A HERMENÊUTICA E O SERMÃO

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Transcrição da apresentação:

A HERMENÊUTICA E O SERMÃO A Espiral Hermenêutica Grant Osborne A HERMENÊUTICA E O SERMÃO

“O alvo verdadeiro da hermenêutica não é o comentário mas o sermão “O alvo verdadeiro da hermenêutica não é o comentário mas o sermão.” Grant Osborne A Espiral Hermenêutica

DO TEXTO AO SERMÃO Quatro etapas no desenvolvimento homilético: Estudar a situação que fica atrás da mensagem do texto (contexto histórico) Determinar o princípio teológico atrás do texto Meditar nas verdades bíblicas e teológicas do texto (personalizar o texto na SUA vida) Discernir paralelos entre a situação original e a experiência da igreja contemporânea (sem forçar o texto a dizer o que não diz)

PRINCÍPIOS PARA DETERMINAR A APLICAÇÃO A aplicação tem que ser baseada na intenção do autor do texto. O processo de contextualização começa pela identificação da “situação de vida” do texto: Quais as necessidades/circunstâncias tratadas? Por que o escritor incluiu esta passagem no livro? Quais os resultados que o autor desejava?

O PAPEL DO PREGADOR/INTÉRPRETE TEXTO AGENDA PERGUNTAS PREGADOR/INTÉRPRETE SIGNIFICAÇÃO SENETIDO CULTURA RECEPTORA

Qual é a “estrutura teológica” que forma a base do texto? A teologia é a “ponte” que liga o passado e o presente; é a teologia que é normativa para a igreja Passagens didáticas são mais fáceis que narrativas: “Orem sem cessar” Os princípios teológicos podem ser expressados diretamente ou indiretamente

Existe uma situação paralela na cultura contemporânea? Uma “situação de vida” foi o motivo original do livro/passagem O intérprete/leitor contemporâneo tem algo em comum com a “situação humana” do texto O intérprete/pregador tem que conhecer as situações de vida do seu público-alvo

PREPARANDO A MENSAGEM Ef. 3.14-21 Por essa razão, ajoelho-me diante do Pai 15 do qual recebe o nome toda a família nos céus e na terra. 16 Oro para que, com as suas gloriosas riquezas, ele os fortalece no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito, 17 para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé; e oro para que, estando arraigados e alicerçados em amor, 18 vocês possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura, e a profundidade, 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus. 20 Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que o que pedimos ou pensamos, de acordo com seu poder que atua em nós, 21 a ele seja a glória na igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.

A situação que gerou o texto/passagem: Paulo na prisão em Roma; gratidão pela vida dos santos em Éfeso e o desejo de vê-los crescer na fé. A estrutura teológica atrás da passagem: A responsabilidade de interceder pelo povo de Deus; a possibilidade de fazer petições a Deus em oração Situação contemporânea paralela: A necessidade de interceder pela igreja

(Eu) oro para que ele os fortaleça no íntimo do seu ser por meio do seu Espírito Cristo habite no coração de vocês mediante a fé vocês possam compreender e conhecer ( o que?) o amor de Cristo vocês sejam cheios de toda plenitude de Deus

PASSOS PARA O SERMÃO Faça uma frase de propósito: Podemos fazer intercessão pelos membros da igreja Título: “Como orar pela sua igreja” Faça um esboço dos “pontos” (a estrutura) da mensagem 1. Peça pelo fortalecimento. (v. 16) 2. Peça pelo conhecimento. (v. 18, 19a) 3. Peça pelo enchimento. (v.19b)

Desenvolva cada ponto Explique cada ponto individualmente. (O que Paulo queria comunicar? Quais as palavras que ele usou?) Aplique os princípios para a congregação (Seja específico!) Faça uma ilustração (se for possível, para cada ponto) Escreva uma introdução e conclusão

PAPEL DO ESPÍRITO NA INTERPRETAÇÃO A produção das escrituras foi uma obra do Espírito e só Espírito pode capacitar o intérprete para a mensagem demonstrar o poder do Espírito. O papel do Espírito – iluminar (Jo. 16.13; Éf.1.18) É a competência do leitor/intérprete aplicar seu intelecto para descobrir o sentido. (2Ti. 2.15) Não existe uma garantia que o intérprete vai fazer a sua tarefa corretamente.