunto diria respeito a ida na boate em Botafogo. Só que ao invés disso, foram levados à presença do senhor ao qual tinham salvo no hospital. Era nada mais nada menos que Henrique Lage, maçom ativo e regular e um dos homens mais ricos do Brasil, dono de empresas, inclusive o Loyde Nacional, companhia de navios que fazia a costa brasileira. O rico senhor agradeceu aos cadetes e perguntou qual a precisão de cada um, eles dissessem o que queriam, casa ou carro, ou o que fosse.

Os oito amigos pediram para pensar. Reuniram-se, discutiram muito Os oito amigos pediram para pensar. Reuniram-se, discutiram muito. No outro dia foram à presença do nobre senhor, nada queriam para eles, pediram que ele ajudasse a terminar a construção da Academia Militar das Agulhas Negras que estava paralisada.

O Ir.’. Henrique Lage deu a ordem, mandou buscar o mais fino mármore de Carrara na Itália para o revestimento e comprou TODO o piso da Academia em granito. Até hoje perdura o luxo e a suntuosidade daquele belíssimo conjunto arquitetônico. A AMAN é considerada a mais bonita Academia Militar do mundo, graças à digna história dos oito cadetes de coragem, destemor e amor à Escola, hoje anônimos militares reformados de nomes esquecidos, e ao belo gesto de desprendimento de um homem livre e de bons costumes que tornou-se, com essa doação, uma lenda viva na AMAN, sempre lembrado nas reuniões militares e no ciclo acadêmico.

AMAN – “campo de marte”

AMAN – Bandeira do Brasil hasteada ao fundo

AMAN - Teatro Acadêmico

AMAN – Biblioteca Acadêmica

AMAN – Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes

Cadete empunhando o ESPADIM

AMAN – Pátio Tenente Moura

AMAN – Conjunto Principal

Guarda de Honra

AMAN - Estátua em homenagem à Força Expedicionária Brasileira