O Manuelino
Referencias bibliográficas: Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O Historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.
Sumário Contextualização Histórica; Conceito; Características; Principais Obras; Proposta Pedagógica.
Contextualização Histórica
Contextualização Histórica Sucessão de D. João II ao trono português; Excepcionalidade da ascensão de D. Manuel, cunhado de D. João II, em 1495; Reafirmação da Dinastia de Avis; Afirmação do Poder Real; Comércio com África e Oriente; Projeto Imperial Português: expansão marítima e descobertas; Intercâmbio artístico com Flandres. D. Manuel I, pela Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, e Senhor da Guiné, e do Comércio, Conquista e Navegação da Arábia, Pérsia e Índia, &tc.
Conceito
Conceito Definição do conceito “manuelino” em meados do século XIX por Varnhagen; Romantismo/Exaltação do nacionalismo.
Características
Características Influências do Mudejar, Plateresco, Gótico tardio e de elementos do Renascimento Italiano; Ornamentações naturalistas e náuticas; Afirmação da Dinastia; Ordem de Cristo.
Características Catedral Igreja salão
Principais Obras
Capela de São Miguel Emblema de D. Manuel; Algas; Esfera armilar; Cruz da Ordem de Cristo; Coluna torsa. Portal da capela (Universidade de Coimbra)
Igreja Matriz da Golegã Fachada principal
Igreja Matriz da Golegã Pórtico principal
Igreja Matriz da Golegã Pórtico principal
Igreja Matriz da Golegã Abóboda polinervada do teto da capela-mor
Norte de Portugal (estilo “flamejante”) Fachada da Igreja Matriz de Vila do Conde
Norte de Portugal (estilo “flamejante”) Fachada da Igreja Matriz de Caminha
Norte de Portugal (estilo “flamejante”) Fachada da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta
Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Monchique
Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Odiáxere
Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz da Misericórdia de Loulé
Centro de Portugal Fachada do Mosteiro da Batalha
Portugal e Arredores de Lisboa
Bairro de Belém, Lisboa
Mosteiro dos Jerónimos Fachada principal
Mosteiro dos Jerónimos Vista interna
Mosteiro dos Jerónimos Abóboda
Mosteiro dos Jerónimos Coluna do claustro Arcada do claustro
Mosteiro dos Jerónimos Túmulo de Vasco da Gama
Mosteiro dos Jerónimos Túmulo de Luís de Camões
Torre de Belém Fachada principal
Torre de Belém Características manuelinas
Torre de Belém Vista do terraço da torre
Torre de Belém Canhões na parte interna da torre
Convento de Cristo de Tomar Igreja do Convento
Convento de Cristo de Tomar Janela do Capítulo do Convento
Convento de Cristo de Tomar Grande claustro
Manuelino: Estilo Português?
Projeto Pedagógico
Projeto Pedagógico Proposta: Influências da metrópole na arquitetura brasileira; Firmação do sentimento e da presença portuguesa no processo de construção da nação brasileira; Tentativa de pertencimento à nossa identidade nacional; Estilo historicista motivado pela saudade da pátria e necessidade de aceitação; Neomanuelino encontra-se em algumas das principais cidades brasileiras com permanência portuguesa (séculos XIX e XX), sobretudo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos. Proposta: A influência do Manuelino no Brasil: O Neomanuelino Público-alvo: estudantes e interessados em Arquitetura/História; Parcerias: Governos Municipais e Secretarias do Turismo
Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil
Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil Detalhes das Esferas de D. Manuel na arquitetura Neomanuelina no Brasil
Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil Gabinetes no Brasil
Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil Detalhes da Ordem de Cristo na arquitetura Neomanuelina no Brasil
Referencias bibliográficas: Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.
O Manuelino FFLCH/USP História Ibérica I Profª Vera Ferlini Alessandra Soto André Scarpin Bruno Valério Ezequias Lira Raphael Ferraz Rodrigo Dias