Álcool: O grande desafio da segurança no trânsito Acidentes de Trânsito Perfil e custos
Acidentes Rodovias Federais 2005 População Brasil 189.001.971 habitantes 109 745 acidentes 10 416 mortos 84 818 feridos 319 429 ilesos 414 663 pessoas 4 pessoas/ acidente Fonte : PRF/MJ Coordenação Geral de Operações Divisão de Planejamento Operacional Núcleo de Estatística - DATATRAN
Frota brasileira = 3,3% frota mundial 189.001.971 habitantes Acidentes de Trânsito (AT) 2005 539.919 vítimas 285,7 vítimas / 100000 habitantes 2.159.676 pessoas 1142,7 pessoas / 100000 habitantes Fonte : Anuário Estatístico DENATRAN – 2005 Frota brasileira = 3,3% frota mundial Mortes por AT = 5,5 % total
Índice ONU = 3 mortos/ 10000 veículos Fonte : Anuário Estatístico DENATRAN – 2005 Índice ONU = 3 mortos/ 10000 veículos Países desenvolvidos = <1 morto/ 10000 veículos
Conceito: componentes de um acidente Veículos Sistema viário, meio ambiente e ambiente construído Condutores, usuários e Pedestres Institucional e Social
Componentes de custos considerados Associados às pessoas: Remoção/ Translado (do morto) Cuidados em Saúde (pré-hospitalar, hospitalar e pós-hospitalar) Perda de Produção (resultantes da interrupção temporária ou permanente de suas atividade produtivas, devido ao envolvimento em acidentes de trânsito). Associados aos veículos: Danos materiais ao veículo (de recuperação dos veículos danificados) Perda de carga (de avaria da carga que estava no veículo) Guincho/ Remoção do veículo (remoção e diárias de pátio de armazenamento)
Componentes de custos considerados Associados à via/ambiente do acidente: Danos à propriedade pública e privada (de reposição/recuperação de mobiliário ou equipamentos danificados ou destruídos ) Associados às instituições: Atendimento da Polícia Rodoviária ou assemelhado (do tempo dos policiais da utilização de veículos para atendimento no local do acidente e deslocamento para hospital ou delegacia)
Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Aglomerações Urbanas Brasileiras 2003
Fonte: Renavam – 2003
Fonte: Renavam – 2003
Brasil - Aglomerações Urbanas, 2001 Gravidade acidentes de trânsito automóveis e motocicletas 120 7 100 80 Veículos envolvidos em acidentes de 71 % 60 trânsito com vítimas 93 40 Veículos envolvidos em acidentes de 20 29 trânsito sem vítimas Autos Motos
Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito nas Rodovias Brasileiras 2006
Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal. 6,7% ilesos local feridos;
Fonte: DATATRAN da Polícia Rodoviária Federal. 6,2% feridos local foram a óbito; acréscimo mortes posteriores - 67% .
Os acidentes nas rodovias federais:morte de pedestres (2004) Em 2004 - 3.996 atropelamentos de pedestres, 3,55% do total. 01 atropelamento a cada 2 horas. 1.176 mortes - 19,2 % do total de 6.119 mortos Ou seja Enquanto a cada 18 acidentes registrados em geral nas rodovias federais em 2004, ocorreu uma morte; a cada 34 dos atropelamentos de pedestres houve dez mortes, o que indica a alta gravidade relativa deste tipo de acidente.
Rodovias federais: Acidentes com motos (2004) 838 acidentes C/F 932 mortes Porcentagem de Acidentes com motos Porcentagem de mortos com motos
Custo Total[R$bilhões] Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Gravidade - 01Jul04 a 30Jun05 Custo Total[R$bilhões] Custo Médio [R$mil]
Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais Total (em R$) dos componentes de custo dos acidentes 01Jul04 a 30Jun05
Custos dos Acidentes nas Rodovias Federais % componentes custo associados à pessoa, ao veículo e outros, 01Jul04 a 30Jun05 %
Custos dos Acidentes nas Rodovias Estaduais 01Jan2004 - 31Dez2004 Custo Total[R$bilhões] Custo Médio [R$mil]
Custo médio por acidente Totalização dos Custos Estaduais dos G1 e G2 (2004) Federais (Jul/2004 a Jun/2005) e Municipais Rodovias Número de acidentes Custo total [R$] Custo médio por acidente Municipais x 1.404.463.306 Estaduais G1 113.594 6.136.556.909 54.022 Estaduais G2 7.973.500.465 Federais 110.599 6.512.085.050 58.880 Total G1+G2+RF - 22.026.605.730
Projeto Impactos Sociais e Econômicos dos Acidentes de Trânsito Aglomerações Urbanas Rodovias Brasileiras 5,3 bilhões/ ano CMH = 17% 22 bilhões / ano CMH = 35%%
Morfologia acidente Custo pessoas Cpessoas = Ccuidados em saúde (Cpré-hospitalar + Chospitalar+ Cpós-hospitalar) + Cperda de produção + Cprevidenciários + Cremoção/translado
Cuidados com a saúde Variáveis acidente / atendimento Temporal Pré-hospitalar resgate Hospitalar emergência / internação Pós-hospitalar seguimento / reabilitação Local Acidente Atendimento Domicílio
Custo Médio Hospitalar Paciente HCFMUSP (tabela índices nacionais) Discriminação Faixa de custos – R$ Valor médio – R$ Paciente não internado 398 a 2.300 521 Paciente internado 12.509 a 74.524 38.417 Óbito 6.302 a 66.792
CUSTOS MÉDIOS
ISS X CUSTOS –NÃO INTERNADOS
ISS X CUSTOS – PACIENTES INTERNADOS
COMPONENTES / CUSTO MÉDIO REABILITAÇÃO TRM
Deficiência Física x Acidente Trânsito (países em desenvolvimento) OMS 9% (países em desenvolvimento) (Las condiciones de salud en las Americas , OPAS, 1994) (Accidentes del tráfico em los paises en desarrollo, WHO, 2003)
HCFMUSP: 4 casos novos / mês IOT-HCFMUSP 1999-2005 303 casos 86% masculino Idade média 33 anos Quedas (35,3%) Trânsito (30%) FAF (20,8%) Mergulho (5,96%) Outras(12,6%) Paraplegia 59% 45,6 dias internção HCFMUSP: 4 casos novos / mês Garcia, ACF; Thomaz A; Pato T; Souza D R; Castro A W XX Congresso Brasileiro de MFR -2006
Maria Rosa Barral Evangelista Paciente Vítima de Violência no Trânsito: Análise do Perfil Socioeconômico, Características do Acidente e Intervenção do Serviço Social na Emergência Agosto 2004 – Novembro Kátia Campos dos Anjos Maria Rosa Barral Evangelista s.social.iot@hcnet.usp.br
Condutores de Motocicletas 4 meses Ago-Nov 2004 Sexo 37 pacientes 22 (62%) fraturas expostas 95% (35) 5% (2)
E AS MOTOCICLETAS? Tratamento longo (anos) Oneroso > R$ 100 000,00 SUS
Jornal Estado de São Paulo 19/08/2007 Rodrigo Brancatelli 07-14/08/2007 591 acidentes 04 mortos (19- 28 anos) CET 2006 1 morto / 25 feridos / dia 380 mortes 3692 internações HCFMUSP 50 motociclistas/ semana 1 morto / 3 feridos graves (TCE; TRM; Lesões pélvicas; Fraturas expostas)
Transtorno Estresse Pós Traumático Acidente de trânsito X EPT Seqüela Invisível ???? Acidente de trânsito X EPT 1a causa morte homens e 5a mulheres 15-44 anos (IPEA/ANTP, 2004). Ir e vir é universal Países em desenvolvimento Mais acidentes Menos diagnóstico EPT INCAPACIDADE
Alta morbidade / mortalidade ACIDENTE DE TRÂNSITO “Vampiro” dos hospitais públicos Doença epidêmica Alta morbidade / mortalidade Altíssimo custo Rede Pré-hospitalar Carência Rede Hospitalar Não habilitada Reabilitação Carência / Seletiva PREVENÇÃO
Júlia Maria D’Andréa Greve obrigada Júlia Maria D’Andréa Greve jgreve@hcnet.usp.br