Chomsky Linguística: história e teoria Prof (Dn). Sabine Mendes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO SOBRE A LINGUAGEM Eduardo Guimarães Eni P. Orlandi
Advertisements

Autor: Orientador Instituição Local e data
Comunicação e Discurso – 1/2013 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
Conceitos de Linguística
LINGUÍSTICA HISTÓRICA: REVISÃO E APROFUNDAMENTO
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Projeto língua portuguesa
Linguagem, língua, linguística
COMO ELABORAR O RESUMO - Em conformidade a NBR – 6028 – Nov/2003
2. O objecto de estudo da Linguística
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
SINTAXE "Sintaxe" é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações e das relações que se estabelecem entre as orações nos períodos.
Referências Bibliográficas.
LINGUAGEM E PENSAMENTO
AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Linguagem, alfabetização e letramento
PRÁTICA DO ENSINO DE FÍSICA
Trajetória profissional Claudia Perrotta
Uso e normas da língua Linguagem
Habilidad lingüística comunicativa
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
Biblioteca Digital Brasileira de
O Discurso Joselita Boaventura e Íngrede Sacramento DMMDC/FACED/UFBA 15/10/2010 Tópico Especial: Análise de textos na produção de resultados qualitativos.
10 dicas para uma boa escrita Falar é fácil, escrever também!
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
Orientação Técnico-Pedagógica
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Língua, linguagem e variação linguística.
Métodos de ensino de línguas: Áudio lingual
APRESENTAÇÃO TELE-SALA: CAMETÁ ANO: 2007 DANIELA SANTOS FURTADO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Tipologia Textual: Textos Argumentativos Definição
Trabalho nas regras ABNT
Método da Gramática – Tradução
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Comportamento Verbal e Linguagem
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Cap. 14. Inferências III: Charges e cartuns
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Técnicas de comunicação oral/ escrita e Redação Técnica
CONCURSO PREFEITURA 2009 Professor Inglês Fundamental II e Médio
Etapas de uma sequência didática
A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CORRETAMENTE
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
Semântica e Pragmática – 1/2012 Prof. Sabine Mendes Moura, Dn.
LINGUÍSTICA ESTRUTURAL Prof.ª Gláucia Lobo
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto. Meu Primeiro Beijo Antônio Barreto.
Metodologia da Pesquisa
Apresentação. Objectivos da disciplina A disciplina de Análise de Dados tem como objectivo a aprendizagem de métodos estatísticos de análise e tratamento.
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
Recapitulando... O que vimos em aula até o momento: 1. A redação no ENEM 2. Estrutura do texto dissertativo-argumentativo 3. Interpretação, Planejamento.
PROJETO DE PESQUISA Fundamentação e Estrutura Prof. Dr. Ariovaldo Lopes Pereira.
Módulo 1 Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa
1 HISTÓRICO DO ECLE CAP.2 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Estrutura do Parágrafo Prof. Me. Chico Arruda IFRN – CAMPUS JOÃO CÂMARA.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
O texto como objeto de estudo: de elemento empírico a categoria teórica Profa. Solange Mittmann UFRGS – IL – DECLAVE LET01424 – Teoria do Texto.
Transcrição da apresentação:

Chomsky Linguística: história e teoria Prof (Dn). Sabine Mendes sabine.mendes@gmail.com

Noções propostas por Chomsky LAD – Language Acquisition Device. Corpus baseado em “intuições” do falante. Gramática gerativa (diferente de gramática descritiva ou normativa) ou transformacional. Competência linguística/Desempenho linguístico. G.U. – Gramática Universal.

Árvores de Chomsky

Árvores de Chomsky

Árvores de Chomsky

Estudo de Caso 1 – Kaspar Hauser Kaspar Hauser (provável 30 de Abril de 1812 – 17 de Dezembro de 1833 em Ansbach, Mittelfranken) foi uma criança abandonada, envolta em mistério, encontrada na praça Unschlittplatz em Nuremberg, Alemanha do século XIX, com alegadas ligações com a família real de Baden. Hauser passou os primeiros anos de sua vida aprisionado numa cela, não tendo contacto verbal com nenhuma outra pessoa, facto esse que o impediu de adquirir uma língua. Porém, logo lhe foram ensinadas as primeiras palavras, e com o seu posterior contacto com a sociedade, ele pôde paulatinamente aprender a falar, da mesma maneira que uma criança o faz. Afinal, ele havia sido destituído somente de uma língua, que é um produto social da faculdade de linguagem, não da própria faculdade em si. A exclusão social de que foi vítima não o privou apenas da fala, mas de uma série de conceitos e raciocínios, o que fazia, por exemplo, que Hauser não conseguisse diferenciar sonhos de realidade durante o período em que passou aprisionado.Hauser, supostamente com quinze anos de idade, foi deixado em uma praça pública de Nuremberg, em 26 de maio de 1828, com apenas uma carta endereçada a um capitão da cidade, explicando parte de sua história, um pequeno livro de orações, entre outros itens que indicavam que ele provavelmente pertencia a uma família da nobreza. Entre as idiossincrasias originadas pelos seus anos de solidão, Hauser odiava comer carne e beber álcool, já que aparentemente havia sido alimentado basicamente por pão e água. Aprendeu a falar, a ler e a se comportar, e a sua fama correu a Europa, tendo ficado conhecido à época, como o "filho da Europa". Obteve um desenvolvimento do lado direito do cérebro notoriamente maior que o do esquerdo, o que teoricamente lhe proporcionou avanços consideráveis no campo da música (adaptado de texto extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaspar_Hauser)

Estudo de Caso 1 – Kaspar Hauser Como podemos relacionar os conceitos de competência e desempenho lingüístico apresentados por Chomsky ao estudo de caso um?

Estudo de Caso 2 O texto a seguir é o resumo da dissertação “Os consultórios gramaticais: um estudo de preconceito e intolerância linguisticos”, de Iara Lúcia Marcondes (USP, 2008), disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-25092008-112643/   “Consultórios Gramaticais são textos metalingüísticos formados por perguntas e respostas sobre as regras prescritas pela gramática tradicional. Esse gênero discursivo, veiculado no início do século XX na mídia impressa, atualmente, é propagado também na internet, todavia, os consultórios gramaticais da internet, ao mudarem de suporte, não se modificaram suficientemente para serem considerados um novo gênero. Assim, podem ser classificados como um gênero tradicional com suporte digital. Esta dissertação tem como principal objetivo caracterizar os consultórios gramaticais como gênero discursivo, observar o discurso metalingüístico presente nos enunciados desse gênero e levantar as marcas de intolerância e preconceito lingüísticos nos enunciados dos consultórios gramaticais. Utilizamos como método de pesquisa a Análise do Discurso e como base teórica a Teoria da Enunciação e a Teoria dos Gêneros Textuais. Os principais autores referidos neste trabalho são: Maingueneau (2004); Authier-Revuz (1990) e Bakhtin (1992). O corpus para a pesquisa é composto por consultórios gramaticais impressos no início do século XX e por consultórios digitais, veiculados atualmente na internet. Os consultórios do início do século XX que foram analisados neste trabalho são de autoria de Candido de Figueiredo, Napoleão Mendes de Almeida e Mário Barreto. Já os sites com seções de consultas gramaticais que foram utilizados para a pesquisa são Sua Língua de Cláudio Moreno, Por Trás das Letras, de Hélio Consolaro e Gramática On Line de Dílson Catarino. Com a pesquisa, confirmou-se a hipótese de que as marcas de preconceito e intolerância lingüísticos é uma característica do gênero consultório gramatical”.

Estudo de Caso 2

Estudo de Caso 2 Considerando o estudo de caso 2, identifique as proposições dos chamados “Consultórios Gramaticais” estão atreladas à gramática descritiva, gerativa ou normativa. Justifique sua resposta.

Trabalho 2 – valendo 1,0 Em grupos de, no máximo, 5 pessoas. Explique as inovações saussureanas para a Lingüística, considerando as dicotomias desenvolvidas no estruturalismo. Apresente, conceitualmente, cada par e dê exemplos.