Conferência lIVRE Uberlândia/MG - 2013. EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 1.O financiamento da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Direito de ir e vir à Escola
Profa. Dra. Rosilene Lagares
Ministério da Educação
Financiamento da Educação
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Plano Nacional de Educação
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
I Conferência Livre Uberlândia – MG Articulação e mobilização social em defesa do ensino público de qualidade e democratização do acesso à educação.
Brasil tem uma grande dívida como os profissionais da educação, principalmente no que se refere à educação. E para reverter este quadro, alguns aspectos.
DOCUMENTO-REFERÊNCIA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
KIT PREFEITURA.
Financiamento e custos da educação
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
DO FUNDEF AO FUNDEB O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) foi substituído pelo Fundo de.
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Financiamento da Educação e controle Social
Uma caminhada de muitos caminhantes.... Causa Rede social Atuação política.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
CÉLIA MARIA VILELA TAVARES
2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSED VITÓRIA – ESPÍRITO SANTOS 15 e Valorização dos Profissionais do Magistério Público Brasileiro a Luz das Metas.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
O Financiamento da educação no contexto do Fundeb e nos limites do pacto federativo José Marcelino de Rezende Pinto
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
DANIEL CARA Olinda – jun/2008 EIXO V Financiamento da Educação e Controle Social.
Fundeb e o desenvolvimento dos sistemas de ensino Dos aspectos positivos: política mais eqüânime de valorização de professores - PSPN mecanismo regular.
FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO GESTORES DE ORÇAMENTO DOS ESTADOS Cuiabá – MT, agosto de 2005.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Perspectivas para a Carreira Docente Condições de Trabalho Docente.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
O financiamento da educação
Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.
SIOPE Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
CAQI CUSTO ALUNO QUALIDADE INICIAL METODOLOGIA E DESAFIOS PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO PROFESSOR DOUTOR LUIZ ARAUJO - UNB REPRESENTANTE DA FINEDUCA.
AUDIÊNCIA PÚBLICA - ESTUDOS E METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CAQI E O CAQ NOVA FORMA ESTRUTURANTE DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Novembro de 2015.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Brasília/DF.
GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DAS UNIDADES ESCOLARES
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Financiamento de uma educação de qualidade em uma federação em desequilíbrio José Marcelino de Rezende Pinto USP-Ribeirão Preto FINEDUCA Senado Federal.
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Programa da Presidenta Dilma Roussef Mais Mudanças Mais Futuro 1.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE Alinhamento Técnico Pedagógico/2016.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SINOP-MT LOA
Financiamento da Educação e Regime de Colaboração: um ano de PNE José Marcelino de Rezende Pinto USP Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da.
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
Aula 10: financiamento da educação.  Retomar aula anterior  Recursos para educação  FUNDEF  FUNDEB  FNDE.
Financiamento da Educação
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Conferência lIVRE Uberlândia/MG

EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 1.O financiamento da educação é elemento estruturante para a organização e o funcionamento das políticas públicas educacionais. 2.CF/1988 estabelece a educação como direito social. Direitos de todos e dever do Estado e da Família. 3.CF/1988 define patamares mínimos de investimento: - 18% da receita de impostos da União - 25% dos estados, DF e Municípios 4.Instrumentos atuais do financiamento da educação: FUNDEB, PNAE, PDDE, PNATE, PNLD,PDE e Salário Educação. - Programas Conveniados: Pró-infância e Caminho da Escola. 5. Atualmente esta vinculação mínima de 18% da União e 25% para o Estado, DF e Municípios, não asseguram o montante de recursos necessários para superar os problemas educacionais do país.

EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS 6. Percentual atual investido na educação referente ao PIB é de 5,7% - Aproximadamente 240 bilhões de reais 7. Investir na estruturação e formação dos Conselhos para promover o controle social do financiamento da educação. PROPOSIÇÕES PARA MELHORIA DO FINANCIAMENTO 1.Estabelecer um novo patamar mínimo de investimento para os entes federados: 25% para a União, 30% Para os Estados, DF e Municípios. 2.Garantir o máximo possível de recursos advindos do Pré-sal para o financiamento da educação. 3.Implantar o custo aluno-qualidade (CAQ) como parâmetro para o financiamento para toda etapa e modalidade da educação básica. 4.Substituir a referência custo aluno mínimo estabelecida no FUNDEB, para custo aluno qualidade (CAQ). 5.Atingir o patamar de 10% do PIB aplicado na educação. - Estimativa do PIB para 2013 é de 4,7 trilhões de reais, ou seja, 470 bilhões de reais investidos na educação.

EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS CUSTO ALUNO QUALIDADE – CAQ Insumos: É o cálculo dos investimentos em qualificação e remuneração do pessoal docente e demais profissionais da educação; aquisição de materiais, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino; aquisição de material didático/pedagógico, alimentação e transporte escolar. Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo. Mahatma Gandhi

EIXO VII FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, GESTÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DOS RECURSOS Obrigado! Marinho Sebastião Rodrigues