TRANSFORMAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agentes externos de formação do relevo e Tipos de relevo
Advertisements

A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
REDES E BACIAS HIDROGRÁFICAS
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Dinâmica das bacias hidrográficas
Dinâmica das bacias hidrográficas
Ii - Erosão Fluvial Facilitada pela desproteção da calha e pelo aumento do ES; Ocorrência no ano: TC; Tipos de processos erosivos da calha: corrosão, corrasão,
Dinâmica das bacias hidrográficas
Dinâmica das bacias hidrográficas
Erosão Profª. Lilian Larroca.
CONCEITOS EROSÃO FLUVIAL
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 Natureza e sociedade na modelagem do relevo
Como se movimenta a água na superfície terrestre?
Transformação das bacias hidrográficas
Dinâmica das Bacias Hidrográficas
AGENTES EROSIVOS PAISAGENS SEDIMENTARES Agentes erosivos Paisagens sedimentares por eles formadas ÁGUASSelvagensRavinamentos ChuvasChaminés-de-fada Rios.
Mudanças Climaticas Definição. As mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta Terra. Estas alterações são verificadas através.
Profa. Renata Medici Reduc lança coluna de fumaça no céu no dia 30 de abril(Foto: Marcos Estrella / TV Globo ) CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra
Agentes externos 6º Ano.
A hidrosfera faz parte da biosfera terrestre da qual fazemos parte. Os seres vivos dependem diretamente da existência da água na Terra. Para a sociedade.
Forças Endógenas e Exógenas Endógenas Exógenas Interior do planeta; Convecção do manto; Ação Climática; Modelador da paisagem.
Bacia Hidrográfica Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.
UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias Campus XXIV – Professor Gedival Sousa Andrade Curso de Bacharelado em Engenharia.
GEOMORFOLOGIA & GEOLOGIA DO BRASIL
Ciclo da água Percurso que a água faz no planeta Terra. Etapas:
Dinâmica de uma bacia hidrográfica
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
AGRICULTURA TRADICIONAL
Processos Fluviais.
Medidas fisico-biológicas de calha: Diques e Paliçadas
Impactes da ação humana
Ciências Naturais – 8.º ano
Autores: Caroline Malaguti Liberalino Gabriel Meneguello Roque
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
DINÂMICA EXTERNA DA TERRA
Agentes do relevo Professor: Jeferson.
Hidrograma de Clark Escola Politécnica da USP
CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Disciplina: Geografia
HIDROSFERA.
Regiões Hidrográficas
FORMAS DO LITORAL.
Ciências Naturais – 7.º ano
Dinâmica das bacias hidrográficas
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia e Zoologia Disciplina: ECZ 5113 – Fundamentos de Ecologia.
Chuvas Ácidas A chuva ácida é formada através da queima de combustíveis fósseis, principalmente o carvão, e outros poluentes industriais, que, lançados.
Estrutura Geológica da Terra, formação de rochas e processos erosivos
Colégio de Nossa Senhora de Fátima
Fenômenos Atmosféricos 1º EM
Clima e formações vegetais
Dinâmica das bacias hidrográficas
O CRESCIMENTO URBANO E OS PROBLEMAS URBANOS
Rio Doce em Galileia, Minas Gerais
Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2016/2017
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Agentes do relevo Prof. Cisso.
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
FATORES DO CLIMA.
Modelação da Eutrofização da Albufeira de Odeleite
DIÉSSICA TALISSA BURDO TIMÓTEO DA SILVA
Dinâmica das bacias hidrográficas
Agentes externos 6º Ano.
Recursos hídricos e Bacias hidrográficas
Dinâmica das bacias hidrográficas
A ÁGUA.
AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Representação digital do relevo
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Transcrição da apresentação:

TRANSFORMAÇÃO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS

TRANSFORMAÇÃO POR PROCESSOS NATURAIS… Os cursos de água, desde os pequenos riachos aos grandes rios, são poderosos agentes erosivos. Indica a letra que corresponde: A 1. à parte do curso do rio com maior força de corrente; A 2. à parte do curso do rio em que as águas escoam com menor velocidade; C C B 3. a uma planície aluvial. B

 Curso médio: há desgaste, mas menor, TRANSFORMAÇÃO POR PROCESSOS NATURAIS… Erosão fluvial (provocada pelos rios)  Curso superior: há maior desgaste e também transporte. Erosão é um processo de desgaste, transporte e acumulação  dos materiais rochosos, através dos agentes erosivos: água da chuva, dos rios e dos mares, gelo, vento e mudanças de temperatura. Erosão é um processo de desgaste, transporte e acumulação dos materiais rochosos, através dos agentes erosivos – os elementos que provocam a erosão: água da chuva, dos rios e dos mares, gelo, vento e mudanças de temperatura.  Curso médio: há desgaste, mas menor, e o transporte é o mais importante.  Curso final: há pouco desgaste e o transporte torna-se lento. Por isso, dá-se a deposição e acumulação dos materiais, originando planícies aluviais. Aluvião – material transportado pelo rio.

Ao longo do seu percurso, os rios percorrem áreas de diferentes altitudes, formas de relevo e grau de dureza das rochas, o que influencia o seu: Perfil longitudinal – linha que une vários pontos do fundo do leito de um rio, desde a nascente até à foz. Perfil transversal – linha que resulta da interseção, num determinado ponto, de um plano vertical com o vale, perpendicularmente à direção de escoamento.

Desgaste deposição e acumulação A montante (sentido da nascente): o vale é estreito e profundo vale em V ou garganta. Para jusante (sentido da foz): o vale vai ficando mais largo e menos profundo. Desgaste e transporte Transporte, deposição e acumulação Próximo da foz: o vale é largo e aberto, geralmente, com planícies extensas. Desgaste, transporte e acumulação Acumulação

Evolução de uma bacia hidrográfica pela erosão fluvial 1º Os primeiros cursos de água instalaram-se nas áreas mais baixas do relevo. 2º A força da corrente aprofundou os vales e abriu outros, onde surgiram novos cursos de água; a deposição e a acumulação de sedimentos foi formando pequenas planícies.

 Evolução de uma bacia hidrográfica pela erosão fluvial 3º A continuidade deste processo alargou os vales e planícies e formou meandros e, no curso final, tornou a planície principal cada vez maior.

Evolução de uma bacia hidrográfica pela alteração do nível do mar .

Barragem Agricultura Estradas Fábricas Habitação TRANSFORMAÇÃO PELA AÇÃO HUMANA… As bacias hidrográficas também vão sendo transformadas pela ação humana, ao ocupar o solo e ao utilizar os cursos de água para diversos fins. Identifica, na figura, cinco formas diferentes de ocupação do território. Barragem Agricultura Estradas Fábricas Habitação

  Barragem Canais de rega Identifica, na figura: 1. duas alterações da rede hidrográfica provocadas pela ação humana. Barragem Canais de rega 

  Consequências da ação humana nas bacias hidrográficas: A desflorestação que faz aumentar o escoamento superficial, e assim, a quantidade de sedimentos que chega aos cursos de água, podendo provocar ou agravar o assoreamento dos rios. A ocorrência de inundações de áreas construídas em leito de cheia – espaço das margens que o curso de água só ocupa quando a precipitação é muito abundante. Alteração da rede hidrográfica, com a construção de barragens A poluição das águas pelos resíduos urbanos, agrícolas e industriais 

FIM