RGX A RGX é uma Rede Global de Exportação integrada por representantes em 30 países do mundo -consultorias e expertos em comércio exterior e negócios.

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Transcrição da apresentação:

RGX A RGX é uma Rede Global de Exportação integrada por representantes em 30 países do mundo -consultorias e expertos em comércio exterior e negócios digitais internacionais de reconhecida trajetória. Seu objetivo é ajudar as empresas em seu processo de internacionalização oferecendo-lhes um mix de ferramentas que lhes permita crescer e expandir-se para o exterior com sucesso.

Objetivo del estudio A RGX, Rede Global de Exportação, em parceria com a DHL Express e a SAP, anunciou a pesquisa A Internet e as novas tecnologias como ferramentas para as PMEs Exportadoras. O alvo da pesquisa foi difundir as boas práticas sobre a utilização da Internet e as novas tecnologias como ferramentas de promoção e difusão da empresa, mais especificamente para os mercados internacionais. O assunto versou como elemento estratégico para o atendimento e fidelização de clientes com o objetivo de incrementar as exportações, procurando um efeito multiplicador sobre o conjunto das PMEs exportadoras da América Latina.

Amostra e metodologia utilizada As unidades de coleta da informação foram os diretores gerais ou os encarregados do departamento ou área de Comércio Exterior dessas companhias, às quais foi aplicado um questionário semiestruturado de forma telefônica por sistema CATI (Computer Assisted Telephone Interviewing). Esse questionário contemplou perguntas de resposta simples e perguntas de resposta múltipla. Adicionalmente, e para validar determinadas recomendações dadas pela RGX, foi realizado um trabalho de campo com 100 usuários de Internet, por meio de questionários semiestruturados realizados de forma pessoal e por correio eletrônico, a fim de obter informação a respeito de determinadas atitudes, percepções e preferências vinculadas à navegação cotidiana por websites das companhias. A pesquisa de mercado foi realizada através de entrevistas de campo, tomando como amostra 691 PMEs exportadoras latino-americanas, (100 brasileiras) segundo o seguinte detalhe: Empresas argentinas, mexicanas, chilenas, colombianas, costa-riquenhas, peruanas, venezuelanas, uruguaias, paraguaias, hondurenhas, bolivianas, equatorianas e panamenhas.

Temas relevados I. Utilização geral da Internet e TIC`s e percepção de seu impacto na PyME exportadora II. Internet como fonte de informação para os negócios internacionais III. A Internet como ferramenta de comunicação IV. A Internet como ferramenta logística e operativa V. A Internet como canal de vendas internacionais VI. A Internet como ferramenta de promoção e marketing internacional VII. Outros aspectos relevados das páginas web das empresas exportadoras

Principais achados Um terço das PyMES (empresas de meio e pequeno porte) exportadoras, já está acessando à Internet através de diferentes dispositivos, além dos típicos computadores. No Brasil, esta proporção resultou em 51% dos entrevistados. Este valor foi superado unicamente no caso do Panamá. De forma análoga, quatro de cada dez PyMES exportadoras regionais utilizam essa ferramenta para o funcionamento de diferentes programas que as companhias usam de forma habitual. Valor este que no Brasil resultou ser o maior do estudo, com 64 % dos entrevistados. As PyMEs percebem que a Internet impactou, sem dúvida de forma positiva na produtividade dos seus negócios, bem como na diminuição de custos e despesas. Embora, no Brasil obtiveram-se as mais elevadas porcentagens de empresas que manifestaram que a Internet e as TIC´s não têm influenciado nestas áreas. Em termos da percepção do impacto das TIC´s na atividade comercial se salienta que quase um quarto das empresas regionais entrevistadas considera que a Internet ¨não tem influenciado¨ na captação de novos clientes. No Brasil esta porcentagem foi menor (13% do total de casos), resultando as PyMEs paraguaias e argentinas como as mais descridas nesta categoria.

Principais achados Seis de cada dez PyMEs da região consideram que a Internet substituiu em grande medida ou totalmente outros meios de comunicação e está se consolidando como meio de comunicação substituto. Tal proporção no Brasil resultou em 46%. Adicionalmente, as empresas demonstraram maior diversificação no uso de ferramentas de comunicação online. Uma das mais altas proporções, de empresas que possuem um sítio web na Internet (80% dos entrevistados) manifestou-se no Brasil. Unicamente por trás dos casos da Venezuela e do Peru. Não obstante, dois terços destes sítios não possuem a possibilidade de receber pedidos on-line. Além disso, só 2 de cada 10 PyMEs exportadoras utilizam outros portais ou sítios de venda on-line para comercializar seus produtos na rede, proporção que resultou levemente menor para o caso do Brasil (14% dos casos). Finalmente, os resultados indicam que pouco menos de 4 de cada 10 PyMEs exportadoras da região promovem seu negócio no meio virtual e uma proporção similar dispõe de uma base de dados dos contatos gerados através da Internet. As maiores proporções de empresas que dispõem de bases de dados de seus contatos foram achadas no Brasil, junto com os casos do México e da Venezuela.

- Utilização geral da Internet e TIC`s e percepção de seu impacto na PyME exportadora Un 31% de las empresas latinas indicaron que utilizan otros dispositivos diferentes a la clásica PC para conectarse a Internet. Los dispositivos alternativos que se destacan son los teléfonos móviles y la telefonía IP. Adicionalmente, son las áreas gerenciales y comerciales las que muestran una mayor utilización de dispositivos de conexión.

Internet como fonte de informação para os negócios internacionais Las PyMEs exportadoras utilizan la red para la búsqueda de información variada de negocios internacionales.

A Internet como ferramenta de comunicação Internet se consolida en la región, como medio de comunicación sustituto. Entre las herramientas más utilizadas, el correo electrónico continúa siendo la más utilizada en las compañías, pero también aparecen en buena medida los servicios de chat o mensajería instantánea, los programas de comunicación por voz y los teléfonos IP.

A Internet como ferramenta logística e operativa Casi la mitad de las PyMEs latinoamericanas están utilizando Internet como una herramienta de apoyo para sus procesos de logística.

A Internet como canal de vendas internacionais Una de cada cuatro PyMEs exportadoras dispone de un sitio web en Internet.

Sólo un 11% de los sitios dispone de un sistema completo de venta en line. En el otro extremo, casi 3 de cada 10 sitios son básicamente institucionales.

Las PyMEs muestran sus sitios en variados idiomas

- El sitio web como plataforma de ventas internacionales En relación a los contenidos de los sitios regionales, se observa que un 28% de los casos estudiados presenta contenidos y utilidades adicionales a los tradicionales de información de la empresa, sus productos y la forma de contactar.

- El sitio web como plataforma de ventas internacionales Una de cada cuatro PyMEs exportadoras dispone de algún contenido para generar confianza a los visitantes.

- El sitio web como plataforma de ventas internacionales Un cuarto de los sitios latinoamericanos analizados han sido optimizados para aparecer bien ubicados en los principales buscadores.

A Internet como canal de vendas internacionais Una de cada cinco PyMEs exportadoras utiliza otros sitios o portales para comercializar sus productos en la red.

A Internet como ferramenta de promoção e marketing internacional 4 de cada 10 PyMEs exportadoras latinas promueven su negocio en el medio virtual. Entre las que realizan dichas acciones, se destacan los envíos por mail y la publicidad mediante banners como las tácticas de mayor uso a nivel regional.

Casi la mitad de las PyMEs en Latinoamérica no dispone de una base de datos de los contactos que genera a través de Internet. A Internet como ferramenta de promoção e marketing internacional

Ranking Agregado

CONCLUSÕES A presente enquete permitiu acessar a mais informação sobre a utilização real e projetada da ferramenta Internet entre o setor PyME exportador brasileiro, bem como as percepções do impacto que a rede teve no negócio. Em termos gerais observa-se que as PyMEs poderiam aproveitar, de forma ainda mais intensiva, a ferramenta. Sobre tudo quando a maioria percebe um impacto positivo no que se refere à produtividade e redução de custos e despesas, entanto que continuam a se proliferar no mercado, opções e soluções atingíveis e na medida do setor. Pode-se observar um incremento nos níveis de utilização da Internet no que se refere à busca de informação de negócios internacionais e também a seus processos de logística e pagamento a fornecedores. Também, confirma-se a consolidação do uso da Internet como ferramenta de comunicação, afastando de forma manifesta aos outros médios. Os sítios web das PyMEs exportadoras estão desenvolvidos com possibilidades de incrementar suas prestações, capacidades de venda on-line e de acrescentar maior valor ao clientes e fornecedores. Do mesmo modo, as empresas participantes da enquete evidenciaram uma moderada atividade promocional on-line dos sítios web e de seus negócios.

GRACIAS POR CONCURRIR AL EVENTO