PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Conferência Mundial sobre necessidades educacionais especiais: acesso e qualidade, que resultou na conhecida Declaração de Salamanca, promovida.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
FOGO.
Submersa na obscuridade do Universo a Terra é simplesmente encantadora…
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Programa Coletivos Educadores. Relação COLETIVO - COMVIDAS COLETIVO COM-VIDA um diálogo permanente...
Cidadania Participativa nas
PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE, MISSÃO VISÃO PROMOVER A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA.
Mudança Ambiental Global. O IGBP e a visão integrada do Sistema Terra
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Participação de Crianças e Adolescentes em processos de incidência em políticas públicas Ação Educativa, 27 de abril de 2011 Experiência das Conferências.
Conservação e desenvolvimento sustentável
Reorientação curricular
“EDUCAÇÃO E VIDA” A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO DE FUTUROS CIDADÃOS
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Grupo de Educação Ambiental UNISINOS
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Realização Iniciativa www. educarede.org.br/minhaterra2009 Parceria.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
PASSO A PASSO PARA FAZER A CONFERÊNCIA NA ESCOLA*
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
IV CONFERÊNCIA INFANTOJUVENIL PELO MEIO AMBIENTE
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Alfabetização Científica
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Cidadania Indicadores da.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Público Escola.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
Metodologias Instituto Unibanco
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
Luciene Burlandy Universidade Federal Fluminense 2006 Forum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional.
III CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
Ilha Grande, 26 de abril de 2008 Muito OBrigada! Projeto.
“Se destruir enquanto lagarta para se construir enquanto borboleta.” Edigar Morin.
1º Encontro Preparatório IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo
Conferência Municipal de Educação
Educando-nos para pensar e agir em
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
Ministério da Educação Ministério do Meio Ambiente Programa Juventude e Meio Ambiente São Cristóvão, 10 de março de 2010.
III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente mudanças ambientais globais Relatório Final.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
5 a 10 de junho de 2010 – Brasília Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta Circuito de Aprendizagem confint2010.mec.gov.br.
Debates sobre Educação em Saúde – Todos Juntos Contra o Aedes aegypti
O DIA MUNDIAL DA ÁGUA é comemorado no dia 22 de março. Nesse dia, as escolas estaduais, municipais e diversas outras instituições estarão realizando uma.
Fórum de EA Estratégias das Instituições Públicas e Papel das ONGs Junho de 2011 Educação Ambiental SECADI / MEC.
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: perspectivas internacional e nacional Virgínia Feix Mestre em Direito Coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos/Centro.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.

Histórico do programa "Vamos Cuidar do Brasil e das Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente - CNIJMA.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão EDUCAÇÃO DIFUSA Conferência FOMENTO A PROJETOS Educação de Chico Mendes EDUC. A DISTANCIA Ciência de Pés no Chão EDUCAÇÃO PRESENCIAL Formação continuada Ações transformadoras Coletivos Jovens - CJ Com-Vidas Chico Mendes Tecnologias Inclusão Digital Iniciação Científica Presencial Formação Continuada Material didático Difusa CNIJMA Conferências na Escolas Mobilização Visão sistêmica da educação ambiental - MEC

Processo seqüencial de encontros, nos quais reúnem-se pessoas para CONFERÊNCIA debater temas propostos, expor diversos pontos de vista, deliberar coletivamente e escolher representantes que levem adiante as idéias que tenham sido consensuadas.

É uma versão para jovens da Conferência Nacional de Meio Ambiente. Têm como objetivos : fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino; CONFERÊNCIA NACIONAL INFANTO-JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE - CNIJMA

contribuir para a Década da Educação no Desenvolvimento Sustentável e para a consecução das Metas do Milênio, ambas iniciativas da ONU, em uma perspectiva da Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis; incluir no Plano Político-Pedagógico da escola o conhecimento e o empenho na resolução de problemas socioambientais, numa visão de educação integral;

criar e fortalecer a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM- VIDA na escola; fortalecer os movimentos de juventude e meio ambiente, como os Coletivos Jovens, a Rede da Juventude pelo Meio Ambiente – REJUMA, e outros;

construir Agendas 21 Escolares como resultado de compromissos das escolas na adoção de atitudes individuais e coletivas ecologicamente responsáveis; melhorar o desempenho da escola com base nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB);

contribuir para o letramento digital de professores e alunos pelo uso de tecnologias da informação e comunicação vivenciadas junto à comunidade virtual Vamos Cuidar do Brasil (

Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas Lançamento do Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas. Realização da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – I CNIJMA. Temas sugeridos: Água, Seres Vivos, Alimentos, Escola, Comunidade. 2003

II Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente, que teve como temas os Acordos Internacionais sobre: Mudanças climáticas – Protocolo de Quioto; Biodiversidade – Convenção sobre a Diversidade Biológica;

Segurança Alimentar e Nutricional – Declaração de Roma sobre a Segurança Alimentar Mundial, Diversidade Étnico-racial – Declaração de Durban contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata. A II CNIJMA aconteceu em Luziânia – Goiás, de 23 a 27 de abril de 2006, com a participação de 25 alunos do RS.

: III CNIJMA Processo iniciado em 2008, com conferências nas escolas, culminará com a realização da III CNIJMA, no período de 3 a 8 de abril de 2009, em Luziânia, GO.

Tem como tema central mudanças ambientais globais, a ser debatido em subtemas: –Terra (Biosfera / Biodiversidade / Deflorestamento); –Água (Hidrosfera / Recursos hídricos / Desertificação); –Fogo (Sociosfera / Energia e mobilidade / Matriz energética e transportes); –Ar (Atmosfera / Ar e clima / Mudanças climáticas).