Portfólio de Matemática

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Transcrição da apresentação:

Portfólio de Matemática

Caroline de Souza Tidra Informática, manhã Professora: Aline de Bona Disciplina: Matemática

Sumário ○ Apresentação ○ Introdução ○ Conjuntos Numéricos ○ Intervalos ○ Funções Numéricas ○ Exercícios de Aprendizagem • Conjuntos • Funções • Exercício favorito *-* ○ Atividades do PBworks ○ Exercícios de Lógica

Sumário ○ Conclusão •Auto-Avaliação • Monitoria, Pedro e Vinicius • Mensagem para Reflexão

Introdução No meu portfólio de matemática irei apresentar tudo que aprendi no 1º trimestre: • Conjuntos • Intervalos • Funções Espero que você goste!

Conjuntos Numéricos Os Conjuntos numéricos especificamente são compostos por números. Divididos em: • Naturais (N): + • Inteiros (Z): + e - • Racionais (Q): +, -, e porções / . , • Irracionais (I): √, ∏ • Reais (R): união do conjunto dos racionais com os irracionais.

Intervalos Certos subconjuntos de R, determinados por desigualdade, têm grande importância na Matemática: são os intervalos. Assim, dados dois números reais a e b, com a<b, tem-se: Intervalo Real Intervalo aberto em a e aberto em b, ]a,b[ , {xЄR| a < x <b} Aberto à esquerda e aberto à direita Intervalo aberto em a e fechado em b, ]a,b], {xЄR|a < x ≤b} Aberto à esquerda e fechado à direita

Intervalos Intervalo fechado em a e aberto em b, [a,b[, {xЄR|a ≤x<b} Fechado à esquerda e aberto à direita Intervalo fechado em a e fechado em b, [a,b], {xЄR|a ≤ x ≤ b} Fechado à esquerda e fechado à direita Intervalos infinitos {xЄR|x > a}

Intervalos {xЄR|x<a} {xЄR|x≥a} {xЄR|≤a}

Funções Numéricas Sejam A e B dois conjuntos não vazios. Chama-se função de A em B, qualquer relação de A e B que associa a cada elemento de A um único elemento de B, ou seja, a função de A em B é uma relação entre duas grandezas variáveis. A função pode ser representada por 4 maneiras: Tabela, Diagrama, Gráfico e Lei de formação.

Funções Numéricas A B 1 2 4 5 3 6 Exemplo: Determinar f(x) = y + 1 Tabela: Diagrama: x x + 1 = y 1 1 + 1 = 2 2 2 + 2 = 4 3 3 + 3 = 6 1 2 3 4 5 6 A B

Funções Numéricas Gráfico: Obs: Não consegui fazer a Lei de Formação, pois não me lembro. Até tentei, mas não consegui.

Atividades no PBworks: Eu gostei bastante da ideia de usar o PBworks como um tipo de arquivo e entrega de trabalhos. Tenho como meta postar todos os trabalhos em dia de forma organizada e correta.

Exercícios de Lógica Gostei bastante de exercitar a lógica, me tornou mais ágil em pensar na resposta e além de ter me divertido enquanto fazia.

Exercícios de Aprendizagem Conjuntos Num grupo de 99 esportistas, 40 jogam vôlei, 20 jogam vôlei e xadrez, 22 jogam xadrez e tênis, 18 jogam vôlei e tênis, 11 jogam as três modalidades. O número de pessoas que jogam xadrez é igual ao número de pessoas que jogam tênis. Quantos jogam? Tênis e não jogam vôlei? 36 pessoas jogam tênis e não vôlei. Xadrez ou tênis e não jogam vôlei? 59 pessoas jogam xadrez ou tênis e não vôlei. Vôlei e não jogam xadrez? 20 pessoas jogam vôlei e não xadrez.

Exercícios de Aprendizagem Conjuntos Resolução: 1º) xadrez = tênis 31 + x = 29 + y x - y = 29 – 31 x - y = -2 2º) total = 99 51 + x + y = 99 x + y = 99 – 51 x + y = 48 { x – y = -2 x + y = 48 Método da Substituição: x = -2 + y -2 + y + y = 48 2y = 48 + 2 2y = 50 y = 50/2 = 25 x = -2 + 25 x = 23 Método da Adição: 2x = 46 x = 46/2 = 23 x – y = -2 23 – y = -2 -y = -2 -23 -y = = -25.(-1) y = 25

Exercícios de Aprendizagem Exercício favorito *-* Um dos exercícios que eu mais gostei de fazer foi determinar o domínio (D) e o conjunto de imagem (Im) de cada função. Os exemplos que a professora passou foram estes:

Monitoria, Pedro e Vinicius As monitorias do Pedro tanto quanto as do Vinicius foram essenciais para a melhora da nota e a compreensão da matéria, principalmente funções. Agradeço á eles pela força. Eles estão de Parabéns!

Conclusão: Auto-Avaliação Não fui muito bem nesse 1º trimestre, pois demorei para pegar o ritmo do ensino médio. Me esforcei para conseguir a média, e pretendo pelo menos alcançar 7,0. Tentei manter em dia meu PBworks e me manter sempre informada de novas ideias e comprometimento com meus colegas, em monitorias e estudos orientados. Agradeço a dedicação e paciência que a professora Aline teve comigo nas aulas e nos estudos orientados.

Conclusão: Auto-Avaliação Pretendo me dedicar e me esforçar mais, nas aulas de matemática, para obter uma nota maior nos próximos trimestres. Meu portfólio ficou bem simples, e sei que não me esforcei o bastante para deixa-lo perfeito, no próximo trimestre começarei a fazer bem antes da data de entrega para tentar um resultado melhor.

Conclusão: Mensagem para reflexão: “O sonho é o início da realização.” Roobertchay Rocha