Hermenêutica do Novo Testamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Epistolário Paulino O conjunto das Cartas Paulinas compreende um total de treze Cartas que reivindicam a paternidade do Apóstolo Paulo. A ordem em que.
Advertisements

As Cartas Paulinas.
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA BÍBLIA Antônio Mesquita Galvão
NOVO TESTAMENTO MÓDULO 1.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
15: A Bíblia Os primeiros passos do discípulo © 2011 Editora Cultura Cristã. Todos os direitos são reservados.
COMO É COSTITUIDA A BÍBLIA?
Escritos segundo testamento
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
A Bíblia é a palavra de deus
TIMÓTEO (PESSOA) Timóteo era o convertido e a companhia do apóstolo Paulo. O seu nome significa "aquele que honra a Deus". Timóteo aparece primeiramente.
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
FORMAÇÃO DO NT O Novo Testamento inicia com a encarnação de Jesus Deus feito humano: Jesus Cristo (Jo 1,1ss). O divino humano (Fl 2,6-11)
Nossa Senhora de La Salete, intercedei por nós!
Bíblia Sagrada.
Organização Interna da Bíblia
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO. O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido.
EFÉSIOSAutor. Nos tempos modernos, vários argumentos têm sido apresentados por alguns eruditos, contrários à autoria paulina da epístola aos Efésios.
* Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; (Mateus.
Iniciação bíblica Aula 2. Tudo começou pela oralidade Na Sétima Carta, Platão escreveu que “todo homem sensato, ao tratar de assuntos realmente sérios,
São três pessoas distintas ou são três manifestações de um mesmo Deus?
Bíblia.
MONTANDO O QUEBRA- CABEÇA.
SEMINÁRIO TEOLÓGICO MIZPÁ 2015 INTRODUÇÃO BÍBLICA PROF. PR JÚNIOR
Aula 02 QUEM ESCREVEU A BÍBLIA?
PANORAMA NT 1 AULA 08 GÊNERO LITERÁRIO
Êxodo → E estes são os nomes Deuteronômio → Estas são as palavras. . .
Não contém a autoria no livro. Policarpo é quem atesta esta autoria.
PEDRO E A PEDRA.
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
IDADE ESPIRITUAL Aula 3.
26/09-30/10 A BÍBLIA 6 Divisões 4. Evangelhos 2. Os Profetas (Josué a Malaquias) 5. As Cartas A Bíblia 1. A Lei de Moisés (5 primeiros.
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
A Bíblia.
CANON E NOVO TESTAMENTO
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula 02
Etapa 1 Novo testamento DEEP LIFE 06/02 a 11/04 10/03/17
A ressurreição em três tempos
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
A Trindade de Deus O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 Pr. Wellinghton.
AS CARTAS DE PAULO.
Hino Oficial GÊNESIS, ÊXODO, LEVÍTICO E NÚMEROS DEUTERONÔMIO, JOSUÉ, JUÍZES E RUTE SAMUEL, SAMUEL, REIS, REIS, CRÔNICAS, CRÔNICAS ESDRAS, NEEMIAS,
EPGV Escola de pregadores Graça e Verdade EPGV Centro Rei dos reis EPGV.
PANORAMA DO NT I AULA 01 Oração Mateus 1 Apresentação geral
Bíblia.
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge
Evangelho segundo Lucas
13.
A Plena e Eterna Divindade de Cristo: 1a Parte As Epístolas do Novo Testamento, o Antigo Testamento e os Evangelhos 12/25/2018.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA DE CAMPINAS Baseado no material das classes 1 a 4 IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA.
O EVANGELHO DOS MILAGRES EVANGELHO DE MARCOS. INTRODUÇÃO A importância dos Evangelhos, Evangelho Sinótico = “ver conjuntamente” O primeiro Evangelho a.
ESTUDOS NO LIVRO DE ATOS Ministrados na academia Bíblica Betel Ano 2018.
Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico.
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
CRENTE. A sua publicação é o instrumento maior para conscientizar toda a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. O grande valor desta DECLARAÇÃO DE FÉ.
PEDRO E A PEDRA.
Epístolas Gerais Lições 1 e 2
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
AS CARTAS DE PAULO. Novo Testamento 1. Evangelhos Sinóticos 1. Evangelho de S. Mateus 2. Evangelho de S. Marcos 3. Evangelho de S. Lucas.
As cartas Paulinas Quem foi Paulo?
Atos dos Apóstolos Cap. 1 e 2. Atos 1 & 2 – A Espera do Poder  Texto básico – At  Pessoa do Espírito Santo (Trindade)  Deus, o Pai, elaborou.
Pr Cristofer Lopes Escola de Líderes. Métodos de interpretação bíblica OS PROBLEMAS DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA: 1. Abismo Cronológico ou temporal.
Transcrição da apresentação:

Hermenêutica do Novo Testamento Paulo Sérgio Balbino Miguel

Dicas de literatura

Hermenêutica do NT Introdução Composição: 27 livros; Vários gêneros literários (narrativas históricas, poesias, provérbios, salmos, etc); Escrito em grego; Os judeus não cristãos não aceitam o NT como Escritura e não o reconhecem como inspirado; Escrito entre 45 e 90 d.C.

Hermenêutica do NT Introdução Evangelhos e Atos (5) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Apocalipse (1) Mateus Mt Marcos Mc Lucas Lc João Jo Atos At

Hermenêutica do NT Introdução Romanos Rm 1 Coríntios 1Co 2 Coríntios 2Co Gálatas Gl Efésios Ef Filipenses Fl Colossenses Cl 1 Tessalonicenses 1Ts 2 Tessalonicenses 2Ts 1 Timóteo 1Tm 2 Timóteo 2Tm Tito Tt Filemon Fm Evangelhos e Atos (5) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Apocalipse (1)

Hermenêutica do NT Introdução Evangelhos e Atos (5) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Apocalipse (1) Hebreus Hb Tiago Tg 1 Pedro 1Pe 2 Pedro 2Pe 1 João 1Jo 2 João 2Jo 3 João 3Jo Judas Jd

Hermenêutica do NT Introdução Evangelhos e Atos (5) Cartas Paulinas (13) Cartas Gerais (8) Apocalipse (1) Apocalipse Ap

Hermenêutica do NT Introdução A origem do Novo Testamento: Após a ressurreição e ascensão de Jesus, as histórias a seu respeito foram contadas durante algum tempo, aparentemente como uma tradição oral; A tradição oral foi cuidadosamente preservada e transmitida por testemunhas oculares (Lc 1: 1-4); Com o passar do tempo, coleções autoritárias dessas histórias foram escritas e reconhecidas pela igreja como tendo sanção apostólica – os quatro evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas e João; Lucas também escreveu um segundo volume, Atos, explicando como o Espírito Santo veio como predito e impeliu a igreja primitiva a dar testemunho de Jesus, o Messias; À medida que os apóstolos iam fundando igrejas no antigo Império Romano, continuavam a instruir essas comunidades por meio de cartas;

Hermenêutica do NT Introdução A origem do Novo Testamento: Desde os primeiros tempos de sua existência, essas cartas foram copiadas, veiculadas e reconhecidas como de autoridade permanente para a vida da igreja (Cl 4: 16; 2 Pe 3: 15-16); 13 Cartas foram escritas pelo apóstolo Paulo (Romanos- Filemon); Essas cartas estão organizadas no NT por ordem decrescente de tamanho; primeiro, a comunidades, depois, a indivíduos; Parece que a carta anônima “Aos Hebreus” (i.e., para judeus cristãos) foi incluída depois das cartas de Paulo porque alguém na igreja primitiva acreditava que Paulo ou um companheiro de Paulo teria escrito essa carta.

Hermenêutica do NT Introdução A origem do Novo Testamento: Outras cartas do Novo Testamento foram escritas por Tiago, Pedro, João e Judas. Em Gálatas 2:9, Paulo menciona “Tiago, Cefas e João” como “colunas” na igreja de Jerusalém; O livro final do Novo Testamento, o Apocalipse de João, tem um gênero misto, incluindo cartas, profecia e revelação. A prática de incluir diversas obras literárias em um único livro não é amplamente atestada até pelo menos o século II d.C; Antes do século II, a maioria dos livros na Bíblia teria circulado como rolos individuais; Nos séculos II e III, livros com múltiplas folhas (ou seja, códices) começaram a aparecer com maior frequência.

Hermenêutica do NT Introdução Divisões em capítulos: Cristãos e judeus antigos citavam frequentemente as Escrituras com referência a um livro, um autor ou um evento textual, mas com pouca especificação adicional; Por exemplo, Jesus quando fez referência ao relato sobre Moisés, aludiu ao texto apenas com a expressão “no trecho referente à sarça” (Mc 12: 26; Lc 20: 37). À medida que os textos bíblicos iam sendo copiados, lidos e comentados, alguns indivíduos fizeram várias tentativas para subdividi-los e dar-lhes títulos; Eusébio (c. 260-340 d.C.), proeminente historiador na igreja primitiva, dividiu os quatro evangelhos em vários cânones ou divisões; Os cânones de Eusébio estão incluídos em manuscritos antigos como o Códice Vaticano; Os antigos rabinos judeus aplicaram várias subdivisões organizacionais ao texto.

Hermenêutica do NT Introdução Divisões em capítulos: As atuais divisões em capítulos foram acrescentadas ao Antigo e ao Novo Testamento por Stephen Langton (1150- 1228), arcebispo de Canterbury, no início do século XIII, enquanto dava palestras na Universidade de Paris; Langton acrescentou as divisões ao texto em latim, e as publicações posteriores seguiram seu formato.

Hermenêutica do NT Introdução Divisões em versículos: As divisões em versículos no Novo Testamento foram acrescentadas a um texto bilíngue (grego e latim), em 1551, por Robert “Stephanus” Estienne, um impressor de Paris; Antes da divisão em versículos de Estienne, eruditos bíblicos eram obrigados a se referir aos textos com expressões como “na metade do capítulo 4 de Gálatas”; A primeira Bíblia em inglês a ter divisões em versículos foi a Bíblia de Genebra de 1560.