ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Patrimônio Cultural.
O ESTUDO DA HISTÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRAS SOCIEDADES
Projeto Cultural “A Escola vai ao Cinema”
Pedagogia da pesquisa-ação
Memória e Patrimônio Professora: Bárbara Tostes
PATRIMÔNIO CULTURAL.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
CARAVANA DA POESIA VINÍCIUS DE MORAES.
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
Retratos da Independência
PROJETO:MÙSICA NA SALA DE AULA.
RESUMO O Encontro Regional dos Estudantes de Economia do Nordeste - ERECO é um dos eventos mais tradicionais.
SEMANA ACADÊMICA DE PEDAGOGIA
José Pititinga Clique.
CENTRO DE ESTUDOS FOLCLÓRICOS MÁRIO SOUTO MAIOR
História da Capoeira Instituto Federal Farroupilha - 2° Seminário de Ed. Física – 1°B Téc. Agropecuária Professora : Camila Goulard Peres 13/4/2011.
Património Mundial Origem: Wikipédia
Profª. Drª / Orientadora Nair Casagrande - Depto. III de Educação Física, Faculdade de Educação – UFBA Leonardo Dantas DIcarahy - Depto. de História, Faculdade.
1 CENSO ESCOLAR 2011 ORIENTAÇÕES SOBRE O CADASTRAMENTO DE DOCENTES - CADASTRO DE ALUNOS Secretaria de Estado da Educação de São Paulo CIE - Centro de Informações.
Universidade Federal de Santa Catarina
Criação de uma base de dados utilizando WinISIS intitulada: FRANCE
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Questões introdutórias
Possibilidades em Educação Musical
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
E as origens do samba no Brasil
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
REVISÃO PARA O TESTE I UNIDADE Professora: Cláudia Luz Saraiva.
Edmilson Rodrigues Nascimento nasceu em 14 de Novembro de 1931
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
TÍTULO DO TRABALHO VI SEMAT – Seminário da Licenciatura em Matemática
Em Cena Arte e Cidadania. Historia - A EM CENA ARTE E CIDADANIA é uma associação Civil sem fins lucrativos - Fundada em 27 de novembro de Com intenção.
LIVRO LIVRE À MÃO CHEIA FAZENDO O POVO PENSAR!. O LIVRO LIVRE consiste na liberação de livros em espaços públicos. É um movimento mundial em franco desenvolvimento.
COMONIAN Clique.
Memorial Emanuelle Lustosa
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco
Relato de Experiência Profª Msc. Regina Marieta Teixeira Chagas.
Mapa dos Territórios da Arte
Sejam bem-vindos!.
Resumo No ano de 2012, a cidade do Rio de Janeiro passou a ser considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. Essa relação entre a.
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
Profa. Msc. Ana Lúcia Fontenele
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Introdução à História 6° Ano Prof°. Pedro Tavares.
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
Equipe responsável pela produção O Aluno Surdo nas Escolas
Contatos Leandro César: – Irene Bertachini: –
Companhia Folclórica do Rio-UFRJ. Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora Eleonora Gabriel;Atuante desde 1987 sob a coordenação da professora.
CURSO DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Aula síntese Prof. Tania Fisher André Santos. Memória de bordo O grupo de trabalho de terreiros tombados (2012); - ações emergenciais; - construção de.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES – CCHLA DEPARTAMENTO DE ARTES DA UFRN – DEART SUBPROJETO PIBID DANÇA.
Licenciamento Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso
Alfabetização: a influência da formação do professor no processo de aquisição da linguagem. Mestranda: Maria da Guia Taveiro Silva Orientadora:Profª.Drª.
Patrimônio Histórico. A preocupação com a preservação remota a antiguidade classica, muitas legislações podem ser encontradas ao longo da história no.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Trabalho de Fundamentos da Educação Musical Nicoli Mendonça Uzun Por que música na escola? Lucas Robatto.
TRABALHO COLABORATIVO
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: é possível no ensino de música? Milena Cristina Izaias.
Músicas Africanas.
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sua principal bandeira é o direito à educação, independentemente do gênero, fazendo.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC CENTRO DE ARTES E LETRAS CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL V PROFESSOR: ELDER ORIGEM DO SAMBA DE RODA SUERDIECK ALUNA: JEORGETE LIMA DE OLIVEIRA RIO BRANCO-ACRE 2011

SAMBA DE RODA SUERDIECK Em novembro de 1958, constituiu o primeiro Samba de Roda para apresentações públicas; até então o samba era feito e denominado “samba de vizinho” ou “samba de caruru”. Dentre outras atividades criadas e lideradas por Dona Dalva estão os ternos (Terno de Reis e Terno do Acarajé), Batizado de Liberô e Samba de Roda Mirim Flor do Dia. Este último, constituído por crianças, foi criado em 1980 com o intuito de preservação e continuidade do Samba de Roda. Este grupo infantil já formou músicos e sambadores que atuam no Samba Suerdieck e na salvaguarda desta manifestação cultural. Dalva Damiana de Freitas nasceu em Cachoeira, Bahia, em 27 de setembro de 1927. Estudou até o ensino primário e trabalhou como operária charuteira.

CONTRIBUIÇÕES DE DALVA DAMIANA PARA A MÚSICA CONTRIBUIÇÃO PARA A CULTURA POPULAR NA CIDADE DE CACHOEIRA E PARA O SAMBA DE RODA COMO UM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE; PALESTRAS SOBRE ASSUNTOS REFERENTES AO PATRIMÔNIO IMATERIAL “SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO” PARA DIVERSOS GRUPOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS, SENDO VÁRIAS VEZES OBJETO DE ESTUDO ACADÊMICOS; POSSUIDORA DE UM VASTO REPERTÓRIO MUSICAL; CONTRIBUIU SIGNIFICADAMENTE PARA O SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO COMO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL E OBRA PRIMA DO PATRIMÔNIO ORAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE.

TITULOS RECEBIDOS PRIMEIRO TITULO FOI RECONHECIDO PELO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (IPHAN) O SEGUNDO FOI RECONHECIDO PELA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO).

DONA DALVA É, INTEGRANTE DA IRMANDADE DA BOA MORTE E PRESIDE A ASSOCIAÇÃO CULTURAL DO SAMBA DE RODA “DALVA DAMIANA DE FREITAS”, EM QUE POSSUI COMO PARCEIRA A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISA EM CULTURA POPULAR E MÚSICA TRADICIONAL DO RECÔNCAVO; FOI SOLICITADO AO IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) O REGISTRO DO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO NO LIVRO DAS FORMAS DE EXPRESSÃO; EM OUTUBRO DE 2004, O SAMBA DE RODA FOI CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL;

NOVEMBRO DE 2005, A UNESCO CONFERIU O TÍTULO DE OBRA PRIMA DO PATRIMÔNIO ORAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE A 43 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS DE DIVERSAS PARTES DO MUNDO, DENTRE ESTAS AO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO BAIANO; INTEGRANTE DA RELIGIÃO DO CANDOMBLÉ, DALVA DAMIANA É UMA FIGURA IMPORTANTE PARA O CENÁRIO CULTURAL NACIONAL, SUA CONTRIBUIÇÃO FOI RELEVANTE PARA O RECONHECIMENTO DO SAMBA DE RODA DO RECÔNCAVO, QUE ATUALMENTE É A ÚNICA EXPRESSÃO MUSICAL BRASILEIRA RECONHECIDA PELA UNESCO.

PARA AMARRAR TEUS CABELOS (2x) COMPOSIÇÃO DE DALVA DAMIANA DALVA DAMIANA DE FREITAS TITULO: MARIA TEREZA (Dalva Damiana de Freitas Ô MARIA TEREZA TOMA LÁ TEUS PEDAÇOS TODO MUNDO TOMOU, TOMOU MAS NÃO TEVE EMBARAÇO EMBARAÇO QUE TIVE DE NÃO TER MEU DINHEIRO PARA COMPRAR UMA FITA PARA AMARRAR TEUS CABELOS (2x) Fonte: aqueimaroupa.com.br/.../dona-dalva-do-samba-de-roda-po... Em: 16 /07/11. fim