A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)"— Transcrição da apresentação:

1 As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)
Maria Bettencourt nº 19 Rafael Cunha Jóia nº 24 Turma: 12º H Professora: Ana Goulart

2 Grupos sociais Cidadãos; Estrangeiros (metecos); Escravos.
Pai (patéras); Mãe(mitéra); Filhos(paidiá). Sociedade Família

3 A família Preferência de filhos do sexo masculino;
Os filhos indesejados eram deixados ao ar livre para morrer; A família era patriarcal; O chefe de família era o pai; O pai tinha absoluta autoridade perante a família; A mulher submetia-se à autoridade de um senhor durante toda a sua vida; Enquanto que o marido passava o dia inteiro fora de casa, a mulher ficava em casa a fazer tarefas domésticas.

4 O casamento Simbolizava a passagem dos noivos para a idade adulta;
Casamento arranjado; Existiam vários rituais de matrimónio tradicionais da época; O casamento era realizado por um sacerdote.

5 Hábitos alimentares familiares
Alimentação com base em queijos, legumes, cereais, peixe e carne; Normalmente ao almoço a alimentação era constituída por pão, queijo e vinho; Ao jantar comia-se carne, peixe, frutos - como figos - e bebia-se vinho. Os mais ricos comiam em casa enquanto os mais pobres comiam em público.

6 Representação social do homem
Os homens viviam para a vida política, económica e militar (cidadãos); Passavam o dia fora de casa, ocupando o tempo com trabalho, compras ou a conversar com amigos sobre política e outros assuntos (cidadãos); Os escravos levavam uma vida precária e direcionada para a satisfação das necessidades dos senhores. Homem - Principal indivíduo na sociedade

7 Representação social da Mulher
A mulher estava proíbida de participar na vida política; Era criada e educada para servir o mundo doméstico e as necessidades familiares; A mulher tinha o papel de educar as filhas para que estas dessem continuidade às tarefas domésticas no futuro. Mulher – Papel passivo na sociedade

8 Pederastia Relação socialmente reconhecida entre um adulto e um jovem do sexo masculino; Característica social dos períodos arcaico e clássico; Entrada na vida militar e na religião de Zeus; Idealizado e criticado na literatura e na filosofia antigas; Tão propagada que tem sido chamada de "a essência do modelo cultural para relações livres entre os cidadãos“; Abuso de menores.

9 A pederastia era o amor de um homem (geralmente com idade acima de trinta anos) por um adolescente (entre os catorze e dezasseis anos); A relação sexual entre pessoas adultas do mesmo sexo não era comum; A pederastia dificilmente alterava a imagem do homem perante a sociedade, pois o amor ao belo, ao sublime e o cultivo da inteligência e da cultura não tinha sexo; Havia uma ritualização que envolvia a aproximação do homem que estava interessado por um adolescente; No exército espartano, o amor entre soldados fortalecia o exército.


Carregar ppt "As relações interpessoais na vivência dos afetos (Sociedade ateniense)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google