QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oração Eucarística, IIi
Advertisements

Oração Eucarística V Senhor, vós que sempre quisestes ficar muito perto de nós, vivendo conosco no Cristo,
LITERATURA BRASILEIRA
O CÉU: JESUS GLORIFICADO Apocalipse 1:1.
A Educação no Brasil Colônia
como viviam os indios em
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
Os primeiros jesuítas desembarcam
BRASIL DENTRO DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL
O Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo.
Quinhentismo no Brasil
Os Sete Povos das Missões
QUINHENTISMO Literatura Prof.: Mara Magaña.
Aula: Literatura de Catequese Profº: Paulo Monteiro Data: 27/02/2005
Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul
Literatura Informativa
História da Educação no Brasil
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Profetiza Ez. 37.
Universidade Federal do Amapá
Quinhentismo 1500 a 1601.
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DO EVANGELHO DO APOCALIPSE? Evangelho significa boas novas. O Livro do Apocalipse revela a beleza do amor de Deus.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
Como Estudar Geografia e História:
AULA 2 os primeiros anos.
Uma beleza indiscutível e incomparável
Literatura de informação no Brasil.
Quinhentismo no Brasil
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Módulo 5 1º. Ano - EM Quinhentismo.
Profª. Karen Neves Olivan
Quinhentismo – Literatura Brasileira
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
No mês de Setembro comemoramos o
QUINHENTISMO prof. renato santos.
Centro Educativo Creciendo en Gracia
LITERATURA DE INFORMAÇÃO Profº Christiano
 EXPANSÃO ULTRAMARINA  CRÔNICAS DE VIAGEM  PERTENCEM AO ÂMBITO DA HISTÓRIA  DATADA EM 1º DE MAIO DE 1500  PRIMEIRAS IMPRESSÕES.
Oração da manhã Provincialado dos Jesuítas do Brasil
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL
Profa. Karen Neves Olivan
Quinhentismo Séc. XVI.
Catequese 2.
JESUS É MARAVILHOSO! ELE SALVA, ELE CURA, ELE FAZ FELIZ!!
O URAGUAI – BASÍLIO DA GAMA
ORAÇÃO EUCARÍSTICA V Pres.: O Senhor esteja convosco.
Quinhentismo O Quinhentismo corresponde ao período literário que abrange todas as manifestações literárias produzidas no Brasil à época de seu descobrimento,
ÍNDICE - LOUVORES – MARÇO 2015
Grandes Coisas Fernandinho.
Carta de Paulo a Filemon
Produção literária no Brasil-colônia
Carta do Apóstolo Paulo
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
Fora da Caridade não há salvação
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
José de Anchieta Apóstolo do Brasil
Profª. Lilian Larroca Brincadeirinha!!! Rsrsrs Vocês nem sabem falar sério, viu?
Quinhentismo no Brasil O Brasil-colônia de 1500 a 1600
PRESTEM ATENÇÃO! O Senhor não está fraco demais para salvar! Ele não é surdo; pode ouvir muito bem o que vocês lhe pedem. O problema são os seus pecados;
Teatro.
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
Jerusalem Estrela de David Automático.
1- “Quando todas estas coisas tiverem acontecido com vocês – as bênçãos e as maldições anunciadas -, vocês meditarão nelas, nos países em que estiverem.
Lição 11 para 12 de março de Por sua luta pessoal no Grande Conflito, Pedro foi capacitado para escrever-nos sobre a maneira que devemos enfrentar.
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – 1500
Transcrição da apresentação:

QUINHENTISMO -Portugal está em plena Expansão Marítima; -As primeiras caravelas chegam ao Brasil em 1500; -Os portugueses vieram a princípio “em paz”, mas logo trataram de tomar o território. Os Bandeirantes desbravaram e delimitaram o território brasileiro até a Amazônia (limite com os países de colônia espanhola).O objetivo deles era encontrar ouro e minérios, ou especiarias que pudessem levar para Portugal (como aconteceu com o Pau-Brasil, por exemplo); -Trataram de povoar as terras com as pessoas que eram enviadas pra cá: degradados, presos, ou aqueles que queriam se arriscar na nova colônia.

“A feição deles é serem pardos, maneira de avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem-feitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Nem estimam de cobrir ou de mostrar suas vergonhas; e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto. Ambos traziam os beiços de baixo furados e metidos neles seus ossos brancos e verdadeiros, de comprimento.”

A Literatura Quinhentista ainda não era de fato representativa de um espírito nacional, até porque era escrita por portugueses e tinha caráter descritivo. Ainda não se pôde falar em literatura nacional nesse período. O Brasil ainda não era uma nação.

Literatura Jesuítica -Por volta de 1549 chega ao Brasil a Ordem Jesuítica. Foram os padres da companhia que tiveram a função de ensinar a ler e a escrever os índios. Também vieram para catequizar um novo povo, com o objetivo de reforçar o poder da Igreja e “salvar” aqueles que não tinham fé. -José de Anchieta foi o mais importante missionário a vir para o Brasil. Fundou o mais antigo colégio daqui, o Colégio São Bento (São Paulo). Ele foi importante principalmente para os índios pois era ele quem “apaziguava” os problemas quando havia um conflito entre portugueses e índios. -Foi Anchieta quem criou a primeira gramática tupi-guarani. -Os manuscritos dos jesuítas reuniam poemas de devoção a Deus e teatros pedagógicos inspirados em passagens bíblicas.

José de Anchieta À Santa Inês “Cordeirinha linda, Como folga o povo, Porque vossa vinda Lhe dá lume novo. Cordeirinha santa, De Jesus querida, nossa santa vida O Diabo espanta. Por isso vos canta Com prazer o povo, Nossa culpa escura Fugirá depressa, Pois vossa cabeça Vem com luz tão pura. Vossa formosura Honra é do povo, Lhe dá lume novo.”