O Manuelino.

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Transcrição da apresentação:

O Manuelino

Referencias bibliográficas: Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O Historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.

Sumário Contextualização Histórica; Conceito; Características; Principais Obras; Proposta Pedagógica.

Contextualização Histórica

Contextualização Histórica Sucessão de D. João II ao trono português; Excepcionalidade da ascensão de D. Manuel, cunhado de D. João II, em 1495; Reafirmação da Dinastia de Avis; Afirmação do Poder Real; Comércio com África e Oriente; Projeto Imperial Português: expansão marítima e descobertas; Intercâmbio artístico com Flandres. D. Manuel I, pela Graça de Deus, Rei de Portugal e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, e Senhor da Guiné, e do Comércio, Conquista e Navegação da Arábia, Pérsia e Índia, &tc.

Conceito

Conceito Definição do conceito “manuelino” em meados do século XIX por Varnhagen; Romantismo/Exaltação do nacionalismo.

Características

Características Influências do Mudejar, Plateresco, Gótico tardio e de elementos do Renascimento Italiano; Ornamentações naturalistas e náuticas; Afirmação da Dinastia; Ordem de Cristo.

Características Catedral Igreja salão

Principais Obras

Capela de São Miguel Emblema de D. Manuel; Algas; Esfera armilar; Cruz da Ordem de Cristo; Coluna torsa. Portal da capela (Universidade de Coimbra)

Igreja Matriz da Golegã Fachada principal

Igreja Matriz da Golegã Pórtico principal

Igreja Matriz da Golegã Pórtico principal

Igreja Matriz da Golegã Abóboda polinervada do teto da capela-mor

Norte de Portugal (estilo “flamejante”) Fachada da Igreja Matriz de Vila do Conde

Norte de Portugal (estilo “flamejante”) Fachada da Igreja Matriz de Caminha

Norte de Portugal (estilo “flamejante”) Fachada da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta

Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Monchique

Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz de Odiáxere

Sul de Portugal Fachada da Igreja Matriz da Misericórdia de Loulé

Centro de Portugal Fachada do Mosteiro da Batalha

Portugal e Arredores de Lisboa

Bairro de Belém, Lisboa

Mosteiro dos Jerónimos Fachada principal

Mosteiro dos Jerónimos Vista interna

Mosteiro dos Jerónimos Abóboda

Mosteiro dos Jerónimos Coluna do claustro Arcada do claustro

Mosteiro dos Jerónimos Túmulo de Vasco da Gama

Mosteiro dos Jerónimos Túmulo de Luís de Camões

Torre de Belém Fachada principal

Torre de Belém Características manuelinas

Torre de Belém Vista do terraço da torre

Torre de Belém Canhões na parte interna da torre

Convento de Cristo de Tomar Igreja do Convento

Convento de Cristo de Tomar Janela do Capítulo do Convento

Convento de Cristo de Tomar Grande claustro

Manuelino: Estilo Português?

Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico Proposta: Influências da metrópole na arquitetura brasileira; Firmação do sentimento e da presença portuguesa no processo de construção da nação brasileira; Tentativa de pertencimento à nossa identidade nacional; Estilo historicista motivado pela saudade da pátria e necessidade de aceitação; Neomanuelino encontra-se em algumas das principais cidades brasileiras com permanência portuguesa (séculos XIX e XX), sobretudo, Salvador, Recife, Rio de Janeiro e Santos. Proposta: A influência do Manuelino no Brasil: O Neomanuelino Público-alvo: estudantes e interessados em Arquitetura/História; Parcerias: Governos Municipais e Secretarias do Turismo

Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil

Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil Detalhes das Esferas de D. Manuel na arquitetura Neomanuelina no Brasil

Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil Gabinetes no Brasil

Projeto Pedagógico: Neomanuelino no Brasil Detalhes da Ordem de Cristo na arquitetura Neomanuelina no Brasil

Referencias bibliográficas: Referências Bibliográficas ATANAZIO, M.C.Mendes. A arte do manuelino . Editora Presença, 1984. FERNANDES, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses Culture . Lisboa: Europália, 1991. LACERDA, Aarão de. História da arte em Portugal. 2º Volume. Porto: Portucalense, 1942. MATTOS, Maria de Fátima da SIlva Costa Garcia de. O neomanuelismo no Brasil: a identificação de um estilo através de suas instituições. São Paulo: ECA-USP, 2005. MATTOSO, Jose. História de Portugal (3º volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa. PEREIRA, Paulo.”A obra Silvestre e a esfera do Rei”.In Série – Subsídios para a História da Arte Portuguesa. Coimbra: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1990 (1ª ed.). SANTINHO, M. Manuela. A arte em Portugal e os descobrimentos. Panorâmica e perspectiva de abordagem. Porto: Edições ASA. SANTOS, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte. Lisboa: Livraria Sado Costa, 1943 (2ª série). Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira (16º volume). Lisboa/Rio de Janeiro: Editorial Enciclopédia Limitada. Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Lisboa: Editora Verbo. In Varnhagen, Francisco Adolfo de. “ Noticia Histórica e Descriptiva do Mosteiro de Belém”. Lisboa: Editora Typographia da Sociedade Propagadora dos Conhecimentos Úteis, 1842. In Barreira, Catarina. “ O historiador João Barreira, o Manuelino e o Conceito de ‘Nomadismo Artístico’ ”. Lisboa: Site Boletim Interativo da Alpha ( Associação Portuguesa de Historiadores da arte ), 27 de novembro de 2006 às 10h50. Referencias bibliográficas: Santos, Reynaldo dos, b.1880. Conferência de arte ( 2a serie, 1943). Lisboa: Livraria Sado Costa Atanazio, M.C.Mendes. A arte do manuelino (1984). Editora Presença Fernades, Jose Manuel. Architecture. Synthesis of Portugueses culture (1991). Lisboa: Europália Matoso, Jose. História de Portugal ( 3 volume). No Alvorecer da Modernidade. Editorial Estampa Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira ( 16 volume).Lisboa, Rio de Janeiro.Editorial Enciclopédia, Limitada Verbo Enciclopédia Luso – Brasileiro de Cultura. Editora Verbo, Lisboa.

O Manuelino FFLCH/USP História Ibérica I Profª Vera Ferlini Alessandra Soto André Scarpin Bruno Valério Ezequias Lira Raphael Ferraz Rodrigo Dias