Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colocação Pronominal Ilustrada
Advertisements

Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Colocação dos pronomes pessoais átonos
Profª.: Cristiane Soares e France Sampaio
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
SINTAXE DE CONCORDÂNCIA  É o mecanismo pelo qual as palavras alteram sua terminação para se adequarem harmonicamente na frase.  A concordância pode ser.
Período composto por coordenação
Aula01 Marluci Brasil de Castro
PRONOMES Cap.11: Pronomes. Adjetivo s Artigo s Pronomes Numerai s Substantivos.
TERMOS ASSOCIADOS AO VERBO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO ADJUNTO ADVERBIAL AGENTE DA PASSIVA.
Adjetivo. O que é adjetivo? substantivo É uma palavra que caracteriza um substantivo atribuindo-lhe qualidade ou característica, estado ou modo de ser.
Tipos de sujeito Revisão. Sujeito determinado simples: Os funcionários entraram em greve. Quem entrou em greve? → Os funcionários. Núcleo do sujeito:
Classes de palavras: o verbo
Dicas de Português Produção Textual.
Gerúndio Pronome relativo e Pronome indefinido
OS MAGOS DO ORIENTE Sinais de Deus!! Clicar.
Funções sintáticas Porto Editora.
Baixe arquivos: LÍNGUA PORTUGUESA: Pronomes (volume 1) e Colocação pronominal (volume 3) Prof. Nelson Guerra Baixe arquivos:
COLOCAÇÃO PRONOMINAL FIQUE ATENTO À ATRAÇÃO!.
OS TEMPOS COMPOSTOS Os tempos compostos resultam da conjugação de um verbo auxiliar, normalmente o verbo TER e, raramente, o verbo Haver, com o particípio.
do grupo verbal (predicado)
Revisão morfológica – pág. 23
Lógica e argumentação O CONCEITO
Pronomes oblíquos átonos
Redação: Coesão e coerência
A CLASSE DOS ADVÉRBIOS.
A A GRAU A S = I i M S muito A O T N I L E inclusão I D hoje aqui
ORAÇÕES SUBORDINADAS E ADJETIVAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Classes de palavras: o verbo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Como estudar português de forma correta para os tribunais?
Nunca diga que algo é impossível...
CONCORDÂNCIA NOMINAL.
Prof.: Benedito Salazar Sousa
Pronome pessoal em adjacência verbal
Olá, 1ºs anos do PD! Vamos acompanhar vocês nas atividades de Português a partir de agora. Estamos ansiosos para trocar experiências e fazer descobertas.
PRONOMES Cap.11: Pronomes.
Letras Módulo VII - Sintaxe II
O advérbio Classes.
Aula 10 Entendendo a correção Profa: Miriele Amorim.
Vozes do verbo Flexões que indicam se o sujeito é o responsável pela ação (agente) ou se sofre a ação (paciente). Voz ativa sujeito agente; verbo de ação;
Período composto por coordenação
REVISÃO VERBOS.
Conto Contigo 8.
O uso da Língua: gênero slogan
Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de
A BOA ÁRVORE Letícia Thompson.
Colocação Pronominal Quem me telefonou ontem? Pronome antes do verbo
RELAÇÕES SINTÁTICAS PERÍODO COMPOSTO
Coordenação e subordinação
colocação dos pronomes oblíquos
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Bençãos e expectativas
Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu.
Prof. Rafael Santos Novembro de 2018
Funções sintáticas Porto Editora.
O que vimos – 2° semestre 2018/2019
Professor: Tarso Zagato
Coordenação e subordinação
Unidade 4 VERBOS.
SUBSTANTIVOS Profª Juliana Prado.
Lição 11: O próximo e o evangelho
VOZES VERBAIS.
Colocação Pronominal Estudo da posição adequada dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, os, as,lhes, nos e vos)
Dificuldades da Língua Portuguesa
Transcrição da apresentação:

Colocação Pronominal Profª.: Suzete Beppu

Colocação Pronominal Na utilização prática da língua, a colocação dos pronomes oblíquos é determinada pela eufonia, isto é pela boa sonoridade da frase. Por isso, em certos casos, podem ocorrer diferenças entre o que a norma gramatical propõe e o que realmente se usa. Vamos ver, a seguir, as principais orientações para o emprego dos pronomes na língua culta.

Colocação pronominal Os pronomes oblíquos átonos são: me, te, se, nos, vos, lhe, lhes. Na frase, esses pronomes podem, dependendo de certos fatores, aparecer em três diferentes posições em relação ao verbo: antes, no meio ou depois. Vamos ver, a seguir, as principais orientações para o em-prego dos pronomes oblíquos na língua culta.

Próclise  Quando o pronome está antes do verbo. 1. Usa-se a próclise quando há palavras que, por eufonia “atraem” o pronome para antes do verbo. São elas: a) Palavras de sentido negativo (não, nada, nem, nunca...) Ex.: Nada nos preocupava naquele tempo. Advérbios, não seguido de vírgula (hoje, aqui, sempre, talvez, muito, etc.) Ex.: Hoje me arrependo do que fiz. c) Conjunções subordinativas (que, quando, embora, se, como, para que, etc). Ex.: Embora me sinta culpado, não pedirei desculpas.

d) Os seguintes pronomes: * Relativos (que, que, quais, onde, qual, etc.) Ex.: Ficamos em uma colina de onde se avistava o mar. *Indefinidos: (alguém, muitos, todos, poucos, etc.) Ex.: Todos me deram apoio. Alguém me telefonou? * Demonstrativos: (este, esta, aquele, aquilo etc.) Ex.: Aquilo lhe fez muito bem. Isto me pertence.

2. A próclise é também usada em frases interrogativas, exclamativas e optativas (frases que exprimem desejo). Ex.: Quem lhe entregou a carta? (frase interrogativa) Quanta mentira se disse a respeito dela! (frase exclamativa) Deus nos proteja daquele maluco! (frase optativa) 3. Também se usa próclise em frases com a preposição em + verbo no gerúndio. Ex.: Em se tratando de educação, ele é realista. 4. Em frases com preposição + infinitivo flexionado (isto é, conjuga-do. Ex.: A situação levou-os a se posicionarem contra a greve.

Casos facultativos de próclise Pode-se utilizar tanto a próclise quanto a ênclise: 1. Com pronomes pessoais do caso reto (eu, tu etc.), desde que não precedidos de palavra atrativa. Ex.: Eu lhe obedeço. (próclise) Eu obedeço-lhe. (ênclise) Espero que ele nos apóie. (só é possível a próclise) b) Com infinitivo não flexionado precedido de preposição ou palavra negativa. Ex.: Vim para te apoiar. (próclise) Vim para apoiar-te. (ênclise) Espero não o encontrar. (próclise) Espero não encontrá-lo. (ênclise)

Mesóclise Quando o pronome está no meio do verbo. Essa colocação pronominal é obrigatória quando o verbo está no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Ex.: Entregar-te-ei os documentos hoje. Dar-lhe-iam uma nova oportunidade? Observação: 1ª) Havendo palavra que exija próclise, essa colocação prevalece sobre a mesóclise. Ex.: Não te entregarei os documentos hoje. 2ª) Se o verbo no futuro não iniciar a oração, a mesóclise é opcional. Ex.: Seus amigos lhe dariam nova oportunidade. ou Seus amigos dar-lhe-iam nova oportunidade.

Ênclise  Quando o pronome está depois do verbo.  É a colocação normal do pronome na língua culta. A ênclise é usada principalmente nos seguintes casos: 1. Quando o verbo inicia a oração. Ex.: Entregou-me os documentos hoje. 2. Com o verbo no imperativo afirmativo Ex.: Por favor, diga-nos o que aconteceu.

Observações 1ª) Se o verbo que inicia a oração estiver no futuro, usa-se a mesó-clise. Ex.: Entregar-te-ei os livros amanhã. 2ª) De acordo com os padrões da norma culta, não se deve iniciar uma oração por pronome oblíquo. Veja no entanto, no texto a seguir, o que o escritor modernista Oswald de Andrade pensava a respeito dessa regra gramatical.

Pronominais Oswald de Andrade Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom [branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro.

Em relação aos tempos compostos e as locuções verbais O pronome oblíquo pode vir: Enclítico em relação ao verbo principal, se este vier no infinitivo ou no gerúndio, NUNCA se estiver no particípio. Ex.: Eu quero contar- lhe a verdade. Proclítico ou enclítico em relação ao verbo auxiliar. Ex.: Eu lhe quero contar a verdade. Eu quero-lhe contar a verdade. Mesoclítico, se o auxiliar estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito. Ex.: Ter-lhe-ia contado a verdade, se a soubesse.

Um sonho começa a ser realidade quando homens e mulheres sonham juntos, olham para além das limitações e ousam caminhar caminhos novos, às vezes pedregosos, às vezes escorregadios, sempre desafiantes. Não obstante, nenhuma dificuldade, nenhum obstáculo é mais angustiante do que se caminhar solitário... sem mãos que se tocam, sem ombros que se apoiam, sem olhos que se olham... Os princípios mais importantes podem e devem ser inflexíveis. Abraham Lincoln.