Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O uso da Língua: gênero slogan
2
Poderes da Literatura Inventar uma nova realidade;
Despertar sensações e emoções; Jogar com os signos verbais e visuais e com os sentidos; Denunciar opressões e atrocidades; Instigar a reflexão sobre a existência humana e o mundo.
3
O que é slogan? É uma frase de efeito, frase feita ou frase curta, concisa, marcante, veiculada em textos publicitários com propósito persuasivo.
4
Características do slogan:
• Acompanha a marca. Posiciona a marca. É expressão concentrada que sugere uma ideia. • Deve ser de fácil memorização e marcar a ideia principal da mensagem. • Muitas vezes, é repetitivo e repetível pelo interlocutor. Comumente, tem em seu texto um uso coloquial da língua.
5
Composição: São compostos, na maioria das vezes, por figuras de retórica, tais como: • Aliteração • Rima • Eufonia • Comparação • Metáfora • Hipérbole
6
• Antítese ou oposição • Gradação • Elipse ou omissão • Exclamação • Personificação ou prosopopeia
7
Slogans também são classificados em:
Completos (tem a marca na frase) ou Incompletos (não tem a marca na frase)
8
Na hora de criar um slogan:
• Use poucas palavras: aproximadamente 4 a 7. • Evite palavras negativas. • Evite interrogação. • Não use reticências. • Seja positivo, afirmativo. Faça uso coloquial da língua. • Slogan completo contém a marca, slogan incompleto tem sentido mesmo sem o nome da marca na frase, mas um não é melhor que o outro, apenas mais adequado. Avalie a situação!
9
Um slogan em análise
10
Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar.
Alguns anos atrás, o governo federal fez uma campanha de prevenção da AIDS cujo slogan era: Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar. O que vocês acham desse slogan?
11
Mas, qual o motivo das críticas?
Para os fins a que se destinava, uma propaganda nacional em prol da prevenção da AIDS, esse slogan está perfeito. No entanto, foi passível de muitas críticas dos “consultores, colunistas e gramatiqueiros” em geral. Mas, qual o motivo das críticas?
12
Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar.
Releia o slogan: Se você não se cuidar, a AIDS vai te pegar. As críticas recaíram sobre o uso de VOCÊ e TE no mesmo enunciado, o que caracteriza mistura de pronomes de ‘famílias’ que não ‘podem’ se misturar. O TE é da família do TU e não da família do VOCÊ.
13
Se você não se cuidar, a AIDS vai pegá-lo.
Qual seria a forma adequada, tomando-se como base o português culto padrão, prescrito pelas gramáticas tradicionais? Esta: Se você não se cuidar, a AIDS vai pegá-lo. O que vocês acham dessa nova versão do slogan?
14
A língua é um organismo vivo, dinâmico e flexível
A língua é um organismo vivo, dinâmico e flexível. Embora haja socialmente um ‘padrão’ estabelecido, não podemos nos esquecer das variações inerentes à própria língua, o que faz com que o padrão não seja a única forma de se usar a língua. No contexto da propaganda governamental em análise, certamente a forma padrão não é a mais adequada, pois não alcançaria os interlocutores e os objetivos desejados.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.